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Matemática – Medidas de tempo e de temperatura

Olá, educando (a)!Esta videoaula de Matemática foi veiculada na TV no dia 06/08/21. Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

 Nesta aula você aprenderá ler, interpretar, resolver e elaborar problemas envolvendo medidas de tempo e de temperatura. Também realizará algumas atividades utilizando as unidades de medida mais usuais em nosso dia a dia.

Assista o vídeo da professora Jussarinha – A importância do tempo e temperatura

Matemática | Turma E | 5 Ano | Ciclo da Infância

Como você assistiu na videoaula da professora Jussarinha , as medidas de tempo e de temperatura estão muito presentes em nosso cotidiano. Elas são utilizadas para medir o tempo que gastamos para cumprir todas atividades do nosso dia, quanto tempo gastamos para nos deslocar de um lugar a para outro. É possível ainda medir a temperatura do nosso corpo ao primeiro sinal de alguma doença ou desconforto e também medir a temperatura devido a sensação de calor ou frio dos ambientes.

As medidas de tempo foram sendo inventadas de acordo com a necessidade humana de controlar o tempo. Os instrumentos utilizados para medir o tempo começaram a surgir na Pré-história e a posição do sol foi o primeiro registro de contagem do tempo. É muito comum fazermos uso da ideia de tempo, para nos localizarmos em relação ao que aconteceu no passado, ao que está acontecendo agora e até o que está por vir, no futuro. Assim, dividimos o tempo em horas e dias.

Como sabemos, um dia e uma noite completos somam 24 horas, uma hora tem 60 minutos e um minuto tem 60 segundos. Se o período a ser analisado for mais longo, usamos o ano que tem 365 dias, organizados em 12 meses.

Em vários calendários as unidades de tempo são iguais, tendo como unidade básica, o dia.

A semana é o conjunto de 7 dias, porém, ela não é considerada um evento astronômico com o dia, pois ele é considerado como o tempo que a Terra leva para fazer uma rotação em torno do próprio eixo. Ao nos referirmos ao mês, temos a marcação do ciclo de fases da lua e, é o tempo que a lua gasta para completar a órbita em torno da Terra. Quando falamos em ano, veremos o ciclo das estações e esta é a duração que a Terra leva para percorrer sua órbita em torno do Sol, cerca de 365 dias e 6 horas.

Com o passar do tempo, tudo muda: modificam-se as paisagens, ocorrem mudanças nos corpos dos seres vivos, assim como seus hábitos e modo de vida.

Calendário

Divisão de tempo, contagem e agrupamento de dias em meses, ano, tudo isso representa e registra a passagem do tempo. De certa forma, é curioso analisar a evolução do calendário, um sistema criado para registrar o agrupamento da contagem de dias.

Antigamente, as pessoas olhavam para o céu para medir o tempo. Viam o sol nascer, a lua chegar e os dias ficarem mais curtos ou mais longos, conforme mudava o ciclo das estações. Os sumérios usavam um calendário de 12 meses lunares, sendo que a cada 4 anos acresciam 1 mês. Este modelo foi exemplo para a criação dos calendários grego e judaico. Mais à frente, os egípcios antigos, criaram um calendário que correspondia às estações. Era dividido em 12 meses de 30 dias, e acrescentavam 5 dias no final. Já os romanos antigos tinham um ano lunar de 355 dias e, acrescentaram meses extras para se igualar ao ano solar. Porém, com o passar do tempo, defasou em relação às estações do ano. O líder romano Júlio César, decidiu que a duração do ano seria de 365 dias e 6 horas e que a cada 4 anos, o ano teria 366 dias. Esse calendário juliano, tinha duração de 12 meses como a que temos hoje. Contudo, muitos outros calendários foram surgindo, como dos nativos americanos    ( maias e astecas), muculmanos, judaicos e hindus. Porém, o que é mais usado e que prevalece na maioria dos países é o gregoriano, cuja aceitação em lugares não católicos, demorou se consolidar, por ter sido inventado pelo Papa Gregório XIII.

Mudança das horas

As diferenças de horários existem devido aos fusos horários. Eles foram inventados para definir horários em todas partes do mundo; Ao todo são 24 fusos existentes. Você já ouviu dizer que enquanto é dia no Brasil, no Japão é noite e vice-versa? Pois bem, isso acontece por causa do movimento de rotação da Terra em torno do seu eixo, que leva 24 horas ou 1 dia.  Falamos do tempo e agora eu quero que você pense comigo, quanto tempo será que você leva para tomar banho, escovar os dentes e almoçar? anote aí e depois me conte.

Como eu falei em almoço, comida, vamos falar um pouco sobre a temperatura. 

Em certos momentos precisamos medir a temperatura, pode ser de pessoas, animais e ambientes. Para medir a temperatura, o instrumento usado é o termômetro.

