Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.
Disponível em: <Ocupar Revolução Mão – Gráfico vetorial grátis no Pixabay> Acesso em 05 de outubro de 2022.
A porcentagem é uma ferramenta matemática poderosa e amplamente utilizada em diversas áreas da vida cotidiana, especialmente no campo financeiro. Entender como calcular porcentagens, realizar acréscimos e decréscimos é essencial para tomar decisões informadas e gerenciar eficientemente recursos financeiros.
Porcentagem:
A porcentagem é uma forma de representar uma parte de um todo em relação a cem. A palavra “porcentagem” deriva de “por cento”, que significa “por cada cem”. Matematicamente, a porcentagem é expressa pelo símbolo “%”. Por exemplo, se 20% de um valor total de R$500,00 representa a quantia que estamos interessados, o cálculo é feito multiplicando 500 por 0,20 (ou 20 dividido por 100), resultando em R$100,00. A porcentagem é uma forma de representar uma parte de um todo em relação a cem. A palavra “porcentagem” deriva de “por cento”, que significa “por cada cem”. Matematicamente, a porcentagem é expressa pelo símbolo “%”. Por exemplo, se 20% de um valor total de R$500,00 representa a quantia que estamos interessados, o cálculo é feito multiplicando 500 por 0,20 (ou 20 dividido por 100), resultando em R$100,00.
Acréscimos:
Acréscimos representam aumentos em relação a um valor inicial. Suponhamos que um produto de R$200,00 tenha um acréscimo de 10%. Para calcular o novo valor, multiplicamos 200 por 0,10 (ou 10 dividido por 100) e somamos esse resultado ao valor inicial. Neste caso, o acréscimo seria de R$20,00, resultando em um novo preço de R$220,00.
Decréscimos:
Decréscimos, por outro lado, referem-se a reduções em relação a um valor inicial. Se um serviço de R$120,00 sofre um decréscimo de 15%, calculamos a redução multiplicando 120 por 0,15 (ou 15 dividido por 100) e subtraindo esse resultado do valor inicial. No exemplo dado, o decréscimo seria de R$18,00, levando o preço final para R$102,00.
Aplicações Práticas:
Entender porcentagens é crucial em situações de empréstimos e investimentos. Os juros, por exemplo, são comumente expressos em termos percentuais. Se um empréstimo de R$1000,00 tem uma taxa de juros de 8% ao ano, após um ano, o montante devido será R$1080,00. Por outro lado, ao lidar com descontos, como em promoções de vendas, a porcentagem é usada para calcular o valor reduzido de um produto.
Regra de Três Simples e Composta
A regra de três é uma ferramenta útil para resolver problemas relacionados à porcentagem, acréscimos e decréscimos. Na regra de três simples, podemos encontrar a relação direta entre duas grandezas proporcionais. Já na regra de três composta, envolvemos mais de duas grandezas proporcionais.
Conclusão:
Em conclusão, o entendimento de porcentagem, acréscimos e decréscimos é essencial para a capacitação financeira. Esses conceitos permeiam diversas áreas da vida, desde compras diárias até decisões de investimento. Ao dominar essas habilidades matemáticas, indivíduos podem tomar decisões informadas e otimizar seus recursos financeiros de maneira mais eficaz.
Assista a videoaula da professora Priscilla com essa temática.
VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?
Questão 1
Em uma promoção, um produto originalmente custando R$80 recebe um desconto de 25%. Qual será o preço final?
(A) R$60,00
(B) R$70,00
(C) R$55,00
(D) R$75,00
Questão 2
Se um serviço de R$200 tem um decréscimo de 15%, qual será o valor final?
(A) R$170,00
(B) R$190,00
(C) R$185,00
(D) R$170,00
Questão 3
A fatura do cartão de crédito de Pablo do mês de abril é de R$ 2500,00. Se ele efetuar o pagamento antes do vencimento tem desconto de 5%. Quanto ele economizará se pagar essa fatura antecipada? Nesse caso, qual o valor a ser pago por ele?
Questão 4
Um produto custava 150 reais, quando houve um acréscimo de 4,5 %. No mês seguinte houve outro aumento, dessa vez de 5%. Qual o novo valor após esses aumentos?
Autoria: | Priscilla Nascimento Dias, licenciada em matemática e pedagoga. |
Componente Curricular: | Matemática |
Habilidades: | (EF08MA04-A) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas que abranjam juros simples e uso de porcentagens no contexto da educação financeira. (EF08MA04-B) Resolver e elaborar problemas, envolvendo cálculo de porcentagens, incluindo o uso de tecnologias digitais, no contexto da educação financeira. (EF09MA05-A) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas que envolvam juros simples e juros compostos, no contexto da educação financeira. (EF09MA05-B) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, com a ideia de aplicação de percentuais sucessivos e a determinação das taxas percentuais, preferencialmente com o uso de tecnologias digitais, no contexto da educação financeira. |