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Matemática- Polígonos

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental.

Disponível em: <Fundo Mosaico Padronizar – Foto gratuita no Pixabay> Acesso em 17, maio 22.

As figuras planas que são formadas por segmentos de reta são chamadas de polígonos. A palavra POLÍGONO deriva do grego e quer dizer muitos (poly) e ângulos (gon). Nomeamos os polígonos de acordo com a quantidade de lados que possuem: um polígono de 3 lados é chamado de triângulo. O que tem 4 lados é nomeado de quadrilátero. Com 5 lados será o pentágono e assim por diante.

Os polígonos são usados em diversas áreas, como na engenharia, na arquitetura, no design gráfico e até no desenvolvimento de jogos. Ele podem ser vistos em objetos, estruturas na engenharia e até na natureza.

As colmeias das abelhas, por exemplo, são formadas por vários hexágonos.

Uma imagem contendo objeto, favo de mel, beisebol, grama

Descrição gerada automaticamente

Disponível em: < Cerveja Querida Inseto – Foto gratuita no Pixabay > Acesso em 13, maio 22

Triângulos:

Os triângulos tem 3 lados e também tem 3 ângulos internos. São figuras consideradas fundamentais na geometria. Por ser uma figura considerada indeformável é muito usado nas estruturas de grandes e pequenas construções.

No triângulo ABC representado pela figura acima, os pontos A, B e C são chamados de vértices. Os lados podem ser nomeados como AB, AC e BC. E os ângulos internos são os ângulos A, B e C. Os triângulos podem ser classificados de acordo com as medidas dos lados e de acordo com as medidas dos ângulos.

Triângulo equilátero: Possui 3 lados com a mesma medida e os 3 ângulos internos com medida igual a 60°.

Triângulo isósceles: Possui 2 lados e 2 ângulos internos congruentes.

Triângulo escaleno: Tem os 3 lados e os 3 ângulos internos de medidas diferentes.

Triângulo acutângulo: Possui os 3 ângulos internos agudos. (Medida menor do que 90°)

Triângulo obtusângulo: Tem um ângulo interno obtuso e os outros 2 ângulos agudos.

Triângulo retângulo: Possui um dos ângulos internos com medida de 90°.

Assista a videoaula abaixo da professora Priscilla com essa temática.

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

Questão 1

O tangram é um quebra-cabeça chinês construído com 7 peças: um quadrado, dois triângulos grandes, um triângulo médio, dois triângulos pequenos e um paralelogramo. Com ele podem ser construídas diversas formas:

Disponível em: < co vetorial grátis no Pixabay > Acesso em: 01 de agosto de 2022

Responda:

a. Quantos triângulos aparecem no tangram?

b. Qual é a classificação desses triângulos quanto aos lados?

c. Qual é a classificação desses triângulos quanto aos ângulos?

Questão 2

Durante uma aula de matemática, a professora pediu que os alunos trouxessem um exemplo de triângulo retângulo que também fosse isósceles. João desenhou um triângulo onde o ângulo A mede 90°, o ângulo B mede 45° e o ângulo C mede 45°. João classificou corretamente o triângulo? Justifique sua resposta.

Questão 3

Ana está construindo um telhado para sua casa e vai usar três pedaços de madeira que ela já tinha, para formar um triângulo. Ela mediu os lados e obteve as seguintes medidas: lado AB = 6 cm, lado BC = 6 cm e lado AC = 8 cm. De acordo com essas informações podemos afirmar que:

(A) O triângulo formado é equilátero e obtusângulo.

(B) O triângulo formado é escaleno e retângulo.

(C) O triângulo formado é equilátero e acutângulo.

(D) O triângulo formado é isósceles e acutângulo.

Questão 4

Os lados iguais de um triângulo isósceles medem 12 cm. Sabendo que o perímetro desse triângulo é igual a 43 cm, o terceiro lado mede:

(A) 24 cm

(B) 19 cm

(C) 36 cm

(D) 18 cm

Autoria:Priscilla Nascimento Dias, licenciada em matemática e pedagoga.
Componente Curricular:Matemática
Habilidades:(EF06MA18-A) Reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos, tanto em suas representações no plano quanto em faces de poliedros. 
(EF06MA18-B) Classificar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos em regulares e não regulares, tanto em suas representações no plano quanto em faces de poliedros. 
(EF07MA27) Calcular medidas de ângulos internos de polígonos regulares, sem o uso de fórmulas, e estabelecer relações entre ângulos internos e externos de polígonos, preferencialmente vinculadas à construção de mosaicos e de ladrilhamentos. 
(EF07MA28) Descrever, por escrito e por meio de um fluxograma, um algoritmo para a construção de um polígono regular (como quadrado e triângulo equilátero), conhecida a medida de seu lado.
(EF08MA15) Construir, utilizando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica, mediatriz, bissetriz, ângulos de 90°, 60°, 45° e 30° e polígonos regulares. 
(EF08MA16-B) Descrever, por escrito e por meio de um fluxograma, um algoritmo para a construção de um hexágono regular de qualquer área, a partir da medida do ângulo central e da utilização de esquadro, compasso, régua e outros instrumentos