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MATEMÁTICA – PADRÕES, MULTIPLICAÇÃO E MASSA

ESTA ATIVIDADE TEM COMO BASE AS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PROPOSTAS PELO PROGRAMA APRENDER SEMPRE, DA SME-GOIÂNIA, COM BASE NO DC-GO AMPLIADO E ESTÁ DESTINADA A ESTUDANTES DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.


PADRÕES, MULTIPLICAÇÃO E UNIDADES DE MASSA

HOJE VAMOS ENTENDER TRÊS CONCEITOS MATEMÁTICOS: PADRÕES. MULTIPLICAÇÃO E UNIDADES DE MASSA.

CONHECENDO PADRÕES:

OS PADRÕES ESTÃO POR TODA PARTE AO NOSSO REDOR, DESDE AS LISTRAS EM UMA CAMISA ATÉ OS AZULEJOS NO CHÃO. UM PADRÃO É UMA SEQUÊNCIA QUE SE REPETE. POR EXEMPLO, SE OLHARMOS PARA UMA CAIXA DE LÁPIS E VIRMOS QUE A SEQUÊNCIA DE CORES SE REPETE (AZUL, ROXO, VERMELHO, AMARELO ESCURO, AMARELO CLARO, VERDE CLARO, VERDE ESCURO), IDENTIFICAMOS UM PADRÃO!

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MULTIPLICAÇÃO, A ARTE DA REPETIÇÃO:

A MULTIPLICAÇÃO É COMO UM TRUQUE MÁGICO QUE NOS AJUDA A ENTENDER PADRÕES MAIORES E A CONTAR MAIS RÁPIDO. SE TIVERMOS TRÊS CAIXAS DE LÁPIS, E CADA CAIXA TEM 4 LÁPIS, PODEMOS USAR A MULTIPLICAÇÃO PARA DESCOBRIR QUANTOS LÁPIS TEMOS NO TOTAL: 3 CAIXAS X 4 LÁPIS = 12 LÁPIS!

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UNIDADES DE MASSA:

AGORA, IMAGINE QUE ESTÁ NA COZINHA AJUDANDO A PREPARAR UM DELICIOSO BOLO. VOCÊ NOTA QUE DIFERENTES INGREDIENTES TÊM PESOS DIFERENTES, E PARA MEDIR ISSO, USAMOS UNIDADES ESPECIAIS.

QUILOGRAMA (KG): PENSE EM UMA MELANCIA. O PESO DELA SERIA MEDIDO EM QUILOGRAMAS. QUEM CONSEGUE IMAGINAR QUANTOS QUILOGRAMAS PODE PESAR UMA MELANCIA?

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GRAMA (G): SE PEGARMOS UM PUNHADO DE FARINHA PARA O BOLO, SEU PESO SERIA MEDIDO EM GRAMAS. É UMA UNIDADE MENOR QUE O QUILOGRAMA.

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MILIGRAMA (MG): AGORA, PENSE EM UMA PITADA DE SAL. O PESO DESSA PEQUENA QUANTIDADE SERIA MEDIDO EM MILIGRAMAS, UMA UNIDADE AINDA MENOR.

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ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:

Canal Portal Conexão Escola “Aprender Sempre – Matemática – 2º Ano – 2ºBimestre – Vídeoaula3 – Conhecendo Padrões, Unidades de Massa e Realizando Multiplicações”. Disponível em: <https://youtu.be/r0dGspuIGbQ>. Acesso em: 25 Abr. 2022.

QUESTÃO 1

AS CORES DO ARCO-ÍRIS FORMAM UM LINDO PADRÃO. OBSERVE A SEQUÊNCIA DE CORES ABAIXO E MARQUE AS CORES QUE A COMPLETAM.

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VERMELHO, LARANJA, AMARELO, VERDE
(A) AZUL E VERMELHO
(B) ROXO E AZUL
(C) AZUL E ROXO
(D) VERDE E AMARELO

QUESTÃO 2

NA FÁBRICA DE BRINQUEDOS MÁGICOS, OS DUENDES ESTÃO MULTIPLICANDO A QUANTIDADE DE BRINQUEDOS. SE CADA DUENDE FAZ 4 BONECAS POR DIA, E TEMOS 3 DUENDES TRABALHANDO, JUNTOS ELES PRODUZEM
(A) 7 BONECAS
(B) 4 BONECAS
(C) 9 BONECAS
(D) 12 BONECAS

QUESTÃO 3

A TURMA ENCANTADA ESTÁ ORGANIZANDO UM MERCADO. CADA ALUNO TROUXE UM INGREDIENTE PARA COMPARTILHAR. VAMOS IMAGINAR QUE TEMOS TRÊS INGREDIENTES: UMA MAÇÃ, UMA CAIXA DE ARROZ E UMA SACOLA DE FARINHA. A MAÇÃ PESA 200 GRAMAS, A CAIXA DE ARROZ PESA 1 QUILOGRAMA E A SACOLA DE FARINHA PESA 500 GRAMAS. ORGANIZE ESSES INGREDIENTES DO MAIS LEVE PARA O MAIS PESADO.

QUESTÃO 4

IMAGINE UM JARDIM CHEIO DE PLANTAS! CADA FILEIRA DO JARDIM TEM 5 FLORES. HÁ 4 FILEIRAS NO JARDIM. ESCREVA A EXPRESSÃO MATEMÁTICA QUE REPRESENTA A QUANTIDADE TOTAL DE FLORES E CALCULE O RESULTADO.


Autoria:Lucyana Oliveira Borba
Formação:Pedagogia
Componente Curricular:Matemática
Habilidades:(EF02MA07-A) Ler e interpretar, coletivamente, problemas de multiplicação (por 2, 3, 4 e 5) com a ideia de adição de parcelas iguais por meio de estratégias e formas de registro pessoais, utilizando ou não suporte de imagem, desenhos, esquemas, escritas numéricas e/ou material manipulável.
(EF02MA07-B) Resolver problemas de multiplicação (por 2, 3, 4 e 5) com a ideia de adição de parcelas iguais por meio de estratégias e formas de registro pessoais, utilizando ou não suporte de imagem, desenhos, esquemas, escritas numéricas e/ou material manipulável, validando os resultados utilizando recursos tecnológicos digitais.
(EF02MA10-C) Descrever um padrão ou regularidade de sequências repetitivas e de sequências recursivas, por meio de palavras, símbolos ou desenhos. Exemplo: na sequência repetitiva 2, 2,A, 2, 2, A, 2, 2, A… O padrão de repetição é 2, 2, A; na sequência 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, a recursividade está em que, a partir do segundo termo, que é 1, os demais são obtidos da soma dos dois anteriores: 2 = 1 + 1; 3 = 1 + 2; 5 = 2 + 3 e assim por diante. 
(EF02MA17-A) Estimar, medir e comparar capacidade e massa, utilizando estratégias pessoais e unidades de medidas não padronizadas, como copos, colheres, xícaras ou padronizadas, como litro, mililitro, grama e quilograma, relacionando litro e mililitro (1l equivale a 1000 ml) e grama e o quilograma (1 kg equivale a 1000 g) em contextos diversos: receitas, capacidade das embalagens, balanças para medir massa de objetos, para analisar o uso de balanças digitais em mercados, medidas de massa e capacidade no cotidiano das pessoas.
Referências:BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CADERNO APRENDER SEMPRE- 2º Bimestre 2022- 2ºAno/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação.
Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cutt.ly/MOsX7AS> acessado em 26, jan. 22.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR. Ministério da Educação. Disponível em: <https://cutt.ly/hOsCu2n> acessado em 26, jan. 22.