You are currently viewing Matemática – Notação Científica: Simplificando o Universo dos Números

Matemática – Notação Científica: Simplificando o Universo dos Números

Esta proposta de atividade de Matemática com base no DC/GO – Ampliado e é destinada aos estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental – Anos Finais.

Disponível em: <Algebra Aritmética Calculadora – Gráfico vetorial grátis no Pixabay – Pixabay> último acesso em 30 de junho de 2023.

A notação científica é uma poderosa ferramenta matemática que simplifica a representação de números extremamente grandes ou pequenos. Ao lidar com valores que possuem muitos zeros ou que são próximos a zero, a notação científica oferece uma forma concisa e conveniente de expressar tais quantidades, facilitando cálculos e compreensão em várias áreas da ciência, engenharia e astronomia.

Na notação científica, um número é escrito na forma “a x 10b“, onde “a” é um número decimal maior ou igual a 1 e menor que 10, e “b” é um número inteiro que representa a potência de 10. Essa potência determina o posicionamento da vírgula no número, o que é essencial para compreender seu tamanho.

Um exemplo de notação científica é o número 300.000.000, que pode ser representado como “3 x 108“. Observe que movemos a vírgula oito posições para a direita para transformar o número em “3” e, assim, expressá-lo de forma mais compacta.

Essa notação também é útil para valores próximos a zero. Por exemplo, o número 0,000000045 pode ser representado como “4,5 x 10-8“. Neste caso, a vírgula é movida oito posições para a esquerda, resultando em “4,5” como o coeficiente principal.

A vantagem da notação científica é evidente quando trabalhamos com operações matemáticas que envolvem números muito grandes ou muito pequenos. Adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir esses valores pode ser uma tarefa desafiadora sem a notação científica. Com ela, basta operar os coeficientes e somar ou subtrair os expoentes, tornando os cálculos mais fáceis e precisos.

Além disso, a notação científica é amplamente utilizada em áreas científicas, como a astronomia, para representar distâncias entre planetas e estrelas. Por exemplo, a distância entre a Terra e o Sol é aproximadamente 149.600.000 km, mas, na notação científica, isso seria expresso como “1,496 x 108 km”. Para distâncias interestelares, como a distância para a estrela mais próxima, Alpha Centauri, que é cerca de 40.208.000.000.000 km, a notação científica é ainda mais valiosa, resultando em “4,0208 x 1013 km”.

A notação científica também é usada em trabalhos científicos para representar números significativos. Nessas situações, os algarismos que aparecem na parte do coeficiente são considerados como dígitos significativos, o que facilita a comunicação da precisão das medidas.

Além de simplificar a expressão de números extremos, a notação científica possui outras aplicações práticas. Ela pode ser empregada na representação de valores de medidas e cálculos em diferentes áreas, como física, química, biologia e economia. Na física, por exemplo, a constante de Avogadro, que representa o número de átomos em um mol, é expressa como “6,022 x 1023“. Na química, o número de massa do átomo de carbono-12 é representado por “1,9926 x 10-23 g”.

Em resumo, a notação científica é uma ferramenta matemática indispensável quando se lida com números extremamente grandes ou pequenos. Sua capacidade de simplificar representações numéricas complexas permite que cientistas, engenheiros e pesquisadores expressem e compreendam melhor quantidades que, de outra forma, seriam difíceis de trabalhar e visualizar. Dominar essa notação é fundamental para qualquer pessoa envolvida em atividades científicas e matemáticas, pois ela nos permite desvendar as grandezas do universo de forma mais clara e acessível.

Agora que você estudou sobre notação científica, que tal fazer uma atividade para testar seus conhecimentos?

QUESTÃO 1

A distância entre a Terra e a Lua é de aproximadamente 384.400.000 metros. Qual a representação correta dessa distância usando notação científica.

(A) 0,03844 x 1010 metros

(B) 3,844 x 108 metros