You are currently viewing Matemática – Números em toda parte

Matemática – Números em toda parte

Esta atividade tem como base as Sequências Didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC-GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental

Disponível em: https://cutt.ly/EPQSim2, acesso em 19/02/2022

A importância dos números

Os números são uma ferramenta fundamental em nossa vida e sua importância está presente em diversas áreas do conhecimento, desde a matemática até as ciências sociais e naturais. Os números servem para:

Medir: Os números são essenciais para medir quantidades, tais como tempo, comprimento, peso, temperatura, etc.

Imagem criada no Canva

Quantificar: Os números são usados para realizar cálculos, tanto simples como complexos. Isso permite que façamos coisas como calcular o preço de itens no supermercado, orçar projetos e entender relações matemáticas em outras áreas do conhecimento.

Imagem criada no Canva

Codificar: Números de telefone, códigos de barras em produtos são exemplos de códigos que utilizam números.

Imagem criada no Canva

Algumas áreas em que os números são muito importantes:

Ciência: Os números são utilizados para medir e descrever fenômenos naturais, como a velocidade da luz, a temperatura do sol e a massa de planetas.

Imagem criada no Canva

Tecnologia: A eletrônica, a informática e outras tecnologias avançadas dependem de números e cálculos precisos para funcionar corretamente.

Imagem criada no Canva

Economia: Através da análise de dados numéricos, é possível fazer previsões e tomar decisões informadas sobre investimentos, orçamentos e políticas econômicas.

Imagem criada no Canva

Em resumo, os números são uma ferramenta essencial em nossa vida e em diversas áreas do conhecimento, sendo essencial para a compreensão do mundo ao nosso redor e para o desenvolvimento de tecnologias e ciências avançadas.

Assista a videoaula a seguir:

Canal Portal Conexão Escola “Aprender Sempre – Matemática – 5º Ano – 1ºBi – Videoaula1 – NÚMEROS EM TODA PARTE”, disponível em <https://youtu.be/-aiNrMHlp5U>

Questão 1

DESAFIO:

Pesquise os seguintes dados e registre, em números, o que você descobriu. Você pode pedir a ajuda de seus pais ou de algum adulto para fazer essas descobertas.

Qual o seu peso?

E sua altura?

Qual o número da sua casa?

E do seu calçado?

A pessoa mais velha da sua casa tem qual idade?

E a mais nova?

Questão 2

Leia um pouco sobre a história de Goiânia no texto abaixo:

Construída inicialmente para 50 mil habitantes, Goiânia experimentou um crescimento moderado até 1955. Entretanto, devido a uma série de fatores, como a chegada da estrada de ferro, em 1951, a retomada da política de interiorização de Getúlio Vargas, de 1951 a 1954, a inauguração da Usina do Rochedo, em 1955, e construção de Brasília, de 1954 a 1960, cerca de 150 mil pessoas já habitavam a nova capital em 1965. Apenas na década de 1960, Goiânia ganhou cerca de 125 novos bairros e tudo isso exigia mais infraestrutura, energia, transporte e escolas.

Disponível em: <https://cutt.ly/mOh6o5s> acesso em 30, jan. 22..

Escreva, por extenso, os números pedidos:

O maior:

O menor:

Um que indique o número de habitantes:

Um que indique ano

Um que indique a quantidade de bairros:

Questão 3

Faltam 31 dias para a formatura de Jéssica. Quantas semanas completas faltam para a formatura dela?

a) 6

b) 5

c) 4

d) 3

Questão 4

Observe a imagem:

Supondo que a lista começa na coluna do lado esquerdo, qual o 10º item?

Imagem criada no Canva

Supondo que a lista começa na coluna do lado esquerdo, qual o 10º item?

a) Caderno de desenho

b) Tesoura

c) Cola

d) Caneta vermelha

Por Lucyana Oliveira Borba

Graduada em Pedagogia

Componente CurricularMatemática
Habilidades(EF05MA01-A) Ler, escrever, comparar e ordenar números naturais até a ordem das centenas de milhar com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, com e sem a utilização de material manipulável.
Referências:BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 5°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 1°. Bimestre; Goiânia, 2022.
Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cutt.ly/MOsX7AS> acessado em 29, jan. 22.