You are currently viewing Matemática – Multiplicação e divisão

Matemática – Multiplicação e divisão

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC-GO Ampliado e está destinada a estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.

Multiplicação e divisão

A multiplicação e a divisão são operações matemáticas importantes que nos ajudam a resolver problemas de maneira eficiente. Vamos entender o que cada uma significa.

Multiplicação:

Quando multiplicamos, estamos basicamente somando grupos iguais de números. Por exemplo, se tivermos 3 grupos de 5 lápis cada, a multiplicação seria 3 vezes 5, o que nos daria um total de 15 lápis. Então, multiplicação é como fazer um grupo, juntando os grupos menores em um maior, e depois contar quantos são no total.

Imagem criada no Canva

Divisão:

A divisão é o oposto da multiplicação. Quando dividimos, estamos compartilhando um número em grupos iguais. Se tivermos 15 lápis e quisermos dividir em 3 grupos, cada grupo terá 5 lápis. Assim, divisão é dividir um número em partes iguais.

Imagem criada no Canva

Símbolos:

Na multiplicação, usamos o símbolo ‘x‘ e na divisão, usamos ‘÷‘.

Exemplo:

Se tivermos 4 grupos de maçãs, e cada grupo tem 5 maçãs, podemos multiplicar para encontrar o total de maçãs.

4 grupos x 5 maçãs = 20 maçãs

Se quisermos dividir essas 20 maçãs igualmente entre 4 amigos, podemos usar a divisão.

20 maçãs ÷ 4 amigos = 5 maçãs para cada

Em resumo, multiplicação é como juntar grupos iguais e contar quantos são, enquanto divisão é dividir um número em partes iguais. Essas operações nos ajudam a resolver problemas de maneira simples e eficaz.

Questão 1

Observe a imagem a seguir:

Disponível em: https://cutt.ly/10zFuzR acesso em 15, abr. 22.

Sabendo que há 8 rosas em cada vaso, ao regar três vasos, a menina estará regando
(A) 8 rosas
(B) 3 rosas
(C) 16 rosas
(D) 24 rosas

Questão 2

Observe o tabuleiro de damas abaixo:

Disponível em: https://cutt.ly/U0aIS38 acesso em 15, abr. 22.

Cada ‘quadradinho’ do tabuleiro (independente da cor) é chamado de casa. O tabuleiro da imagem tem
(A) 80 casas
(B) 64 casas
(C) 8 casas
(D) 16 casas

Questão 3

Certo dia, uma lanchonete vendeu 270 reais em sanduíches. Cada sanduíche custa 9 reais, sendo assim, encontre a quantidade de sanduíches vendida neste dia

Questão 4

João tem 56 chocolates e deseja colocá-los em saquinhos. Ele quer distribuir os chocolates igualmente e cada saquinho deve conter 7 chocolates. Calcule quantos saquinhos João vai precisar para fazer a distribuição

Autoria:Lucyana Oliveira Borba
Formação:Pedagogia
Componente Curricular:Matemática
Habilidade:(EF03MA05-B) Elaborar estratégias de cálculo para resolver problemas significativos envolvendo adição e subtração com números naturais em situações com uso de materiais manipuláveis e/ou jogos matemáticos.
(EF04MA06-A) Ler, interpretar e resolver problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação: adição de parcelas iguais, organização retangular, combinatória e proporcionalidade, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos da multiplicação de números naturais com 2 ou mais algoritmos no multiplicador.
(EF04MA07-A) Ler, interpretar e resolver problemas de divisão cujo divisor tenha no máximo dois algarismos, envolvendo os significados de repartição equitativa e de medida, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
(EF03MA07-B) Ler e interpretar problemas de multiplicação por 2, 3, 4, 5 e 10, com os significados de adição de parcelas iguais e elementos apresentados em disposição retangular, utilizando diferentes estratégias de cálculo e registros.
(EF03MA07-C) Analisar, coletivamente, problemas de multiplicação por 2, 3, 4, 5 e 10, com os significados de adição de parcelas iguais como 4 + 4 + 4 = 3 x 4 e elementos apresentados em disposição retangular na forma de um retângulo, utilizando diferentes estratégias de cálculo e registros em que 3 x 4 é um retângulo formado por três linhas com quatro colunas ou quadradinhos, em cada uma, logo, o total de colunas ou quadradinhos seria 3 x 4 = 12.
(EF03MA08-A) Ler, interpretar e resolver problemas de divisão de um número natural por outro até 10, com resto zero e com resto diferente de zero, com os significados de repartição equitativa e de medida, por meio de estratégias e registros pessoais, como em 10 dividido igualmente por 2 resulta em 5 para cada um (repartição equitativa); e 2 cabe 5 vezes em 10 (medida), utilizando receitas, desenhos, papel quadriculado, materiais diversos, registros numéricos, palavras, esquemas e símbolos.
Referências:BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.CADERNO APRENDER SEMPRE- 2º Bimestre 2022 – 4ºAno/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação.Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cutt.ly/MOsX7AS> acessado em 26, jan. 22.BURITI MAIS MATEMÁTICA, 4º ano, Editora Moderna, 2021.