You are currently viewing Matemática – Probabilidade e princípio multiplicativo

Matemática – Probabilidade e princípio multiplicativo

Esta atividade de Matemática, tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental.

Disponível em: <http://www.sfbbrasil.org/gifs/jogosdoazar.jpg >Acesso em 20, abril 22.

Assista a videoaula abaixo da professora Priscilla com essa temática.

Canal Portal Conexão Escola “Aprender Sempre – Mat. – 8º Ano – 2º Bim – Videoaula 4 – Probabilidade e princípio m…”. Disponível em: 10 Mai. 2022.

Sabendo isso, responda a atividade abaixo:

Questão 1

1. Qual é o espaço amostral nessa situação?
  2. Qual a probabilidade de se obter as três faces iguais?

Questão 2

Questão 3

Questão 4

Autoria:Priscilla Nascimento  Dias, licenciada em matemática e pedagoga
Componente Curricular:Matemática
Habilidade:(EF07MA34-A) Planejar e realizar experimentos aleatórios ou simulações que envolvem cálculo de probabilidades ou estimativas por meio de frequência de ocorrências.
(EF07MA34-B) Solucionar problemas que incluam noções de espaço amostral e de probabilidade de um evento, apresentando respostas por meio de representações fracionárias, decimais ou porcentagens.
(EF08MA22) Calcular a probabilidade de eventos, com base na construção do espaço amostral, utilizando o princípio multiplicativo, e reconhecer que a soma das probabilidades de todos os elementos do espaço amostral é igual a 1.
Referências: GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 8°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 2°. Bimestre; Goiânia, 2022.