You are currently viewing Matemática – Multiplicação

Matemática – Multiplicação

Olá, educando (a)!
Esta videoaula de Matemática foi veiculada na TV no dia 04/08/2021 (Quarta-feira).
Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

ATIVIDADE 1

APRENDEMOS QUE A MULTIPLICAÇÃO É UMA ADIÇÃO DAS PARCELAS IGUAIS E QUE SEMPRE PODEMOS INVERTER A ORDEM DOS FATORES QUE NÃO VAI ALTERAR O RESULTADO. ATRAVÉS DESSAS INFORMAÇÕES,  RESOLVA O PROBLEMA ABAIXO:

  • HELENA AJUDOU O PAI A PREPARAR A MESA PARA O ALMOÇO E DISTRIBUIU 3 PEDRAS DE GELO EM CADA UM DOS 4 COPOS DE SUCO. QUANTAS PEDRAS DE GELO HELENA USOU NO TOTAL?

ATIVIDADE 2

QUE TAL CONFECCIONAR O SEU PRÓPRIO PAINEL DA MULTIPLICAÇÃO? ASSIM VOCÊ TERÁ MAIS UMA FERRAMENTA PARA TE AUXILIAR NA REALIZAÇÃO DAS OPERAÇÕES E APRENDER A TABUADA. CONVIDE SUA FAMÍLIA PARA TE AUXILIAR.

PARA CONSTRUÇÃO DO PAINEL FORAM UTILIZADOS OS MATERIAIS:

  • PAPELÃO
  • TAMPINHAS DE GARRAFA PET
  • FOLHA DE PAPEL A4
  • CANETINHAS OU LÁPIS 
  • ELÁSTICOS

OBSERVAÇÃO: OS MATERIAIS PODEM SER SUBSTITUÍDOS CONFORME A SUA NECESSIDADE E IMAGINAÇÃO PERMITIR, VEJA O MODELO ABAIXO E COMECE A CRIAR O SEU.

ATIVIDADE 3

VEJA AS FICHAS ABAIXO:

QUAL É A COR DA FICHA COM O RESULTADO DAS MULTIPLICAÇÕES A SEGUIR, UTILIZE O PAINEL QUE ACABOU DE CONFECCIONAR PARA RESOLVER AS OPERAÇÕES ABAIXO:

  1. 3 X 4 =
  2. 5 X 8 =
  3. 2 X 9 =
  4. 4 X 8 =
  5. 4 X 6 =
  6. 4 X 7 =

 RELEMBRANDO!

  • APRENDEMOS O CONCEITO DE MULTIPLICAÇÃO
  • ELA É REPRESENTADA PELO SÍMBOLO ( X )
  • OBSERVAMOS SITUAÇÕES EM QUE USAMOS A MULTIPLICAÇÃO
  • APRENDEMOS VÁRIAS IDEIAS DE COMO RESOLVER ESSA OPERAÇÃO.

Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EF03MA07-B) Ler e interpretar problemas de multiplicação por 2, 3, 4, 5 e 10, com os significados de adição de parcelas iguais e elementos apresentados em disposição retangular, utilizando diferentes estratégias de cálculo e registros.
Referências:LIVRO: A CONQUISTA DA MATEMÁTICA 3|JOSÉ RUY GIOVANNI JR.| FTD|1ªEDIÇÃO|SÃO PAULO|2018|PÁGINA 147