Olá, educando (a)!
Esta videoaula de Matemática foi veiculada na TV no dia 04/08/2021 (Quarta-feira).
Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
ATIVIDADE 1
APRENDEMOS QUE A MULTIPLICAÇÃO É UMA ADIÇÃO DAS PARCELAS IGUAIS E QUE SEMPRE PODEMOS INVERTER A ORDEM DOS FATORES QUE NÃO VAI ALTERAR O RESULTADO. ATRAVÉS DESSAS INFORMAÇÕES, RESOLVA O PROBLEMA ABAIXO:
- HELENA AJUDOU O PAI A PREPARAR A MESA PARA O ALMOÇO E DISTRIBUIU 3 PEDRAS DE GELO EM CADA UM DOS 4 COPOS DE SUCO. QUANTAS PEDRAS DE GELO HELENA USOU NO TOTAL?
ATIVIDADE 2
QUE TAL CONFECCIONAR O SEU PRÓPRIO PAINEL DA MULTIPLICAÇÃO? ASSIM VOCÊ TERÁ MAIS UMA FERRAMENTA PARA TE AUXILIAR NA REALIZAÇÃO DAS OPERAÇÕES E APRENDER A TABUADA. CONVIDE SUA FAMÍLIA PARA TE AUXILIAR.
PARA CONSTRUÇÃO DO PAINEL FORAM UTILIZADOS OS MATERIAIS:
- PAPELÃO
- TAMPINHAS DE GARRAFA PET
- FOLHA DE PAPEL A4
- CANETINHAS OU LÁPIS
- ELÁSTICOS
OBSERVAÇÃO: OS MATERIAIS PODEM SER SUBSTITUÍDOS CONFORME A SUA NECESSIDADE E IMAGINAÇÃO PERMITIR, VEJA O MODELO ABAIXO E COMECE A CRIAR O SEU.
ATIVIDADE 3
VEJA AS FICHAS ABAIXO:
QUAL É A COR DA FICHA COM O RESULTADO DAS MULTIPLICAÇÕES A SEGUIR, UTILIZE O PAINEL QUE ACABOU DE CONFECCIONAR PARA RESOLVER AS OPERAÇÕES ABAIXO:
- 3 X 4 =
- 5 X 8 =
- 2 X 9 =
- 4 X 8 =
- 4 X 6 =
- 4 X 7 =
RELEMBRANDO!
- APRENDEMOS O CONCEITO DE MULTIPLICAÇÃO
- ELA É REPRESENTADA PELO SÍMBOLO ( X )
- OBSERVAMOS SITUAÇÕES EM QUE USAMOS A MULTIPLICAÇÃO
- APRENDEMOS VÁRIAS IDEIAS DE COMO RESOLVER ESSA OPERAÇÃO.
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EF03MA07-B) Ler e interpretar problemas de multiplicação por 2, 3, 4, 5 e 10, com os significados de adição de parcelas iguais e elementos apresentados em disposição retangular, utilizando diferentes estratégias de cálculo e registros. |
Referências: | LIVRO: A CONQUISTA DA MATEMÁTICA 3|JOSÉ RUY GIOVANNI JR.| FTD|1ªEDIÇÃO|SÃO PAULO|2018|PÁGINA 147 |