Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC-GO ampliado e está destinada a estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental.
USAMOS ESSAS MEDIDAS PARA SABER NOSSA MASSA CORPORAL, PARA REALIZARMOS A COMPRA DE PRODUTOS, ENTRE OUTRAS COISAS.
AS MEDIDAS DE CAPACIDADE SÃO USADAS PARA MEDIR O VOLUME DOS OBJETOS.
VAMOS RESOLVER ALGUNS PROBLEMAS ENVOLVENDO MEDIDAS DE MASSA E CAPACIDADE.
VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?
ASSISTA A VÍDEOAULA A SEGUIR:
QUESTÃO 1
ACESSE O LINK A SEGUIR E RESPONDA AS QUESTÕES:
CASO NÃO POSSA ACESSAR A INTERNET, RESPONDA ABAIXO:
QUESTÃO 2
A AVÓ DE JULIANA PEDIU QUE ELA FOSSE AO SUPERMERCADO COMPRAR DOIS QUILOGRAMAS DE ARROZ, UM QUILOGRAMA DE SAL E TRÊS QUILOGRAMAS DE AÇÚCAR. QUANTOS QUILOGRAMAS DE ALIMENTOS JULIANA DEVERÁ COMPRAR?
QUESTÃO 3
BERNARDO COMPROU 1 LITRO DE LEITE E DISTRIBUIRÁ EM COPOS CUJA CAPACIDADE É DE 200 MILILITROS CADA UM. QUANTOS COPOS ELE CONSEGUIRÁ ENCHER?
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:
Propostas didáticas – Matemática – 2º ano – Conexão Escola SME (goiania.go.gov.br)
Componente Curricular: | MATEMÁTICA |
Habilidade: | (EF02MA05-A) Explorar a decomposição de escritas numéricas para a realização de cálculos, mentais ou escritos, que envolvam adição e subtração. (EF02MA05-B) Utilizar sinais convencionais (+, –, =) na escrita de operações de adição e subtração. (EF02MA06-A) Ler e interpretar problemas de adição e subtração, envolvendo números de até três ordens. (EF02MA06-D) Elaborar problemas de adição e de subtração, coletivamente, envolvendo números de até três ordens, com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, utilizando estratégias pessoais ou convencionais. Exemplo: elaborar uma pergunta para uma situação problema, elaborar um problema parecido a outro dado ou uma nova pergunta para esse problema, modificando o texto ou reescrevendo-o. (EF02MA17-A) Estimar, medir e comparar capacidade e massa, utilizando estratégias pessoais e unidades de medidas não padronizadas, como copos, colheres, xícaras ou padronizadas, como litro, mililitro, grama e quilograma, relacionando litro e mililitro (1l equivale a 1000 mL) e grama e o quilograma (1 kg equivale a 1000 g) em contextos diversos: receitas, capacidade das embalagens, balanças para medir massa de objetos, para analisar o uso de balanças digitais em mercados, medidas de massa e capacidade no cotidiano das pessoas. (EF02MA17-B) Relacionar as medidas de capacidade e massa, utilizando estratégias pessoais e unidades de medida nãopadronizadas, como copos, colheres, xícaras ou padronizadas, como litro, mililitro, grama e quilograma, para resolver problemas diversos. |
Referências: | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. CADERNO APRENDER SEMPRE- 3º Bimestre 2022- 2ºAno/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cutt.ly/MOsX7AS> acessado em 26, jan. 22. PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR. Ministério da Educação. Disponível em: <https://cutt.ly/hOsCu2n> acessado em 26, jan. 22. |