You are currently viewing MATEMÁTICA – PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA: APRENDENDO A INTERPRETAR GRÁFICOS E TABELAS

MATEMÁTICA – PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA: APRENDENDO A INTERPRETAR GRÁFICOS E TABELAS

Dois, crianças, calculando, em, sala aula Vetor grátis

DISPONÍVEL EM FREEPIK. 

OLÁ, ESPERO QUE ESTEJA TUDO BEM COM VOCÊ E SUA FAMÍLIA! HOJE SERÁ BEM DIVERTIDO, POIS VOCÊ APRENDERÁ COMO ELABORAR E INTERPRETAR GRÁFICOS E TABELAS. VAMOS ENTENDER MELHOR SOBRE ESSE ASSUNTO?


NESTA VIDEOAULA, VOCÊ IRÁ APRENDER A INTERPRETAR GRÁFICOS E TABELAS. ESTÃO CURIOSOS??? VAMOS EMBARCAR NESSA AVENTURA DE CONHECIMENTOS COMIGO?

MATEMÁTICA/ TURMA A/ 1 ANO/ CICLO DA INFÂNCIA

E AGORA? ENTÃO, ESTÃO PREPARADOS? PEGUE SEU MATERIAL E VAMOS AS ATIVIDADES!

ATIVIDADE 1 

PEÇA AJUDA DE UM ADULTO E ANALISE O GRÁFICO ABAIXO, E RESPONDA QUAL O ANIMAL PREFERIDO DOS ALUNOS DO 1º ANO?

  • BORBOLETA;
  • CACHORRO;
  • VACA;
  • JOANINHA;
  • ABELHA
  • CAVALO

ATIVIDADE 2

AINDA DE ACORDO COM O GRÁFICO COMPLETE A TABELA ABAIXO, ESCREVENDO O NOME DOS ANIMAIS E SUAS RESPECTIVAS QUANTIDADE:


RELEMBRANDO! O QUE APRENDEMOS HOJE?

  • APRENDEMOS O QUE SÃO GRÁFICOS E TABELAS;
  • A IMPORTÂNCIA DE SABER INTERPRETÁ -LOS;
  • APRENDEMOS A CONSTRUIR AMBOS, COM EXEMPLOS DO NOSSO COTIDIANO;
  • HORA DA HISTÓRIA: LIVRO DOS NÚMEROS, BICHOS E FLORES, DE CLÉO BUSATTO;
  • ATIVIDADES.

HABILIDADES ESTRUTURANTES(EF01MA21-A) DESCREVER, ORALMENTE, SITUAÇÕES APRESENTADAS POR MEIO DE GRÁFICOS DE COLUNAS SIMPLES.
(EF01MA21-B) IDENTIFICAR DADOS EM TABELAS OU GRÁFICOS DA PREFERÊNCIA DOS PESQUISADOS, UTILIZANDO OS TERMOS MENOS PREFERIDO, MAIS PREFERIDO E A DIFERENÇA DE PREFERÊNCIA ENTRE ELES, COMO AS QUESTÕES: QUANTAS PESSOAS PREFEREM GATO? QUANTAS PESSOAS A MAIS OU A MENOS PREFEREM GATO A COELHO?
(EF01MA21-C) COMPARAR, A PARTIR DE GRÁFICOS E TABELAS, QUANTIDADES, SOMAS E DIFERENÇAS DOS DADOS NUMÉRICOS PRESENTES EM MÍDIAS SOCIAIS.
(EF01MA21-D) LER E INTERPRETAR DADOS EXPRESSOS EM TABELAS E EM GRÁFICOS DE COLUNAS SIMPLES PRESENTES NAS MÍDIAS.

Referências:GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS. BUSSATO, CLÉO. LIVRO DOS NÚMEROS, BICHOS E FLORES. ILUSTRAÇÃO DE FLÁVIO FARGAS. SÃO PAULO: EDITORA MAITARA, 2012;IMAGENS RETIRADAS DOS SITES:https://br.freepik.com/https://pixabay.com/pt/