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Matemática- Números racionais positivos

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental.

Os números Racionais surgiram no Egito de acordo com a necessidade de divisão de terras. Eles são os números que podem ser representados na forma de fração, com numerador e denominador números inteiros, sendo que o denominador não pode ser igual a zero.

  Podemos observá-los nas pesquisas estatísticas, medidas de tempo e distância, em cálculos do sistema monetário, medições e em várias outras situações. 

Além da forma fracionária podem ser representados nas formas decimal e de porcentagem.

Frações na forma decimal

As frações são uma representação da divisão. Então, para representar números racionais que estão na forma fracionária usando números decimais basta dividir o numerador pelo denominador. Observe:

A partir da divisão podemos concluir que no caso das frações decimais se o denominador for 10 teremos um número com uma casa decimal. Se o denominador for 100, duas casas decimais, se for 1000 ficará com três casas decimais, e assim por diante:

Porcentagem

A porcentagem é uma forma de representar uma quantidade como uma fração que tenha denominador 100. Isso porque a palavra porcentagem vem do latim e significa “por cento”.

Exemplos:

Cálculo de porcentagens

Veja a seguinte situação:

Em uma pesquisa realizada na escola “Aprenda” constatou-se que 23% dos alunos têm preferência por lanches panificados, como pães, bolos e roscas. Sabendo que nessa escola estão matriculados 400 alunos, quantos são os que preferem panificados?

Para resolver esse problema devemos calcular 23% de 400:

Assista a videoaula abaixo da professora Priscilla com essa temática.

Canal Portal Conexão Escola “8º ano – Matemática – Aprender Sempre – 1ºBi – Videoaula 2“. Disponível em: <https://youtu.be/ArftJVmqJkE> Acesso em 19 mar. 2022.

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

Uma imagem contendo lego, mesa, urso

Descrição gerada automaticamente

Disponível em: <a href=’https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/poster’>Poster foto criado por syifa5610 – br.freepik.com</a> acesso em 03 de março de 2022

Questão 1

Complete a tabela com as representações fracionária, decimal e em forma de porcentagem dos seguintes números racionais:

Imagem do arquivo pessoal

Questão 2

Mariana decidiu fazer uma reserva para emergências e para isso guarda mensalmente 10% do seu salário. Sabendo que ela recebe R$ 3500,00 por mês, quantos reais ela terá guardado no período de 1 ano? 

a) R$ 350,00

b) R$ 700,00

c) R$ 4000,00

d) R$ 4200,00

Questão 3

Durante o período de Black Friday, um televisor que custava R$ 1600 reais, será vendido com um desconto de 25%. Qual será o novo valor desse televisor?

a) R$ 1200,00

b) R$ 400,00

c) R$ 600,00

d) R$ 1400,00

Questão 4

Veja a seguinte notícia fictícia: “Outubro teve alta de quase 40% no preço do tomate em Goiânia”. Caso o preço antigo do tomate fosse R$3,50, qual seria o valor após o reajuste?

Autoria:Priscilla Nascimento Dias, licenciada em matemática e pedagoga.
Componente Curricular:Matemática
Habilidades:(EF07MA05-A) Reconhecer que os números racionais positivos podem ser expressos nas formas: fracionária, percentual, decimal exata e dízima periódica. 
(EF07MA05-B) Resolver um mesmo problema com números racionais utilizando diferentes algoritmos, por meio das múltiplas representações e significados, tais como frações, porcentagens e decimais, situações diversas. 
(EF07MA02-A) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, como os que lidam com acréscimos e decréscimos simples, utilizando a proporcionalidade em contextos diversos.
(EF07MA02-B) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, como os que lidam com acréscimos e decréscimos simples, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, no contexto de educação financeira, entre outros.