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Matemática – Porcentagem e situações problema

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.

A porcentagem é uma ferramenta matemática essencial em diversas situações do cotidiano, como cálculos de descontos, aumentos, e comparações entre proporções. Neste texto, abordaremos os conceitos fundamentais de porcentagem, exploraremos a aplicação de percentuais sucessivos e aprenderemos a determinar taxas percentuais. Além disso, utilizaremos exemplos práticos para ilustrar cada um desses tópicos, facilitando o entendimento e a aplicação no dia a dia.

Imagem: canva.com/porcentagem

Porcentagem é uma razão cujo denominador é 100, expressa pelo símbolo %, ou seja, é uma forma de representar uma fração de 100.

Por exemplo:

  • Imagine uma pizza dividida em 100 pedaços iguais. Se você comer 25 pedaços, você comeu 25% da pizza.
  • Se você tirou 80 pontos em uma prova que valia 100 pontos, você tirou 80% da nota.
  • Comparar valores quando todos estão expressos em porcentagem.
  • Facilitar cálculos, como descontos, aumentos e taxas de juros.

Percentuais sucessivos ocorrem quando aplicamos mais de um percentual em sequência sobre uma mesma base ou valor. A ordem de aplicação afeta o resultado final.

Lembre-se:

Exemplos
1) Qual deve ser o valor (V) de um produto que custa R$120,00 ao receber dois descontos sucessivos: o primeiro de 10% e o segundo de 20%?

  • Primeiro desconto:

Lembrando que para calcular o valor do produto após um desconto de 10%, multiplicamos o valor por: 100% – 10% = 90% = 0,9.

V= 120 . 0,9 = 108,00

  • Segundo desconto:

Lembrando que para calcular o valor do produto após um desconto de 20%, multiplicamos o valor por: 100% – 20% = 80% =0,8.

V = 108 . 0,8 = 86,40

Portanto, o valor do produto após os descontos sucessivos é R$86,40.

OBSERVAÇÃO 1 

2) Maria tem um salário inicial (S) de R$2.000,00 e recebe dois aumentos sucessivos: o primeiro de 8% e o segundo de 5%. Qual será o salário final de Maria após os dois aumentos?

Primeiro aumento

Lembrando que para calcular o valor do produto após um aumento de 8%, multiplicamos o valor por: 100% + 8% = 108% = 1,08.

S = 2000 . 1,08 = 2160,00
Segundo aumento:
Lembrando que para calcular o valor do produto após um aumento de 5%, multiplicamos o valor por: 100% + 5% = 108% = 1,05.

S = 2160 . 1,05 = 2268,00
Logo, o salário final de Maria, após os dois aumentos sucessivos, será R$2.268,00.

OBSERVAÇÃO 2

A taxa percentual é a relação proporcional entre duas grandezas, expressa em porcentagem. Para determinar a taxa, usamos a fórmula:

Exemplo

Uma empresa aumentou sua produção de 200 para 260 unidades. Qual foi a taxa de aumento?

Aplicando a fórmula: 

Logo, a taxa de aumento foi de 30%.

Ficamos por aqui, até o próximo.

Atividade

Questão 1

De acordo com o IBGE, o estado de Goiás contava com 3,9 milhões de pessoas trabalhando no primeiro trimestre de 2022. Desses, cerca de 40% atuam de modo informal, ou seja, sem carteira assinada. Qual a quantidade aproximada de pessoas que trabalhavam de modo informal no estado de Goiás em 2022?

Questão 2

Uma pessoa que trabalha, tem direito ao décimo terceiro integral e recebe o salário bruto mensal de R$2500,00. Responda:

A) O décimo terceiro salário pode ser pago em duas parcelas, sendo que a primeira parcela corresponde há 50% do salário. Calcule o valor da primeira parcela correspondente a esse salário.

B) Suponha que de acordo com a tabela do INSS, esse valor salarial tem o desconto de 12% sobre o valor do salário bruto. Calcule o valor desse desconto.

C) A segunda parcela é metade do salário, descontando o INSS e o imposto de renda. O imposto de renda referente a esse salário é de R$255,00. Calcule o valor da segunda parcela.

Questão 3

Um indivíduo com renda de três salários mínimos (R$ 4.236,00) direciona 40% de seu salário para quitar dívidas. Assim, o valor destinado especificamente para o pagamento de dívidas é igual a 

(A) R$ 1.594,40.
(B) R$ 1.694,40.
(C) R$ 1.994,40.
(D) R$ 1.794,40.

Questão 04

Em uma loja de eletrônicos, um televisor que custava R$2.000,00 foi colocado em promoção. O gerente aplicou um desconto de 10% e, em seguida, ofereceu mais um desconto adicional de 5% sobre o preço já com desconto. Após esses descontos, o preço final do televisor ficou em
(A) R$1.700,00.
(B) R$1.710,00.
(C) R$1.800,00.
(D) R$1.710,50.

SAIBA MAIS

Assista ao vídeo onde o Professor Lobão explica sobre as importantes conquistas dos trabalhadores, incluindo o décimo terceiro salário:

Canal Mais Matemática “Décimo terceiro salário”. Disponível em: <https://youtu.be/zVLH4zmjeYg>. Acesso em: 19 dez. 2022.

AutoriaProfessora Priscila Nascimento, Pedagoga e Licenciada em Matemática e Prof. Hélio Rocha, Mestre em Matemática
Componente Curricular:Matemática
Habilidade:(EF09MA05-B) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, com a ideia de aplicação de percentuais sucessivos e a determinação das taxas percentuais, preferencialmente, com o uso de tecnologias digitais, no contexto da educação financeira.
ReferênciasGOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 9°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 4°. Bimestre; Goiânia, 2022.