You are currently viewing Matemática – Potenciação e radiciação com números inteiros

Matemática – Potenciação e radiciação com números inteiros

Esta proposta de atividade de Matemática com base no DC/GO – Ampliado e é destinada aos estudantes do 7º Ano do Ensino Fundamental – Anos Finais.

Disponível em: <Raízes Quadradas Matemática Raiz – Foto gratuita no Pixabay>- último acesso em 12 de março de 2023.

Relembrando a potenciação

A potenciação é a operação matemática usada para representar multiplicação com fatores iguais.

Veja o seguinte exemplo:

Conforme podemos observar, para resolver 5² (cinco elevado ao quadrado), devemos realizar uma multiplicação. O número 5 é a base e o número 2 é o expoente.

Potenciação com números inteiros positivos

Como a multiplicação de números positivos sempre resulta em um número positivo, sempre que a base de uma potência for um número positivo, o resultado da potência também será.

Exemplo:

Potenciação com números inteiros negativos

Nessa situação teremos duas possibilidades, observe:

1ª) Base negativa com expoente par:

Exemplo 1:

Exemplo 2:

Quando multiplicamos dois números negativos, o resultado é positivo, então podemos concluir que se tivermos na base um número negativo e expoente for par, o resultado será SEMPRE positivo.

2ª) Base negativa com expoente ímpar:

Exemplo 1:

Exemplo 2:

Veja que se tivermos na base um número negativo e expoente for ímpar, o resultado será SEMPRE negativo.

Relembrando a radiciação

“A radiciação é a operação matemática inversa da potenciação. Desta forma, podemos encontrar o resultado de uma raiz buscando a potenciação, que tem como resultado a raiz proposta.”  (ASTH, 2021)

Quando o índice é 2 não precisamos escrevê-lo:

Exemplo:

Raiz quadrada com números inteiros

1°) Inteiros positivos:

2°) Inteiros negativos:

Sabemos que um número ao quadrado é sempre positivo. Isso nos leva a concluir que não é possível extrair raiz quadrada de um número negativo no conjunto dos números inteiros.

Radiciação com números inteiros

Levando em consideração a multiplicação com números inteiros podemos chegar às seguintes conclusões gerais:

1°) Como as potências de números negativos elevados a expoente par sempre tem resultado positivo, podemos concluir que: Não é possível calcular a raiz de um número negativo se o índice for par.

2°) Já as potências de números negativos elevados a expoente ímpar sempre tem resultado negativo, podemos concluir que: Podemos calcular a raiz de um número negativo se o índice for ímpar.

Exemplos:

Agora que você relembrou a potenciação e a radiciação, que tal fazer uma atividade para testar seus conhecimentos?

QUESTÃO 1

A área de um terreno quadrado é de 144 m2. Então para cercar completamente esse terreno são necessários quantos metros de cerca?

a) 72 metros

b) 24 metros

c) 36 metros

d) 48 metros

QUESTÃO 2

Em uma gincana escolar de matemática cada grupo deveria resolver uma expressão matemática. Um dos grupos sorteou a seguinte expressão:

A resposta correta dessa expressão numérica é:

a) -21

b) +21

c) -25

d) +25

QUESTÃO 3

Leia a situação a seguir e resolva usando a potenciação: “Para melhorar seu condicionamento físico, uma pessoa decidiu começar um treino dando três voltas em uma praça. A cada semana ela triplicará o número de voltas. Quantas voltas ela dará na sexta semana?”

QUESTÃO 4

Complete a cruzadinha com as palavras que faltam nas frases:

1. A ___________ representa uma multiplicação com fatores iguais.

2. O resultado de três elevado ao quadrado é ______________.

3. Se a base de uma potência for um número positivo, o resultado será ____________.

4. Potência com base negativa e expoente par terá resultado _____________.

5. Potência com base negativa e expoente ímpar terá resultado sempre _____________.

6. Uma potência com base 4 e expoente 2 é quatro elevado ao _____________.

Autoria:Priscilla Nascimento Dias, licenciada em matemática e pedagoga.
Componente Curricular:Matemática
Habilidades: (EF07MA03-F) Utilizar as operações de potenciação e radiciação de números inteiros e as suas respectivas propriedades, identificando-as como operações inversas, em situações diversas.
ReferênciasGOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Matemática; 1° Bimestre; Goiânia, 2023.
GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais&gt>. Acesso em 23/03/2023.