You are currently viewing Matemática – Medidas convencionais ou não

Matemática – Medidas convencionais ou não

Esta atividade tem como base as Sequências Didáticas propostas pelo Programa Minha Escola é Nota 10 (MEN 10) – Goiânia, com base no DC-GO Ampliado e está destinada a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental.

Medidas convencionais ou não

O que são grandezas e medidas?

Grandezas são coisas que podemos medir, como comprimento (tamanho), peso (massa), capacidade (volume) e tempo. Medidas são os números que usamos para representar o tamanho dessas grandezas. Por exemplo, podemos medir o comprimento de uma mesa em metros, o peso de uma maçã em gramas e a capacidade de uma garrafa em litros.

Estimando medidas convencionais:

Quando usamos unidades de medida convencionais, como metros, centímetros, gramas e litros, é mais fácil estimar. Por exemplo, se você olhar para uma régua e precisar estimar o comprimento de um lápis, você pode ver que ele tem cerca de 10 centímetros. Isso é uma estimativa!

Imagem criada no Canva

Estimando medidas não convencionais:

Às vezes, não temos uma régua ou balança à mão, mas ainda podemos fazer estimativas inteligentes. Por exemplo, podemos usar partes do nosso corpo, como o comprimento de nossa mão, para medir algo. Se a largura da sua mão for de cerca de 8 centímetros, você pode estimar o comprimento de uma folha de papel como sendo mais ou menos o tamanho da sua mão.

Imagem criada no Canva

Outra maneira criativa de estimar é usar objetos familiares como referência. Por exemplo, você pode dizer que uma laranja é aproximadamente do tamanho de uma bola de tênis ou que um quilo de batatas é mais ou menos o mesmo peso de um pacote de leite.

Imagem criada no Canva

Por que estimar medidas é importante?

Estimar medidas é útil em muitas situações da vida cotidiana. Imagine que você está fazendo uma receita de bolo e precisa de meio litro de leite, mas só tem uma garrafa de 1 litro. Estimar permite que você saiba quanto usar sem desperdiçar. Ou, se você está fazendo uma pintura e quer saber quanto papel você precisa, pode usar estimativas para calcular.

Em resumo, estimar medidas usando unidades de medida convencionais ou não convencionais é uma habilidade importante que nos ajuda a lidar com as grandezas em nosso dia a dia. Às vezes, não precisamos de medições exatas, mas estimativas inteligentes são suficientes para nos orientar. Portanto, continue praticando suas habilidades de estimativa, pois elas serão úteis ao longo de sua vida.

Assista a videoaula a seguir:

Disponível em: Youtube Canal: Portal Conexão Escola – Videoaula 3 – Matemática – D27 Estimar a Medida de Grandezas (…)

Questão 1

Observe a figura abaixo e faça a estimativa do peso:

Imagem criada no Canva

Assinale a opção que indica o peso aproximado da maçã:

a) Maior que 1 quilo

b) Igual a 1 quilo

c) Maior que meio quilo

d) Menor que meio quilo

Questão 2

João mediu a largura da porta de sua casa usando o palmo e encontrou 10 palmos. Se cada palmo equivale a 20 centímetros, qual é a largura da porta em centímetros?

a) 100 centímetros
b) 150 centímetros
c) 200 centímetros
d) 250 centímetros

Questão 3

Imagine que você está na cozinha e quer medir a quantidade de farinha que precisa para fazer um bolo. Descreva como você faria isso utilizando uma medida convencional e uma não convencional. Dê um exemplo numérico para cada uma.

Questão 4

Na sua casa, quais objetos ou ferramentas você poderia usar para fazer medições de comprimento que não sejam as unidades de medida convencionais (como metro e centímetro)? Dê exemplos e explique como você as usaria.

Autoria:Lucyana Oliveira Borba
Formação:Pedagogia
Componente Curricular:Matemática
DescritorD6 – Estimar a medida de grandezas utilizando unidades de medida convencionais ou não.
Habilidades(EF03MA17) Reconhecer que o resultado de uma medida depende da unidade de medida utilizada. (EF03MA19) Estimar, medir e comparar comprimentos, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas mais usuais (metro, centímetro e milímetro) e diversos instrumentos de medida. (EF05MA19) Resolver e elaborar problemas envolvendo medidas das grandezas comprimento, área, massa, tempo, temperatura e capacidade, recorrendo a transformações entre as unidades mais usuais em contextos socioculturais.
Referências:BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CADERNO APRENDER SEMPRE – 3º Bimestre 2023- 5ºAno/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação.
Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cutt.ly/MOsX7AS> acessado em 26, jan. 22.