Esta atividade tem como base as Sequências Didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC-GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental
A importância dos números
Os números são uma ferramenta fundamental em nossa vida e sua importância está presente em diversas áreas do conhecimento, desde a matemática até as ciências sociais e naturais. Os números servem para:
Medir: Os números são essenciais para medir quantidades, tais como tempo, comprimento, peso, temperatura, etc.
Quantificar: Os números são usados para realizar cálculos, tanto simples como complexos. Isso permite que façamos coisas como calcular o preço de itens no supermercado, orçar projetos e entender relações matemáticas em outras áreas do conhecimento.
Codificar: Números de telefone, códigos de barras em produtos são exemplos de códigos que utilizam números.
Algumas áreas em que os números são muito importantes:
Ciência: Os números são utilizados para medir e descrever fenômenos naturais, como a velocidade da luz, a temperatura do sol e a massa de planetas.
Tecnologia: A eletrônica, a informática e outras tecnologias avançadas dependem de números e cálculos precisos para funcionar corretamente.
Economia: Através da análise de dados numéricos, é possível fazer previsões e tomar decisões informadas sobre investimentos, orçamentos e políticas econômicas.
Em resumo, os números são uma ferramenta essencial em nossa vida e em diversas áreas do conhecimento, sendo essencial para a compreensão do mundo ao nosso redor e para o desenvolvimento de tecnologias e ciências avançadas.
Assista a videoaula a seguir:
Questão 1
DESAFIO:
Pesquise os seguintes dados e registre, em números, o que você descobriu. Você pode pedir a ajuda de seus pais ou de algum adulto para fazer essas descobertas.
Qual o seu peso?
E sua altura?
Qual o número da sua casa?
E do seu calçado?
A pessoa mais velha da sua casa tem qual idade?
E a mais nova?
Questão 2
Leia um pouco sobre a história de Goiânia no texto abaixo:
Construída inicialmente para 50 mil habitantes, Goiânia experimentou um crescimento moderado até 1955. Entretanto, devido a uma série de fatores, como a chegada da estrada de ferro, em 1951, a retomada da política de interiorização de Getúlio Vargas, de 1951 a 1954, a inauguração da Usina do Rochedo, em 1955, e construção de Brasília, de 1954 a 1960, cerca de 150 mil pessoas já habitavam a nova capital em 1965. Apenas na década de 1960, Goiânia ganhou cerca de 125 novos bairros e tudo isso exigia mais infraestrutura, energia, transporte e escolas.
Escreva, por extenso, os números pedidos:
O maior:
O menor:
Um que indique o número de habitantes:
Um que indique ano:
Um que indique a quantidade de bairros:
Questão 3
Faltam 31 dias para a formatura de Jéssica. Quantas semanas completas faltam para a formatura dela?
a) 6
b) 5
c) 4
d) 3
Questão 4
Observe a imagem:
Supondo que a lista começa na coluna do lado esquerdo, qual o 10º item?
Supondo que a lista começa na coluna do lado esquerdo, qual o 10º item?
a) Caderno de desenho
b) Tesoura
c) Cola
d) Caneta vermelha
Por Lucyana Oliveira Borba
Graduada em Pedagogia
Componente Curricular | Matemática |
Habilidades | (EF05MA01-A) Ler, escrever, comparar e ordenar números naturais até a ordem das centenas de milhar com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, com e sem a utilização de material manipulável. |
Referências: | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 5°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 1°. Bimestre; Goiânia, 2022. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cutt.ly/MOsX7AS> acessado em 29, jan. 22. |