ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MATEMÁTICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
![](https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2023/02/1.png)
MEDIDAS PADRONIZADAS E NÃO PADRONIZADAS
DESDE HÁ MUITO TEMPO OS HUMANOS BUSCAM FORMAS DE CONTAR, QUANTIFICAR E MEDIR COISAS.
AS MEDIDAS NÃO PADRONIZADAS, NÃO TEM VALOR EXATO. ATUALMENTE, ALGUMAS DESSAS UNIDADES SÃO USADAS COM UM VALOR APROXIMADO, PARA FACILITAR AS MEDIÇÕES.
PALMO (CERCA DE 22 CM)
![](https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2023/02/PALMO.jpg)
GERALMENTE, AS MEDIDAS NÃO PADRONIZADAS UTILIZAM PARTES DO CORPO COMO MÃOS, PÉS, DEDOS E BRAÇOS.
MEDIDAS PADRONIZADAS NÃO MUDAM, INDEPENDENTE DE QUEM OU ONDE É USADA.
LITRO
![](https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2023/02/LITRO.jpg)
QUESTÃO 1
OBSERVE A IMAGEM:
![](https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2023/02/SUCO-576x1024.jpg)
MANU USOU ESSA QUANTIDADE DE COPOS PARA ENCHER UMA GARRAFA COM UM LITRO DE SUCO DE LARANJA. UTILIZANDO UMA MEDIDA NÃO PADRONIZADA PODEMOS DIZER QUE NA GARRAFA CABEM:
A) 3 COPOS DE SUCO
B) 5 COPOS DE SUCO
C) 1 COPO DE SUCO
D) 4 COPOS DE SUCO
QUESTÃO 2
NA RECEITA ACIMA FORAM USADAS ALGUMAS MEDIDAS PADRONIZADAS. QUAL UNIDADE DE MEDIDA FOI UTILIZADA PARA INDICAR A QUANTIDADE DE QUEIJO MUÇARELA?
A) COLHER
B) LATA
C) LITRO
D) GRAMAS
QUESTÃO 3
![](https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2023/02/TEMPO-1024x1024.jpg)
IMAGINE QUE NÃO EXISTISSEM AS UNIDADES DE MEDIDA DE TEMPO QUE CONHECEMOS HOJE. COMO PODERÍAMOS SABER A DURAÇÃO DO TEMPO? VOCÊ CONSEGUE IMAGINAR OUTRAS FORMAS DE ENTENDER O TEMPO?
QUESTÃO 4
OBSERVE A IMAGEM ABAIXO:
![](https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/wp-content/uploads/2023/02/3-2.png)
A IMAGEM MOSTRA UMA TEMPERATURA DE 31 GRAUS CELSIUS (31°C). COM ESSA TEMPERATURA, O DIA ESTÁ QUENTE OU FRIO? POR QUE VOCÊ ACHA ISSO?
POR LUCYANA OLIVEIRA BORBA
GRADUADA EM PEDAGOGIA
Componente Curricular | MATEMÁTICA |
Habilidades | (EF02MA16-C) ESTIMAR, MEDIR E COMPARAR COMPRIMENTOS DE LADOS DE SALAS, INCLUINDO CONTORNO, E DE POLÍGONOS, UTILIZANDO UNIDADES DE MEDIDA NÃO PADRONIZADAS, COMO PALMOS, PASSOS, E PADRONIZADAS, COMO METRO, CENTÍMETRO E MILÍMETRO, E INSTRUMENTOS ADEQUADOS, RÉGUA, TRENA E FITA MÉTRICA, EM DIFERENTES CONTEXTOS, IDENTIFICANDO QUANTAS VEZES UMA UNIDADE DE MEDIDA CABE NO COMPRIMENTO MEDIDO, EXPRESSO POR NÚMERO E UNIDADE UTILIZADA. |
Referências | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. CADERNO APRENDER SEMPRE – 1º Bimestre 2023- 2ºAno/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cutt.ly/MOsX7AS> acessado em 26, jan. 22. PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR. Ministério da Educação. Disponível em: <https://cutt.ly/hOsCu2n> acessado em 26, jan. 22. |