You are currently viewing MATEMÁTICA – POLÍGONOS E FIGURAS NÃO POLIGONAIS

MATEMÁTICA – POLÍGONOS E FIGURAS NÃO POLIGONAIS

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MATEMÁTICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

POLÍGONOS E FIGURAS NÃO POLIGONAIS

HOJE VAMOS EMBARCAR EM UMA EMOCIONANTE JORNADA PELO MUNDO DAS FORMAS GEOMÉTRICAS. 

PARA COMEÇAR, VAMOS FALAR SOBRE POLÍGONOS. POLÍGONOS SÃO FORMAS FECHADAS QUE TÊM LADOS RETOS. ELES SÃO COMO BLOCOS DE CONSTRUÇÃO DA GEOMETRIA! 

VOCÊS PODEM ENCONTRAR POLÍGONOS EM MUITOS LUGARES AO NOSSO REDOR. POR EXEMPLO, UM RETÂNGULO É UM POLÍGONO COM QUATRO LADOS E QUATRO ÂNGULOS RETOS. VOCÊS PODEM ENCONTRÁ-LO EM JANELAS, PORTAS E QUADROS.

IMAGEM CRIADA NO CANVA

UM TRIÂNGULO É OUTRO EXEMPLO DE POLÍGONO. ELE TEM TRÊS LADOS E TRÊS ÂNGULOS. VOCÊS PODEM ENCONTRAR TRIÂNGULOS EM PENAS, SETAS E ATÉ MESMO EM PIZZA CORTADA EM FATIAS!

IMAGEM CRIADA NO CANVA

AGORA, VAMOS FALAR SOBRE AS FIGURAS NÃO POLIGONAIS. ESSAS SÃO FORMAS QUE NÃO TÊM LADOS RETOS. UM EXEMPLO É O CÍRCULO. O CÍRCULO É UMA LINHA CURVA FECHADA. VOCÊS PODEM ENCONTRAR CÍRCULOS EM MUITOS LUGARES, COMO AS RODAS DE UM CARRO, MOEDAS E ATÉ MESMO NA FORMA DO SOL E DA LUA NO CÉU! 

IMAGEM CRIADA NO CANVA

OUTRA FIGURA NÃO POLIGONAL É A ELIPSE. ELA PARECE UM OVO E TAMBÉM É UMA CURVA FECHADA.

IMAGEM CRIADA NO CANVA

AGORA QUE APRENDEMOS SOBRE POLÍGONOS E FIGURAS NÃO POLIGONAIS, PODEMOS OBSERVÁ-LOS EM NOSSO DIA A DIA E ATÉ MESMO BRINCAR COM ELES! QUE TAL TENTAR DESENHAR DIFERENTES POLÍGONOS E FIGURAS NÃO POLIGONAIS EM PAPEL? VOCÊS PODEM ATÉ MESMO CRIAR SUAS PRÓPRIAS FORMAS!

LEMBREM-SE, A GEOMETRIA ESTÁ AO NOSSO REDOR, E AGORA QUE CONHECEMOS UM POUCO MAIS SOBRE POLÍGONOS E FIGURAS NÃO POLIGONAIS, PODEMOS EXPLORAR ESSE MUNDO MARAVILHOSO DE FORMAS!


QUESTÃO 1

IMAGINE QUE VOCÊ ESTÁ EM UMA PRAÇA COM SEUS AMIGOS. OLHANDO AO SEU REDOR, OBSERVE OS DIFERENTES OBJETOS E ESTRUTURAS AO SEU REDOR. IDENTIFIQUE PELO MENOS TRÊS EXEMPLOS DE POLÍGONOS E TRÊS EXEMPLOS DE FIGURAS NÃO POLIGONAIS QUE VOCÊ PODE ENCONTRAR NA PRAÇA. DESCREVA CADA UM DELES E EXPLIQUE POR QUE VOCÊ OS CLASSIFICOU COMO POLÍGONOS OU FIGURAS NÃO POLIGONAIS.

QUESTÃO 2

PEGUE UMA CAIXA DE PALITOS DE DENTE E DESAFIE-SE A CRIAR DIFERENTES FORMAS GEOMÉTRICAS COM ELES. TENTE FORMAR PELO MENOS TRÊS POLÍGONOS DIFERENTES E TRÊS FIGURAS NÃO POLIGONAIS. DEPOIS DE CONSTRUIR CADA FIGURA, FAÇA UM DESENHO DELA E EXPLIQUE SUAS CARACTERÍSTICAS. EXPLIQUE TAMBÉM COMO VOCÊ SABE QUE ESSAS FORMAS SÃO POLÍGONOS OU FIGURAS NÃO POLIGONAIS.

QUESTÃO 3

AO CAMINHAR PELA CIDADE, VOCÊ OBSERVA VÁRIAS CONSTRUÇÕES. ENTRE ELAS VOCÊ VÊ UMA FIGURA QUE PODE SER CLASSIFICADA COMO POLÍGONO 

(A) A RODA DE UM CARRO.
(B) O FORMATO DO SOL NO CÉU.
(C) UMA JANELA RETANGULAR.
(D) UMA ESCULTURA ESFÉRICA EM UM PARQUE.

QUESTÃO 4

DURANTE UMA VISITA A UM PARQUE, VOCÊ SE DEPARA COM VÁRIAS ESTRUTURAS. IDENTIFIQUE QUAL DAS OPÇÕES A SEGUIR REPRESENTA UMA FIGURA NÃO POLIGONAL

(A) UMA TENDA DE CAMPING EM FORMA DE PIRÂMIDE.
(B) UM POSTE DE SINALIZAÇÃO CILÍNDRICO.
(C) UMA PONTE COM FORMATO TRIANGULAR.
(D) UMA ESCULTURA DE UMA ESFERA DECORATIVA.


Autoria:Lucyana Oliveira Borba
Formação:Pedagogia
Componente Curricular:Matemática
Habilidades:(EF02MA14-A) Estabelecer relação entre as formas geométricas na natureza e nos objetos criados pelo homem.
(EF02MA14-B) Reconhecer e comparar figuras geométricas espaciais, como cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera, relacionando-as com objetos do mundo físico, embalagens, modelos de figuras espaciais com massa de modelar ou varetas, expressando verbalmente ou por meio de desenhos suas características e propriedades, como ter ou não faces e vértices e ser ou não redondas, nomeando as figuras e as faces.
Referências:BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CADERNO APRENDER SEMPRE – 1º Bimestre 2024 – 2ºAno/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação.
Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cutt.ly/MOsX7AS> acessado em 26, jan. 22.