You are currently viewing MATEMÁTICA – MEDIDAS PADRONIZADAS E NÃO PADRONIZADAS

MATEMÁTICA – MEDIDAS PADRONIZADAS E NÃO PADRONIZADAS

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MATEMÁTICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.


IMAGEM CRIADA NO CANVA

MEDIDAS PADRONIZADAS E NÃO PADRONIZADAS

DESDE HÁ MUITO TEMPO OS HUMANOS BUSCAM FORMAS DE CONTAR, QUANTIFICAR E MEDIR COISAS.
AS MEDIDAS NÃO PADRONIZADAS, NÃO TEM VALOR EXATO. ATUALMENTE, ALGUMAS DESSAS UNIDADES SÃO USADAS COM UM VALOR APROXIMADO, PARA FACILITAR AS MEDIÇÕES.

PALMO (CERCA DE 22 CM)

IMAGEM CRIADA NO CANVA

GERALMENTE, AS MEDIDAS NÃO PADRONIZADAS UTILIZAM PARTES DO CORPO COMO MÃOS, PÉS, DEDOS E BRAÇOS.

MEDIDAS PADRONIZADAS NÃO MUDAM, INDEPENDENTE DE QUEM OU ONDE É USADA.

LITRO

IMAGEM CRIADA NO CANVA

QUESTÃO 1

OBSERVE A IMAGEM:

IMAGEM CRIADA NO CANVA

MANU USOU ESSA QUANTIDADE DE COPOS PARA ENCHER UMA GARRAFA COM UM LITRO DE SUCO DE LARANJA. UTILIZANDO UMA MEDIDA NÃO PADRONIZADA PODEMOS DIZER QUE NA GARRAFA CABEM:

A) 3 COPOS DE SUCO

B) 5 COPOS DE SUCO

C) 1 COPO DE SUCO

D) 4 COPOS DE SUCO

QUESTÃO 2

IMAGEM CRIADA NO CANVA

NA RECEITA ACIMA FORAM USADAS ALGUMAS MEDIDAS PADRONIZADAS. QUAL UNIDADE DE MEDIDA FOI UTILIZADA PARA INDICAR A QUANTIDADE DE QUEIJO MUÇARELA?

A) COLHER

B) LATA

C) LITRO

D) GRAMAS

QUESTÃO 3

IMAGEM CRIADA NO CANVA

IMAGINE QUE NÃO EXISTISSEM AS UNIDADES DE MEDIDA DE TEMPO QUE CONHECEMOS HOJE. COMO PODERÍAMOS SABER A DURAÇÃO DO TEMPO? VOCÊ CONSEGUE IMAGINAR OUTRAS FORMAS DE ENTENDER O TEMPO?

QUESTÃO 4

OBSERVE A IMAGEM ABAIXO:

IMAGEM CRIADA NO CANVA

A IMAGEM MOSTRA UMA TEMPERATURA DE 31 GRAUS CELSIUS (31°C). COM ESSA TEMPERATURA, O DIA ESTÁ QUENTE OU FRIO? POR QUE VOCÊ ACHA ISSO?


POR LUCYANA OLIVEIRA BORBA

GRADUADA EM PEDAGOGIA

Componente CurricularMATEMÁTICA
Habilidades(EF02MA16-C) ESTIMAR, MEDIR E COMPARAR COMPRIMENTOS DE LADOS DE SALAS, INCLUINDO CONTORNO, E DE POLÍGONOS, UTILIZANDO UNIDADES DE MEDIDA NÃO PADRONIZADAS, COMO PALMOS, PASSOS, E PADRONIZADAS, COMO METRO, CENTÍMETRO E MILÍMETRO, E INSTRUMENTOS ADEQUADOS, RÉGUA, TRENA E FITA MÉTRICA, EM DIFERENTES CONTEXTOS, IDENTIFICANDO QUANTAS VEZES UMA UNIDADE DE MEDIDA CABE NO COMPRIMENTO MEDIDO, EXPRESSO POR NÚMERO E UNIDADE UTILIZADA.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CADERNO APRENDER SEMPRE – 1º Bimestre 2023- 2ºAno/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação.
Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cutt.ly/MOsX7AS> acessado em 26, jan. 22.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR. Ministério da Educação. Disponível em: <https://cutt.ly/hOsCu2n> acessado em 26, jan. 22.