Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC-GO ampliado e está destinada a estudantes do 3º ano do ensino fundamental.
METADE É QUANDO DIVIDIMOS UMA QUANTIDADE POR DOIS. E TERÇA PARTE É O RESULTADO DA DIVISÃO POR TRÊS.
VAMOS RESOLVER ALGUMAS QUESTÕES?
ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO:
QUESTÃO 1
DESENHE E PINTE A METADE DOS OBJETOS DE CADA CONJUNTO:
QUESTÃO 2
QUAL A METADE DE CADA QUANTIDADE?
20: ______ 14: ________ 22: _______ 30: _________
QUESTÃO 3
NO JANTAR QUE ACONTECEU NA CASA DE ANA, FORAM DISTRIBUÍDAS 27 FRUTAS PARA A SOBREMESA. ANDRÉ, PRIMO DE ANA, COMEU A TERÇA PARTE DESSAS FRUTAS. SENDO ASSIM, QUANTAS FRUTAS ANDRÉ COMEU?
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: Propostas didáticas – Matemática – 3º ano – Conexão Escola SME (goiania.go.gov.br)
Componente Curricular | MATEMÁTICA |
Habilidade | (EF03MA05-A) Utilizar diferentes procedimentos de cálculo, mental ou escrito, exato ou aproximado incluindo estratégias pessoais e convencionais, identificando as ideias e significados dessas operações e seus fatos básicos para a adição e subtração na resolução de problemas. (EF03MA06-B) Analisar soluções de problemas de adição e subtração com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades, utilizando diferentes estratégias de cálculo exato ou aproximado, incluindo cálculo mental. (EF03MA07-D) Elaborar problemas de multiplicação por 2, 3, 4, 5 e 10, com os significados de adição de parcelas iguais e elementos apresentados em disposição retangular, utilizando diferentes estratégias de cálculo, registros, como desenhos, esquemas e suporte de imagem, bem como discutir as soluções. (EF03MA08-A) Ler, interpretar e resolver problemas de divisão de um número natural por outro até 10, com resto zero e com resto diferente de zero, com os significados de repartição equitativa e de medida, por meio de estratégias e registros pessoais, como em 10 dividido igualmente por 2 resulta em 5 para cada um (repartição equitativa); e 2 cabe 5 vezes em 10 (medida), utilizando receitas, desenhos, papel quadriculado, materiais diversos, registros numéricos, palavras, esquemas e símbolos. (EF03MA09-A) Associar o quociente de uma divisão com resto zero de um número natural por 2, 3, 4, 5 e 10 às ideias de metade, terça, quarta, quinta e décima partes. Exemplo: 12 : 3 = 4 pode ser escrito como 12/3 = 4, indicando que 4 é a terça parte de 12. |
Referências | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. CADERNO APRENDER SEMPRE- 3º Bimestre 2022- 3ºAno/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cutt.ly/MOsX7AS> acessado em 29, jan. 22. |