You are currently viewing Matemática – Porcentagem e resolução de problemas

Matemática – Porcentagem e resolução de problemas

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC-GO Ampliado e está destinada a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental.

Conhecendo porcentagem e resolvendo problemas

Vamos começar entendendo o que são porcentagens. Vocês já viram um símbolo (%) ao lado de números, não é mesmo? Esse símbolo nos diz quanto uma parte representa em relação ao todo. Por exemplo, se vocês têm uma barra de chocolate com 100 quadrados e come 10 deles, vocês comeram 10% da barra. Legal, né?

Agora, vamos associar alguns números importantes às frações e entender melhor seus significados:

• 10% é como pegar uma parte de algo dividido em dez partes iguais. É como pegar uma fatia de pizza e dividi-la em dez pedaços iguais, depois pegar apenas um desses pedaços.
  • 25% é como dividir algo em quatro partes iguais e pegar uma delas. É como ter um bolo cortado em quatro fatias e pegar uma fatia.
  • 50% é a metade de algo. Imagine que vocês têm um bolo e o cortam ao meio. Uma metade é 50%.
  • 75% é como ter algo dividido em quatro partes iguais e pegar três delas. Voltando ao nosso bolo, imagine que ele está dividido em quatro fatias e vocês comem três delas.
  • 100% é o todo. Quando vocês têm algo inteiro, sem cortes, é 100%. Por exemplo, um bolo inteiro, uma pizza inteira, ou um pacote de figurinhas fechado.

Agora, vamos aplicar isso em situações reais! Vamos pensar em compras e vendas. Digamos que vocês querem comprar um brinquedo que custa R$ 50,00, mas têm apenas R$ 40,00. Vocês têm que calcular o que falta, não é mesmo?

Troco é o dinheiro que recebemos de volta quando pagamos mais do que o valor de algo.

Parcela é o valor de uma parte de um pagamento dividido em várias vezes. Por exemplo, se vocês pagam uma bicicleta em 5 parcelas, cada parcela seria uma parte do valor total.

Prazo é o tempo dado para pagar algo. Por exemplo, se vocês têm um prazo de 30 dias para pagar uma conta, têm um mês para pagá-la.

Acréscimo é um aumento no valor original. Vocês podem pensar nisso como juros em um empréstimo.

Desconto é uma redução no preço original. Por exemplo, se vocês têm um cupom de desconto que tira R$ 5,00 do preço de uma camiseta, isso é um desconto.

Tudo isso nos ajuda a praticar o consumo ético, consciente e responsável. Afinal, é importante saber como lidar com nosso dinheiro de forma inteligente.

Assista a videoaula a seguir:

Aprender Sempre – Matemática – 5º Ano – 3º Bim – Videoaula 1 – Conhecendo porcentagem e resolvendo problemas

Questão 1

Uma loja vendia uma TV por R$ 2.000,00. No dia das mães, a loja anunciou uma promoção oferecendo 20% de desconto em todos os produtos do estoque. Com esse desconto calcule o novo valor da TV.

Questão 2

Carol foi comprar um livro para dar de presente à sua mãe. A livraria estava com todos os produtos em liquidação. O livro que a menina escolheu estava com 50% de desconto, se comprado ao preço normal o valor seria de R$ 80,00. Sendo assim, calcule quanto Carol gastou com a compra do livro levando em conta o desconto.

Questão 3

Uma empresa possui 100 funcionários e 30% são mulheres. A porcentagem de homens nessa fábrica é
(A) 30%.
(B) 100%.
(C) 70%.
(D) 50%.

Questão 4

Na sala de aula do 5º ano há 30 alunos. Sabendo que 40% são meninas, a sala tem
(A) 15 meninas.
(B) 12 meninas.
(C) 7 meninas.
(D) 13 meninas.

Autoria:Lucyana Oliveira Borba
Formação:Pedagogia
Componente Curricular:Matemática
Habilidades:(EF04MA03-C) Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo, cálculo mental e algoritmos, além de fazer estimativas do resultado, validando-os por meio de tecnologias digitais.
(EF05MA24-A) Ler e Interpretar dados estatísticos apresentados em textos, tabelas e gráficos de colunas ou linhas, referentes a outras áreas do conhecimento ou a outros contextos, como saúde e trânsito, com ou sem planilha eletrônica.
(EF04MA25-C) Resolver e elaborar problemas que envolvam situações de compra e venda e formas de pagamento, utilizando termos: troco, parcela, prazo, acréscimo (noção de juros), desconto, sem o uso de porcentagens, enfatizando o consumo ético, consciente e responsável.
(EF05MA06-A) Compreender o conceito de porcentagem como fração centesimal.
(EF05MA06-B) Associar as representações 10%, 25%, 50%, 75% e 100%, respectivamente, à décima parte, quarta parte, metade, três quartos e um inteiro, para calcular porcentagens, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, em contextos de educação financeira, entre outros.
(EF05MA25-A) Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas, organizar dados coletados por meio de tabelas, gráficos de colunas, pictóricos e de linhas, com e sem uso de tecnologias digitais.
Referências:BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 5°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 3°. Bimestre; Goiânia, 2022.
Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cutt.ly/MOsX7AS> acessado em 29, jan. 22.