You are currently viewing Matemática – Medidas de massa e capacidade

Matemática – Medidas de massa e capacidade

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC-GO ampliado e está destinada a estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental.

USAMOS ESSAS MEDIDAS PARA SABER NOSSA MASSA CORPORAL, PARA REALIZARMOS A COMPRA DE PRODUTOS, ENTRE OUTRAS COISAS.

AS MEDIDAS DE CAPACIDADE SÃO USADAS PARA MEDIR O VOLUME DOS OBJETOS.

VAMOS RESOLVER ALGUNS PROBLEMAS ENVOLVENDO MEDIDAS DE MASSA E CAPACIDADE.

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

Disponível em: https://cutt.ly/oXFQKkr acesso em 30, jul. 22.

ASSISTA A VÍDEOAULA A SEGUIR:

Aprender Sempre – Matemática – 2º Ano – 3º Bim – Videoaula 3: Resolvendo problemas com medidas de massa e capacidade

QUESTÃO 1

ACESSE O LINK A SEGUIR E RESPONDA AS QUESTÕES:

https://cutt.ly/0XFWrU6 

CASO NÃO POSSA ACESSAR A INTERNET, RESPONDA ABAIXO:

QUESTÃO 2

A AVÓ DE JULIANA PEDIU QUE ELA FOSSE AO SUPERMERCADO COMPRAR DOIS QUILOGRAMAS DE ARROZ, UM QUILOGRAMA DE SAL E TRÊS QUILOGRAMAS DE AÇÚCAR. QUANTOS QUILOGRAMAS DE ALIMENTOS JULIANA DEVERÁ COMPRAR?

QUESTÃO 3

BERNARDO COMPROU 1 LITRO DE LEITE E DISTRIBUIRÁ EM COPOS CUJA CAPACIDADE É DE 200 MILILITROS CADA UM. QUANTOS COPOS ELE CONSEGUIRÁ ENCHER?


Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:
Propostas didáticas – Matemática – 2º ano – Conexão Escola SME (goiania.go.gov.br)


Componente Curricular:MATEMÁTICA
Habilidade:(EF02MA05-A) Explorar a decomposição de escritas numéricas para a realização de cálculos, mentais ou escritos, que envolvam adição e subtração.
(EF02MA05-B) Utilizar sinais convencionais (+, –, =) na escrita de operações de adição e subtração.
(EF02MA06-A) Ler e interpretar problemas de adição e subtração, envolvendo números de até três ordens.
(EF02MA06-D) Elaborar problemas de adição e de subtração, coletivamente, envolvendo números de até três ordens, com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, utilizando estratégias pessoais ou convencionais. Exemplo: elaborar uma pergunta para uma situação problema, elaborar um problema parecido a outro dado ou uma nova pergunta para esse problema, modificando o texto ou reescrevendo-o.
(EF02MA17-A) Estimar, medir e comparar capacidade e massa, utilizando estratégias pessoais e unidades de medidas não padronizadas, como copos, colheres, xícaras ou padronizadas, como litro, mililitro, grama e quilograma, relacionando litro e mililitro (1l equivale a 1000 mL) e grama e o quilograma (1 kg equivale a 1000 g) em contextos diversos: receitas, capacidade das embalagens, balanças para medir massa de objetos, para analisar o uso de balanças digitais em mercados, medidas de massa e capacidade no cotidiano das pessoas.
(EF02MA17-B) Relacionar as medidas de capacidade e massa, utilizando estratégias pessoais e unidades de medida nãopadronizadas, como copos, colheres, xícaras ou padronizadas, como litro, mililitro, grama e quilograma, para resolver problemas diversos.
Referências:BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CADERNO APRENDER SEMPRE- 3º Bimestre 2022- 2ºAno/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação.
Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cutt.ly/MOsX7AS> acessado em 26, jan. 22.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR. Ministério da Educação. Disponível em: <https://cutt.ly/hOsCu2n> acessado em 26, jan. 22.