You are currently viewing Matemática- Números racionais e situações problema

Matemática- Números racionais e situações problema

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental.

Os números racionais são muito usados em cálculos envolvendo direitos trabalhistas como cálculo de décimo terceiro salário. O décimo terceiro salário é um pagamento de um salário extra ao trabalhador no final de cada ano, correspondente a 1/12 da remuneração por mês trabalhado.

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

Disponível em: <Calculadora Cálculo Seguro – Foto gratuita no Pixabay>acesso em 01, dez. 22.

Questão 1

O décimo terceiro corresponde a 1/12 da remuneração por cada mês trabalhado. Calcule o décimo terceiro salário de uma pessoa que está trabalhando há 7 meses em uma empresa com salário mensal de 3 612 reais.

Disponível em: <Dinheiro O Negócio Finança – Gráfico vetorial grátis no Pixabay> acesso em 01, dez. 22.

Questão 2

Terço de férias é o termo utilizado para se referir ao pagamento de um valor adicional concedido ao empregado ou servidor público. Esse pagamento é calculado da mesma forma com base na terça parte da remuneração do trabalhador. Calcule o adicional de férias (terço de férias) de uma pessoa que está trabalhando há mais de 12 meses em uma empresa com salário mensal de 2.460 reais.

Questão 3

Faça uma pesquisa sobre:

  1. As diferenças sobre trabalho formal e informal no Brasil. 
  2. Os dados numéricos (porcentagem) sobre o desemprego no Brasil

SAIBA MAIS

Assista ao vídeo onde o Professor Lobão explica sobre as importantes conquistas dos trabalhadores, incluindo o décimo terceiro salário:

Canal Mais Matemática “Décimo terceiro salário”. Disponível em: <https://youtu.be/zVLH4zmjeYg>. Acesso em: 19 dez. 2022.

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-matematica-8o-ano/

Componente Curricular:Matemática
Habilidades:(EF08MA04-A) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas que abranjam juros simples e uso de porcentagens no contexto da educação financeira.
(EF08MA04-B) Resolver e elaborar problemas, envolvendo cálculo de porcentagens, incluindo o uso de tecnologias digitais, no contexto da educação financeira.