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Matemática – Polígonos, plano cartesiano e simetria

Esta atividade de Matemática tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental.

O matemático e filósofo francês René Descartes em na obra “La Géométrie”, publicada em 1637 sistematizou o plano de coordenadas como ferramenta de união entre a geometria e a álgebra. O plano cartesiano é formado por uma região geométrica plana, cortada por duas retas perpendiculares entre si.

Disponível em: <Borboleta Inseto Cromático – Gráfico vetorial grátis no Pixabay> Acesso em 05 de setembro de 2022.

Assista a videoaula com a professora Priscilla com essa temática


Vamos responder algumas questões?

Questão 1

Desenhe um plano cartesiano e marque os seguintes pontos:

  1. Ponto A: Abscissa 3 e ordenada 3
  2. Ponto B: Abscissa 3 e ordenada 6
  3. Ponto C: Abscissa 8 e ordenada 3
  4. Ponto A: Abscissa 8 e ordenada 6

Agora junte os pontos A, B, C e D e pinte a figura formada.


Questão 2

Desenhe um plano cartesiano e nele faça uma figura simétrica à figura da questão anterior com relação ao eixo das abscissas.


Questão 3

Responda quantos eixos de simetria cada uma das figuras têm, usando desenhos para justificar:

  1. Triângulo equilátero.
  2. Triângulo isósceles.
  3. Triângulo escaleno.
  4. Retângulo.
  5. Losango.

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-matematica-2

Componente Curricular:Matemática
Habilidades:(EF07MA19) Realizar transformações de polígonos representados no plano cartesiano, decorrentes da multiplicação das coordenadas de seus vértices por um número inteiro.
(EF07MA20) Reconhecer e representar, no plano cartesiano, o simétrico de figuras em relação aos eixos e à origem.