You are currently viewing Matemática – Polígonos

Matemática – Polígonos

Esta atividade de Matemática tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental.

Disponível em: <Ponte George Washington Cidade De – Foto gratuita no Pixabay  > Acesso em 30 de agosto de 2022.

No vasto campo da geometria, compreender as propriedades das formas geométricas básicas é fundamental. Entre elas, destacam-se os triângulos e os quadriláteros. Essas figuras, presentes em inúmeras construções matemáticas e aplicações práticas, podem ser identificadas e classificadas com base em suas características distintivas relacionadas aos lados e ângulos.

Triângulos:

Um triângulo é uma figura formada por três segmentos de reta, conectados de forma a delimitar três vértices e três ângulos internos. Suas propriedades podem ser exploradas considerando-se os comprimentos de seus lados e as medidas de seus ângulos.

Classificação quanto aos lados:

  • Equilátero: Todos os lados possuem o mesmo comprimento.

  • Isósceles: Dois lados possuem o mesmo comprimento, enquanto o terceiro lado é diferente.

  • Escaleno: Todos os lados possuem comprimentos diferentes.

Classificação quanto aos ângulos:

  • Retângulo: Possui um ângulo reto (90 graus).

  • Obtusângulo: Possui um ângulo obtuso (maior que 90 graus).

  • Acutângulo: Todos os ângulos são agudos (menores que 90 graus).

Combinando essas características, podemos classificar um triângulo de acordo com as medidas de seus lados e ângulos, como um triângulo equilátero acutângulo, por exemplo.

Quadriláteros:

Um quadrilátero é uma figura composta por quatro segmentos de reta, que formam quatro vértices e quatro ângulos internos. Assim como os triângulos, sua classificação pode ser feita considerando-se os lados e os ângulos.

Classificação quanto aos lados:

  • Paralelogramo: Possui lados opostos paralelos.

  • Trapézio: Possui pelo menos um par de lados paralelos.

  • Losango: Todos os lados possuem o mesmo comprimento.

  • Retângulo: Possui quatro ângulos retos e lados opostos com a mesma medida.

  • Quadrado: Possui todos os lados iguais e ângulos internos com medida de 90°.

Classificação quanto aos ângulos:

  1. Retângulo: Possui quatro ângulos retos.
  2. Losango: Todos os ângulos internos possuem a mesma medida.
  3. Ciclograma: Dois pares de ângulos adjacentes são suplementares.
  4. Quadrado: É um tipo específico de retângulo com todos os ângulos iguais.

Intersecção e Inclusão:

Algumas classes de quadriláteros se intersectam, por exemplo, um quadrado é simultaneamente um tipo de retângulo e um tipo de losango. Da mesma forma, um retângulo é um tipo de paralelogramo. No entanto, nem todos os paralelogramos são retângulos, nem todos os retângulos são quadrados.

Entender as relações entre as diferentes classes de figuras geométricas é essencial para resolver problemas e construir argumentos sólidos na geometria. A capacidade de identificar e classificar triângulos e quadriláteros não apenas desenvolve habilidades matemáticas, mas também promove uma compreensão mais profunda e abrangente da geometria em geral.

Assista a videoaula com a professora Priscilla com essa temática


Vamos responder algumas questões?

Questão 1

O tangram é um quebra-cabeça chinês construído com 7 peças: um quadrado, dois triângulos grandes, um triângulo médio, dois triângulos pequenos e um paralelogramo. Com ele podem ser construídas diversas formas:

Disponível em: < Quebra-Cabeça Chinês Tangram – Gráfico vetorial grátis no Pixabay > Acesso em: 01 de agosto de 2022

Responda:

  1. Quantos triângulos aparecem no tangram?
  2. Qual é a classificação desses triângulos quanto aos lados?
  3. Qual é a classificação desses triângulos quanto aos ângulos?
  4. Escreva os nomes dos quadriláteros do tangram e descreva cada um deles.

Questão 2

Sobre quadriláteros responda:

  1. Quais as semelhanças e diferenças entre o quadrado e o retângulo?
  2. Quais as principais características de um trapézio?
  3. Juntando dois triângulos retângulos iguais posso formar quais quadriláteros?
  4. Juntando dois triângulos isósceles posso formar qual ou quais quadriláteros?

Questão 3

A professora Rosângela está ensinando seus alunos sobre formas geométricas durante uma aula de educação física. Ela pede aos alunos para identificar o formato do pátio da escola. Eles percebem que o pátio tem quatro lados com ângulos retos. Podemos afirmar que a classificação desse quadrilátero em relação aos seus ângulos é

(A) losango

(B) trapézio

(C) paralelogramo

(D) retângulo

Questão 4

Um paisagista está decorando um jardim em formato de triângulo com lados de comprimentos diferentes. Ele decide plantar flores em diferentes seções do jardim, dependendo das medidas dos lados do triângulo. A classificação desse triângulo em relação aos seus lados é

(A) escaleno

(B) equilátero

(C) isósceles

(D) retângulo


Autoria:Priscilla Nascimento  Dias, licenciada em matemática e pedagoga
Componente Curricular:Matemática
Habilidades:(EF06MA19) Identificar características dos triângulos e classificá-los em relação às medidas dos lados e dos ângulos.
(EF06MA20) Identificar características dos quadriláteros, classificá-los em relação à lados e a ângulos e reconhecer a inclusão e a intersecção de classes entre eles.
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 7°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 3°. Bimestre; Goiânia, 2022.