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Matemática – O ato de medir

Olá, educando (a)!Esta videoaula de Matemática foi veiculada na TV no dia 27/05/2021. Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Olá crianças! Tudo bem?  Hoje, iremos estudar e compreender sobre as grandezas e medidas. Também vamos utilizar unidades padronizadas de medida de comprimento, massa e capacidade. Então, estão preparados? Pegue o seu material e vamos nessa! Assista a videoaula a seguir:

Matemática | Turma D | 4º Ano | Ciclo da Infância

ATIVIDADE 1

As medidas não padronizadas são aquelas que utilizamos objetos ou partes do corpo para medir. Por exemplo, você já ouviu falar em passos de formiguinha? É quando queremos medir alguma coisa e juntamos nossos pés um na frente do outro. E passos de elefante? Também quando queremos medir o comprimento de algo e abrimos bem as pernas para que os pés fiquem distantes. Só que essas medidas podem variar porque cada pessoa tem pés e pernas de tamanhos diferentes, certo? As medidas padronizadas então servem para que exista um padrão e o comprimento ou a massa possam ser medidas. 

1. Crie uma fita métrica utilizando uma régua. 1 metro = 100 centímetros. As réguas escolares geralmente têm 30 centímetros. Para isso veja ao vídeo abaixo para aprender.

2. Meça o tamanho de uma mesa da sua casa. 

3. Meça o tamanho do seu pé (do dedão ao calcanhar)

4. Meça o seu tamanho. Provavelmente você tem mais de 1 metro, então deverá medir, marcar de onde parou e continuar a medir. 

ATIVIDADE 2

1. Já a medida de massa é aquela que mede o peso das coisas. As unidades de medida de massa mais utilizadas em casa são o grama (g) e o quilograma (kg). Pegue 3 embalagens de alimentos da sua casa e anote as medidas de massa que vem em cada embalagem. 

2. Qual o peso total das três embalagens?

A quantidade da primeira embalagem
A quantidade da segunda embalagem
A quantidade da terceira embalagem
O total

3. Qual a diferença de peso entre a mais pesada e a mais leve?

A quantidade da embalagem mais pesada
Menos a quantidade da que tem menos peso
A diferença 

ATIVIDADE 3

As medidas de capacidade servem para medir líquidos. O leite, o refrigerante, a água, todos são medidos por unidades de medida de capacidade. As mais utilizadas na nossa casa são o mililitro (ml) e o litro (L).

1. Pegue 3 embalagens de líquidos (leite, refrigerante, caixinha de suco, etc) e anote a quantidade que vem em cada uma.

2. Qual a quantidade total das três embalagens?

A quantidade da primeira embalagem
A quantidade da segunda embalagem
A quantidade da terceira embalagem
O total 

3. Qual a diferença de quantidade entre a que tem mais líquido e a que tem menos líquido?

A quantidade do produto que tem mais líquido
Menos a quantidade do que tem menos líquido
A diferença

REVISÃO

  1. Medir é comparar grandezas da mesma natureza, como por exemplo: o peso de um objeto, a capacidade de um recipiente ou o comprimento de um espaço;
  2. As medidas podem ser padronizadas ou não padronizadas;
  3. Medidas não padronizadas: passo, pé, palmo, dedos… Não possui uma medida fixa, pois pode variar de pessoa para pessoa;
  4. Medidas padronizadas: há uma medida específica a ser utilizada;
  5. Medidas de comprimento: é possível medir uma extensão utilizando as seguintes unidades: milímetro, centímetro, metro e quilômetro;
  6. Medidas de massa: usadas para definir a quantidade exata de massa de um corpo através do grama e quilograma;
  7. Medidas de capacidade: utilizadas na medição de líquidos, suas unidades são o litro e o mililitro. 
  8. As medidas estão presentes no dia a dia e facilita bastante as suas ações.

Habilidades(EF04MA20-A) Estimar comprimentos, incluindo perímetros, massas e capacidades, utilizando unidades de medida padronizadas mais usuais.
(EF04MA20-B) Reconhecer e medir comprimentos, incluindo perímetros, massas e capacidades, utilizando unidades de medida padronizadas mais usuais. 
(EF04MA03-C) Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo, cálculo mental e algoritmos, além de fazer estimativas do resultado, validando-os por meio de tecnologias digitais. 
(EF04MA26) Identificar, entre eventos aleatórios cotidianos, aqueles que têm maior chance de ocorrência, reconhecendo características de resultados mais prováveis, sem utilizar frações.
Referências:Vídeo Fita métrica de papel. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ROB3ayMVmWE> Acesso em: 17 abr 2021