You are currently viewing MATEMÁTICA – NÚMEROS: A PRESENÇA DOS NÚMEROS EM NOSSA VIDA

MATEMÁTICA – NÚMEROS: A PRESENÇA DOS NÚMEROS EM NOSSA VIDA

OLÁ, PESSOAL! HOJE VAMOS AMPLIAR NOSSOS CONHECIMENTOS ACERCA DOS NÚMEROS. 


COM OS NÚMEROS PODEMOS FAZER MUITAS COISAS, SABER QUEM VEM ANTES E QUEM VEM DEPOIS, CONTAR, IDENTIFICAR, UTILIZÁ-LOS ATÉ MESMO EM BRINCADEIRAS, JOGOS E MUITO MAIS. VOCÊ APRENDERÁ UM POUCO SOBRE COMO O HOMEM PRIMITIVO FAZIA PARA REALIZAR SUAS CONTAGENS, COMO ACONTECEU A INVENÇÃO DOS NÚMEROS E TAMBÉM O QUANTO USAMOS OS NÚMEROS EM NOSSA VIDA. 

CHAME TODOS DE CASA PARA APRENDER E SE DIVERTIR! E ASSISTA A VÍDEO AULA.

MATEMÁTICA/ 1 ANO/ENSINO FUNDAMENTAL

VAMOS PENSAR UM POUQUINHO? HORA DAS ATIVIDADES!

ATIVIDADE 1 

ESCREVA EM SEU CADERNO 3 SITUAÇÕES EM QUE VOCÊ UTILIZA OS NÚMEROS. SE PREFERIR PODE DESENHAR. 


ATIVIDADE 2

EM SEU CADERNO DESENHE UMA RETA NUMÉRICA E REPRESENTE A SEQUÊNCIA DE 0 A 10. LEMBRE-SE, INICIE DO ZERO E MANTENHA A DISTÂNCIA DE UM CENTÍMETRO ENTRE OS NÚMEROS. VEJA O EXEMPLO.

AGORA RESPONDA O DESAFIO:

MARIA QUERIA CAMINHAR PELA RETA NUMÉRICA, ELA SAIU DO NÚMERO 0 E ANDOU ATÉ O NÚMERO 5. A PARTIR DAÍ ELA ANDOU MAIS 3 UNIDADES. DESENHE NA RETA NUMÉRICA ONDE MARIA CHEGOU. 


RELEMBRANDO! O QUE APRENDEMOS HOJE?

  • COMO SURGIRAM OS NÚMEROS;
  • É UM SISTEMA FORMADO POR DEZ ALGARISMOS; QUE A PARTIR DELES FORMAM TODOS OS NÚMEROS;
  • ORDEM CRESCENTE E DECRESCENTE; 
  • ANTECESSOR E SUCESSOR;
  • RETA NUMÉRICA – ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO;
  • VÍDEO;
  • NÚMEROS NO NOSSO DIA A DIA;
  • ATIVIDADES DE FIXAÇÃO. 

HABILIDADES ESTRUTURANTES(EF01MA05-C). COMPARAR NÚMEROS NATURAIS ATÉ 100 UNIDADES EM SITUAÇÕES COTIDIANAS, COM E SEM SUPORTE DA RETA NUMÉRICA: ORDEM CRESCENTE E DECRESCENTE. (EF01MA08-A). IDENTIFICAR E RECONHECER PROBLEMAS DE ADIÇÃO E DE SUBTRAÇÃO, ENVOLVENDO NÚMEROS DE ATÉ DOIS ALGARISMOS, COM OS SIGNIFICADOS DE JUNTAR, ACRESCENTAR, SEPARAR E RETIRAR, COM O SUPORTE DE IMAGENS E/OU MATERIAL MANIPULÁVEL, UTILIZANDO ESTRATÉGIAS E FORMAS DE REGISTRO PESSOAIS. (EF01MA08-B). RESOLVER PROBLEMAS, COLETIVAMENTE, DE ADIÇÃO E DE SUBTRAÇÃO, ENVOLVENDO NÚMEROS DE ATÉ DOIS ALGARISMOS, COM OS SIGNIFICADOS DE JUNTAR, ACRESCENTAR, SEPARAR E RETIRAR, COM O SUPORTE DE IMAGENS E/OU MATERIAL MANIPULÁVEL, UTILIZANDO ESTRATÉGIAS E FORMAS DE REGISTRO PESSOAIS: PRÓPRIAS PALAVRAS E COM SÍMBOLOS PESSOAIS, COMO MATERIAIS, CORPO, DESENHO.

REFERÊNCIAS:GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAISHTTPS://STATIC.TODAMATERIA.COM.BR/UPLOAD/PR/EH/PREHISTORIASERRADACAPIVARA-0-CKE.JPGRETA NUMÉRICA” CANAL:PROFESSORA CARLA BORGES – HTTPS://WWW.YOUTUBE.COM/WATCH?V=SZR0A9LM54WIMAGENS RETIRADAS DOS SITES:HTTPS://BR.FREEPIK.COM/HTTPS://PIXABAY.COM/PT/