You are currently viewing MATEMÁTICA – Metade e terça parte

MATEMÁTICA – Metade e terça parte

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC-GO ampliado e está destinada a estudantes do 3º ano do ensino fundamental.

METADE É QUANDO DIVIDIMOS UMA QUANTIDADE POR DOIS. E TERÇA PARTE É O RESULTADO DA DIVISÃO POR TRÊS.

VAMOS RESOLVER ALGUMAS QUESTÕES?

Disponível em: https://cutt.ly/6XQ78jA acesso em 26, jul. 22.

ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO:

Aprender Sempre – Matemática – 3º Ano – 3º Bim – Videoaula 2 – As Quatro Operações, Metade e Terça Parte

QUESTÃO 1

DESENHE E PINTE A METADE DOS OBJETOS DE CADA CONJUNTO:

QUESTÃO 2

QUAL A METADE DE CADA QUANTIDADE?

20: ______           14: ________           22: _______            30: _________

QUESTÃO 3

NO JANTAR QUE ACONTECEU NA CASA DE ANA, FORAM DISTRIBUÍDAS 27 FRUTAS PARA A SOBREMESA. ANDRÉ, PRIMO DE ANA, COMEU A TERÇA PARTE DESSAS FRUTAS. SENDO ASSIM, QUANTAS FRUTAS ANDRÉ COMEU?

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: Propostas didáticas – Matemática – 3º ano – Conexão Escola SME (goiania.go.gov.br)

Componente CurricularMATEMÁTICA
Habilidade(EF03MA05-A) Utilizar diferentes procedimentos de cálculo, mental ou escrito, exato ou aproximado incluindo estratégias pessoais e convencionais, identificando as ideias e significados dessas operações e seus fatos básicos para a adição e subtração na resolução de problemas.
(EF03MA06-B) Analisar soluções de problemas de adição e subtração com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades, utilizando diferentes estratégias de cálculo exato ou aproximado, incluindo cálculo mental.
(EF03MA07-D) Elaborar problemas de multiplicação por 2, 3, 4, 5 e 10, com os significados de adição de parcelas iguais e elementos apresentados em disposição retangular, utilizando diferentes estratégias de cálculo, registros, como desenhos, esquemas e suporte de imagem, bem como discutir as soluções.
(EF03MA08-A) Ler, interpretar e resolver problemas de divisão de um número natural por outro até 10, com resto zero e com resto diferente de zero, com os significados de repartição equitativa e de medida, por meio de estratégias e registros pessoais, como em 10 dividido igualmente por 2 resulta em 5 para cada um (repartição equitativa); e 2 cabe 5 vezes em 10 (medida), utilizando receitas, desenhos, papel quadriculado, materiais diversos, registros numéricos, palavras, esquemas e símbolos.
(EF03MA09-A) Associar o quociente de uma divisão com resto zero de um número natural por 2, 3, 4, 5 e 10 às ideias de metade, terça, quarta, quinta e décima partes. Exemplo: 12 : 3 = 4 pode ser escrito como 12/3 = 4, indicando que 4 é a terça parte de 12.
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CADERNO APRENDER SEMPRE- 3º Bimestre 2022- 3ºAno/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação.
Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cutt.ly/MOsX7AS> acessado em 29, jan. 22.