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Matemática- Potenciação e radiciação

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental.

Potenciação

Quando temos uma multiplicação com fatores iguais usamos a operação matemática chamada potenciação. Veja como representamos uma potência:

Como o expoente é 2 fazemos a leitura dessa potência como cinco elevado ao quadrado.

Se a base fosse 5 e o expoente 3 a leitura seria cinco elevado ao cubo

Os demais expoentes seguem esse padrão:

  • Expoente 4 – elevado a quarta potência
  • Expoente 5 – elevado a quinta potência
  • Expoente 6 – elevado a sexta potência

E assim por diante.

Potências de base 10:

São usadas para representar números muito grandes ou muito pequenos. 

Observe que o expoente é determinado pela quantidade de zeros:

Propriedades da potenciação

  • Produto de potências de mesma base: Mantém a base e soma os expoentes.
  • Divisão de potências de mesma base: Mantém a base e diminui os expoentes.
  • Potência de potência: Mantém a base e multiplica os expoentes.
  • Potência com expoente negativo: Escreve o inverso da base e eleva ao expoente positivo.

Radiciação:

A potenciação e a radiciação são operações inversas. Veja como representamos a radiciação:

No caso específico do índice igual a dois (raiz quadrada) não precisamos escrever esse número:

Exemplos:

afinal

afinal

afinal

Potências com expoente fracionário:

O expoente fracionário serve como uma outra forma de representar a radiciação, onde o numerador representa o expoente do radicando e o denominador representa o índice da raiz:

Assista a videoaula abaixo da professora Priscilla com essa temática.

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

Disponível em: <a href=”https://www.flaticon.com/free-icons/variable” title=”variable icons”>Variable icons created by Prosymbols – Flaticon</a> acesso em 11 de maio de 2022

Questão 1

Para melhorar seu condicionamento físico uma pessoa decidiu começar um treino dando três voltas em uma praça. A cada semana ela triplicará o número de voltas. Quantas voltas ela dará na sexta semana?

Questão 2

Nosso Sistema Solar tem um diâmetro aproximado de 100.000.000.000 metros. Esse é um número pequeno se compararmos com o tamanho da nossa galáxia que tem cerca de 100.000.000.000.000.000.000 metros de diâmetro. Ao efetuar a multiplicação entre a potência que representa o diâmetro da galáxia e a potência que representa o diâmetro do sistema solar obtemos o número:

(A) 1 x 1032

(B) 1 x 1033

(C) 1 x 1034

(D) 1 x 1035

Questão 3

Um terreno em formato retangular tem área de 106 m2. Sabe-se que um dos lados desse terreno mede 104 m. Usando divisão de potências de mesma base podemos determinar que a medida do outro lado desse terreno mede:

(A)102

(B) 103

(C) 108

(D) 1016

Questão 4

A área de um terreno quadrado é de 144 m2  . Usando a radiciação calcule a medida do lado desse terreno.

Autoria:Priscilla Nascimento Dias, licenciada em matemática e pedagoga
Componente Curricular:Matemática
Habilidades:(EF08MA01-A) Enunciar as regras da Notação Científica e utilizá-las para leitura e escrita de informações numéricas com grande quantidade de algarismos. 
(EF08MA01-B) Efetuar, em contextos significativos, cálculos com potências de expoentes inteiros e aplicar esse conhecimento na representação de números em Notação Científica. 
(F08MA02-A) Reconhecer a importância da potenciação e da radiciação na resolução de problemas, fazendo uso de suas propriedades operatórias, incluindo a racionalização de denominadores, além de compreendê-las como operações inversas. 
(EF08MA02-B) Representar uma raiz como potência de expoente fracionário ou vice- -versa e utilizá-la em situações diversas. 
(EF08MA02-C) Resolver e elaborar problemas usando a relação entre potenciação e radiciação, para representar uma raiz como potência de expoente fracionário, em situações diversas