Fonte: Giovanni Junior, José Ruy – A conquista da matemática, 5º ano: componente curricular matemática: ensino fundamental, anos iniciais / José Ruy  Giovanni Junior.- 1ª ed.- São Paulo: FTD, 2018

Como você observou na imagem acima, temos dois tipos de termômetros: o de rua, que é usado para medir a temperatura do ambiente e o clínico digital, que é utilizado para medir a temperatura corporal. Usamos o termômetro para medir se as temperaturas estão altas ou baixas. Existem ainda os termômetros meteorológicos, de radiação, pirômetro óptico. Porém, o mais conhecido é o termômetro clínico.

Para expressar a medida de temperatura, podemos utilizar como unidade de medida o grau Celsius, cujo símbolo é a letra C maiúscula. É conhecido também como graus centígrados e é uma escala termométrica do Sistema métrico.

Fonte: acervo pessoal professora Jussarinha

A previsão de tempo é possível graças à meteorologia, ciência que estuda a atmosfera e seus fenômenos. É comum se fazer a previsão de temperaturas máximas e mínimas para um determinado dia. Veja a previsão de tempo de uma cidade no período de 1 semana:

Fonte: Giovanni Junior, José Ruy – A conquista da matemática, 5º ano: componente curricular matemática: ensino fundamental, anos iniciais / José Ruy  Giovanni Junior.- 1ª ed.- São Paulo: FTD, 2018

Conforme a imagem acima, temos em vermelho as temperaturas mais elevadas (quentes) e em azul as temperaturas baixas(frias). A temperatura não é uma medida de calor, mas a diferença dela é a responsável pela transferência da energia térmica na forma de calor. Como por exemplo, a passagem do calor de uma frigideira quente para o alimento colocado nela, por condução térmica. Ao esquentar água e suas moléculas subirem, o calor se espalha e damos o nome de convecção. Já a irradiação térmica é a transferência de calor entre objetos que não estão em contato entre si. Como por exemplo, quando uma pessoa sente o calor de um forno ou de um aquecedor ligado à distância.

Mas se ao invés de falarmos de calor, falarmos de frio, congelamento, por exemplo, vamos falar de redução de temperatura. No caso de água pura, o processo de congelamento se inicia com a queda da temperatura para pouco menos de 0ºC.Se o congelamento for de alimentos por exemplo, eles não congelam à 0ºC, eles geralmente começam a congelar por volta de -5ºC. Vale lembrar que conservação é o conjunto de medidas permanentes para impedir que algo deteriora, estrague com o tempo. 

Atividade 1

Já falamos de tempo e como podemos medi-lo. Falamos também sobre como medir a temperatura e quais instrumentos usamos. Agora, pra não perder o costume, você resolverá alguns desafios matemáticos: resolva em seu caderno, as situações problemas a seguir.

Questão 1: Hoje cedo, às 9h Elza estava com uma febre de 40ºC. Ao chegar no hospital, foi medicada e sua temperatura chegou a 36ºC. Quantos graus a temperatura corpórea de Elza abaixou?

Questão 2: Carlos percorreu 1.200km de carro, em 12 horas. Quantas horas ele vai gastar para percorrer 2.600 km com o mesmo carro?

Questão 3: Faça uma pesquisa sobre a importância do calendário. Quais informações você pode obter no decorrer de um ano? 

Questão 4: Atualmente para entrar em lojas e comércio em geral, está sendo usado o termômetro. Qual tipo? Porque está se usando tanto o termômetro?


Relembrando a aula: Então moçada, nesta aula de matemática, falamos sobre as unidades mais usadas para medir tempo e temperatura. Compreendemos como o calendário foi criado e como é a divisão de anos, meses, semanas, dias, noites, horas, minutos e segundos. Conhecemos alguns instrumentos utilizados para verificar a temperatura de ambientes, corpos e alimentos.

ReferênciasRelógio de sol – Um relógio de sol com as horas em algarismos romanos. Disponível em:https://escola.britannica.com.br/artigo/tempo/482677/recursos/170631 Acesso em 25 de maio de 2021.
Tempo. Disponível em: https://escola.britannica.com.br/artigo/tempo/482677 Acesso em 25 de maio de 2021.
Calendário. Disponível em:https://escola.britannica.com.br/artigo/calend%C3%A1rio/480881#287285 Acesso em 25 de maio de 2021.
Calor,Disponível em:  https://escola.britannica.com.br/artigo/calor/481470 Acesso em 26 de maio de 2021.
Congelador. Disponível em:https://escola.britannica.com.br/artigo/congelador/483192#293227 Acesso em 25 de maio de 2021.
Giovanni Junior, José Ruy – A conquista da matemática, 5º ano: componente curricular matemática: ensino fundamental, anos iniciais / José Ruy  Giovanni Junior.- 1ª ed.- São Paulo: FTD, 2018
Componente CurricularHabilidade
Matemática(EF05MA19-D) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas envolvendo medidas de tempo, recorrendo a transformações entre as unidades mais usuais em contextos socioculturais.
(EF05MA19-E) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas envolvendo medidas de temperatura, recorrendo a transformações entre as unidades mais usuais em contextos socioculturais.