You are currently viewing Matemática – Polígonos e planificações

Matemática – Polígonos e planificações

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC-GO Ampliado e está destinada a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental.

Os polígonos são formados por segmentos de retas fechados. O encontro dos segmentos é denominado vértice do polígono e os segmentos de retas recebem o nome de lados. A planificação de um sólido geométrico é a representação de todas as suas faces em forma bidimensional, permitindo visualizar o todo do sólido. Utilizamos a planificação também como molde para a criação desses sólidos.

Vamos responder a algumas questões?

  Disponível em: https://cutt.ly/gXWeEqp acesso em 29, jul. 2022.

Assista a videoaula a seguir:

Aprender Sempre – Matemática – 5º Ano – 3º Bim – Videoaula 2 – Polígonos, Figuras Geométricas Espaciais e Planificações

Questão 1

Alguns polígonos recebem nomes especiais de acordo com a quantidade de lados. Vejam alguns casos e complete com o número de lados de cada um.

Questão 2

Escreva o nome do sólido geométrico de cada planificação a seguir:


Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:
Propostas didáticas – Matemática – 5º ano – Conexão Escola SME (goiania.go.gov.br)


Componente CurricularMATEMÁTICA
Habilidade(EF05MA16-A) Identificar, associar, analisar e comparar figuras planas e não planas, com ou sem uso de materiais manipuláveis.
(EF05MA16-B) Reconhecer, nomear e comparar poliedros e corpos redondos associando-os a objetos do mundo físico.
(EF05MA16-D) Associar figuras espaciais a suas planificações, prismas, pirâmides, cilindros e cones, bem como analisar, nomear e comparar seus atributos, em um contexto significativo, com estímulos visuais.
(EF05MA17) Reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos, e desenhá-los, utilizando material de desenho ou tecnologias digitais
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CADERNO APRENDER SEMPRE- 3º Bimestre 2022- 5ºAno/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação.
Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cutt.ly/MOsX7AS> acessado em 26, jan. 22.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR. Ministério da Educação. Disponível em: <https://cutt.ly/hOsCu2n> acessado em 26, jan. 22.