MATEMÁTICA – NÚMEROS NATURAIS: ANTECESSOR E SUCESSOR

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MATEMÁTICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.


OS NÚMEROS NATURAIS SÃO UTILIZADOS EM UMA CONTAGEM, PARA ESTABELECER UMA ORDEM, UM CÓDIGO OU FAZER UMA MEDIDA.

O ANTECESSOR DE UM NÚMERO É AQUELE QUE É IMEDIATAMENTE ANTERIOR A ELE.  SE O ANTECESSOR É O QUE VEM ANTES, O SUCESSOR DE UM NÚMERO É AQUELE QUE VEM IMEDIATAMENTE DEPOIS. 

DIZEMOS QUE O ANTECESSOR DE UM NÚMERO É AQUELE QUE É IMEDIATAMENTE ANTERIOR A ELE. 

POR EXEMPLO, O NÚMERO 3 É ANTECESSOR DE 4; 2 É ANTECESSOR DE 3; 1 É ANTECESSOR DE 2; 0 É ANTECESSOR DE 1 E O 0 NÃO POSSUI UM ANTECESSOR NATURAL.


VAMOS VER A VIDEOAULA?

FONTE: https://youtu.be/IPbfLHqrg-U

VAMOS FAZER AS ATIVIDADES?

QUESTÃO 1

VAMOS COLOCAR O ANTECESSOR E O SUCESSOR DOS NÚMEROS ABAIXO?


QUESTÃO 2

VAMOS COMPLETAR A SEQUÊNCIA NUMÉRICA DE CADA DINOSSAURO?

25
16
913
510

QUESTÃO 3

AGORA, ESCREVA A SEQUÊNCIA NUMÉRICA DE 0 A 20

0
10
20

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-matematica-1o-ano/


Componente Curricular:MATEMÁTICA
Habilidades estruturantes:(EF01MA05-A) Identificar e localizar os números na reta numérica na sequência, como 20 vem depois do 18 na reta numérica, então, 20 é maior do que 18; 18 para 20 são 2, então, 20 é maior do que 18; 20 e 2 a mais do que 18. (EF01MA05-B) Identificar o antecessor e o sucessor de um número na reta numérica. (GO-EF01MA23) Comparar números naturais até 20 unidades em situações cotidianas, com e sem suporte da reta numérica, ordem crescente e decrescente.
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 1° ao 5º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 4° Bimestre; Goiânia, 2022.