You are currently viewing Matemática – Medidas não padronizadas e trajetos

Matemática – Medidas não padronizadas e trajetos

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC-GO ampliado e está destinada a estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.

Medidas não padronizadas

Medidas não padronizadas são formas de medir algo sem usar instrumentos ou unidades de medida específicas, como uma régua ou uma balança. Em vez disso, você usa objetos comuns para fazer a medição.

As medidas de comprimento não padronizadas são maneiras simples de medir o tamanho de objetos usando partes do nosso corpo ou objetos comuns. Aqui estão algumas medidas de comprimento não padronizadas comumente usadas:

Passos: Você pode usar seus próprios passos para medir o comprimento de algo. Dê passos do começo ao fim do objeto e conte quantos passos você deu. Por exemplo, se você tem passos curtos, pode levar mais passos para medir o objeto do que alguém com passos mais longos.

Imagem criada no Canva

Palmo: O palmo é a medida do comprimento da sua mão, desde o pulso até a ponta do dedo médio esticado. Você pode usar o palmo para estimar o tamanho de algo colocando sua mão sobre o objeto e vendo quantos palmos são necessários para cobri-lo.

Imagem criada no Canva

Pés: Você pode usar os pés para medir o comprimento de objetos menores. Por exemplo, você pode medir o comprimento de uma mesa contando quantos pés de uma pessoa são necessários para cobrir a mesa.

Imagem criada no Canva

Essas medidas de comprimento não padronizadas são úteis para situações em que você não tem uma régua ou fita métrica disponível. No entanto, lembre-se de que essas medidas não são tão precisas quanto as medidas padronizadas e podem variar de pessoa para pessoa.

Assista a videoaula abaixo:

Canal Portal Conexão Escola “4º Ano – Matemática – Aprender Sempre – 2ºBimestre Videoaula 1 – Conhecendo medidas não padronizadas e trajetos”. Disponível em: <https://youtu.be/teRn-ypy3tE>. Acesso em: 26 abr. 2022.

Questão 01

Você consegue imaginar como as pessoas mediam as coisas antigamente? Para medir comprimentos eram utilizadas partes do corpo como a palma da mão, o passo, o pé, o dedo, entre outros. Essas são as medidas que chamamos de não padronizadas. Quantos palmos dá o comprimento da mesa de sua casa? Peça a outra pessoa da casa para fazer a mesma medida. A quantidade de palmos foi a mesma? Por quê?

Na sua casa, quantos passos dá do quarto até o banheiro?

Questão 02

Que tal brincar com um jogo de localização?

Fonte: https://cutt.ly/RGckJ6R

Questão 03

Observe a imagem abaixo:

Imagem criada no Canva

O comprimento do carro equivale a quantos ‘pés’?

a) 4

b) 5

c) 6

d) 7

Questão 04

Laura comprou uma calça que ficou muito comprida.

Imagem criada no Canva

Na sua opinião, qual medida não padronizada Laura precisa usar para ajustar o comprimento da calça?

a) pés

b) passos

c) palmos

d) dedos

Autoria:Lucyana Oliveira Borba
Formação:Pedagogia
Componente Curricular:Matemática
Habilidade:(EF03MA19-A) Estimar, medir o comprimento de objetos diversos e identificar quantas vezes a unidade de medida cabe no que está sendo medido, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas mais usuais, como metro, centímetro e milímetro, e diversos instrumentos de medida.
(EF03MA19-B) Comparar comprimentos diversos, escolhendo uma unidade e expressando a medição numericamente com a identificação da unidade, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas mais usuais, como metro, centímetro e milímetro, e diversos instrumentos de medida.
Referências:BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CADERNO APRENDER SEMPRE- 2º Bimestre 2022- 4ºAno/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação.
Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cutt.ly/MOsX7AS> acessado em 26, jan. 22.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR. Ministério da Educação. Disponível em: <https://cutt.ly/hOsCu2n> acessado em 26, jan. 22.