You are currently viewing Matemática – Números racionais na reta numérica

Matemática – Números racionais na reta numérica

Esta proposta de atividade de Matemática com base no DC/GO – Ampliado e é destinada aos estudantes do 7º Ano do Ensino Fundamental – Anos Finais.

Disponível em: <https://www.canva.com/design/DAF0WAXQIv4/oFAyc9eL58A0IwXYUq2XwA/edit?utm_content=DAF0WAXQIv4&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton> último acesso em 16 de nov. de 2023.

A reta numérica é uma ferramenta visual que nos auxilia a compreender a organização e a relação entre diferentes números. Para localizar números racionais na reta numérica, é crucial entender a representação fracionária e decimal desses números.

Lembre-se que os números racionais são aqueles que podem ser representados na forma fracionária onde o numerador é sempre um número inteiro e o denominador é um número inteiro diferente de zero.

Representação Fracionária:

Considere a fração 3/4​. O numerador (3) representa a parte que estamos considerando, e o denominador (4) indica em quantas partes iguais a unidade foi dividida. Para localizar ​ na reta numérica, dividimos o segmento entre 0 e 1 em quatro partes iguais e marcamos três dessas partes.

Representação Decimal:

A representação decimal é outra forma comum de expressar números racionais. A fração 3/4​ pode ser escrita como 0,75 em sua forma decimal. O algarismo à esquerda da vírgula representa a parte inteira, e os algarismos à direita indicam as partes fracionárias. Na reta numérica, localizamos 0,75 entre 0 e 1, dividindo o segmento em cem partes e marcando 75 dessas partes.

Comparação de Números Racionais:

A reta numérica facilita a comparação de números racionais. Se desejarmos comparar 2/3​ e 5/6, podemos colocá-los na reta numérica. Dividimos a unidade em três partes e marcamos duas para 2/3​. Da mesma forma, dividimos em 6 partes e marcamos cinco para 5/6​.

Agora, podemos visualizar que 5/6​ está mais à direita, indicando que é maior que 2/3.

Dízimas periódicas:

Alguns números racionais têm representações decimais periódicas, como 0,333…​ Podemos escrever esse número na forma fracionária para facilitar a marcação na reta numérica: 0,3333… = 3/9 = 1/3

Podemos concluir que, a reta numérica é importante para visualizar e compreender números racionais. A representação fracionária e decimal nos permite localizar esses números, facilitando a comparação e a compreensão de suas relações. Ao explorar a reta numérica, desenvolvemos uma compreensão mais profunda da estrutura dos números racionais e sua distribuição ao longo da reta numérica.

Agora que você , que tal fazer uma atividade para testar seus conhecimentos?

QUESTÃO 1

Miguel está fazendo panquecas e precisa de 3/4 de xícara de leite e 1/2 xícara de farinha. A representação na reta numérica da quantidade de leite que ele usará se encontra entre os números inteiros

(A) 0 e 1

(B) 1 e 2