You are currently viewing Matemática – Multiplicação e Divisão

Matemática – Multiplicação e Divisão

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC-GO ampliado e está destinada a estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental.

A MULTIPLICAÇÃO É UMA FORMA DE ADIÇÃO DE PARCELAS IGUAIS.

A DIVISÃO É O INVERSO DA MULTIPLICAÇÃO.

A SEGUIR RESOLVEREMOS ALGUNS PROBLEMAS RELACIONADOS À ESSAS OPERAÇÕES.

Disponível em: https://cutt.ly/U1ea8uz

ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:

Youtube, Canal: Conexão Escola – Aprender Sempre – Matemática – 2º Ano – 4º Bim – Videoaula 3 – LABIRINTO DA MULTIPLICAÇÃO

QUESTÃO 1

RESOLVA ALGUNS PROBLEMAS DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO NESTE DIVERTIDO JOGO. ACESSE O SITE A SEGUIR E DIVIRTA-SE:

https://cutt.ly/i1Nspza

CASO NÃO TENHA ACESSO À INTERNET, OS PROBLEMAS SÃO OS SEGUINTES:

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:
Propostas didáticas – Matemática – 2º ano – Conexão Escola SME (goiania.go.gov.br)


Componente Curricular:MATEMÁTICA
Habilidades estruturantes:(GO-EF02MA25) Compreender e utilizar o conceito da multiplicação como soma de parcelas iguais (2+2+2= 3 x 2), por meio de estratégias e formas de registro pessoais, utilizando ou não suporte de imagens e/ou material manipulável.
(EF02MA07-A) Ler e interpretar, coletivamente, problemas de multiplicação (por 2, 3, 4 e 5) com a ideia de adição de parcelas iguais por meio de estratégias e formas de registro pessoais, utilizando ou não suporte de imagem, desenhos, esquemas, escritas numéricas e/ou material manipulável.
(EF02MA08-A) Fazer divisões utilizando desenhos e justificar, por escrito ou oralmente, as divisões que fazem e as partes que são obtidas, utilizando materiais estruturados ou manipuláveis.
(EF02MA08-B) Ler e interpretar problemas do cotidiano envolvendo dobro, metade, triplo e terça parte, com o suporte de imagens ou material manipulável, utilizando estratégias pessoais. 
(EF02MA08-C) Resolver problemas do cotidiano envolvendo dobro, metade, triplo e terça parte, com o suporte de imagens ou material manipulável, com formas pessoais, tais como desenhos, escrita com palavras, esquemas, de resolução e não por procedimentos convencionais. 
Referências:CADERNO APRENDER SEMPRE- 4º Bimestre 2022- 2ºAno/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação.