You are currently viewing Matemática – Porcentagem e situações problema

Matemática – Porcentagem e situações problema

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.

Os números racionais são muito usados em cálculos envolvendo direitos trabalhistas como cálculo de décimo terceiro salário. O décimo terceiro salário é um pagamento de um salário extra ao trabalhador no final de cada ano, correspondente a 1/12 da remuneração por mês trabalhado.


VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

Disponível em: <Carteira De Trabalho – Foto gratuita no Pixabay> acesso em 01, dez. 22.

Questão 1

Faça uma pesquisa sobre:

  1. As diferenças sobre trabalho formal e informal no Brasil. 
  2. Os dados numéricos (porcentagem) sobre o desemprego no Brasil

Questão 2

De acordo com o IBGE, o estado de Goiás contava com 3,9 milhões de pessoas trabalhando no primeiro trimestre de 2022. Desses, cerca de 40% atuando de modo informal, ou seja, sem carteira assinada. Qual a quantidade aproximada de pessoas que trabalhavam de modo informal no estado de Goiás em 2022?

Questão 3

Uma pessoa que trabalha, tem direito ao décimo terceiro integral e recebe o salário bruto mensal de R$ 2500,00. Responda:

  1. O décimo terceiro salário pode ser pago em duas parcelas, sendo que a primeira parcela corresponde há 50% do salário. Calcule o valor da primeira parcela correspondente a esse salário.
  2. Suponha que de acordo com a tabela do INSS, esse valor salarial tem o desconto de 12% sobre o valor do salário bruto. Calcule o valor desse desconto.
  3. A segunda parcela é metade do salário descontando o INSS e o imposto de renda. O imposto de renda referente a esse salário é de R$255,00. Calcule o valor da segunda parcela.

SAIBA MAIS

Assista ao vídeo onde o Professor Lobão explica sobre as importantes conquistas dos trabalhadores, incluindo o décimo terceiro salário:

Canal Mais Matemática “Décimo terceiro salário”. Disponível em: <https://youtu.be/zVLH4zmjeYg>. Acesso em: 19 dez. 2022.

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-matematica-9o-ano/

Componente Curricular:Matemática
Habilidades:(EF09MA05-B) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, com a ideia de aplicação de percentuais sucessivos e a determinação das taxas percentuais, preferencialmente, com o uso de tecnologias digitais, no contexto da educação financeira.