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Matemática – Matemática em texto

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC-GO Ampliado e está destinada a estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental.


MATEMÁTICA EM TEXTO

VOCÊ SABIA QUE PODEMOS ENCONTRAR MUITAS INFORMAÇÕES MATEMÁTICAS EM HISTÓRIAS, LIVROS DE AVENTURAS E ATÉ MESMO EM RECEITAS DE CULINÁRIA? VAMOS DESCOBRIR JUNTOS!

AO LER UM TEXTO, PODEMOS ENCONTRAR UMA INFINIDADE DE NÚMEROS. POR EXEMPLO, EM UMA HISTÓRIA SOBRE UMA VIAGEM DE TREM, PODEMOS DESCOBRIR QUANTAS PARADAS O TREM FEZ OU QUANTAS PESSOAS ESTAVAM A BORDO. ESSES NÚMEROS NOS AJUDAM A ENTENDER MELHOR A HISTÓRIA E NOS PERMITEM IMAGINAR AS SITUAÇÕES DESCRITAS.

IMAGEM CRIADA NO CANVA

ALÉM DISSO, PODEMOS ENCONTRAR QUANTIDADES EM DESCRIÇÕES DETALHADAS. SE ESTAMOS LENDO SOBRE UMA FESTA DE ANIVERSÁRIO, PODEMOS DESCOBRIR QUANTOS BALÕES FORAM USADOS PARA DECORAR A SALA, QUANTOS PRESENTES A PESSOA GANHOU OU QUANTAS FATIAS DE BOLO FORAM CORTADAS PARA OS CONVIDADOS.

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OUTRA MANEIRA INTERESSANTE DE ENCONTRAR NÚMEROS NOS TEXTOS É AO LER SOBRE DATAS E HORÁRIOS. SE ESTAMOS ACOMPANHANDO A JORNADA DE UM PERSONAGEM AO LONGO DE UM DIA, PODEMOS DESCOBRIR A QUE HORAS ELE ACORDOU, QUANTAS HORAS PASSARAM ATÉ O ALMOÇO E A QUE HORAS ELE FOI DORMIR.

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AGORA, VAMOS PRATICAR! PEGUE UM LIVRO, UMA REVISTA OU ATÉ MESMO UMA LISTA DE COMPRAS E VEJA SE CONSEGUE ENCONTRAR NÚMEROS E QUANTIDADES DENTRO DO TEXTO. CONTE QUANTOS OBJETOS SÃO MENCIONADOS, QUANTAS VEZES UMA AÇÃO É REPETIDA OU QUANTAS COISAS SÃO DESCRITAS EM UMA CENA. DEPOIS, COMPARTILHE SUAS DESCOBERTAS COM SEUS AMIGOS OU FAMILIARES!


LEIA ATENTAMENTE O TEXTO ABAIXO E DEPOIS RESPONDA ÀS QUESTÕES.

PERÍODO DE GESTAÇÃO DE ALGUNS ANIMAIS:

ALGUNS ANIMAIS NASCEM DE OVOS E O PERÍODO QUE ELES PASSAM CRESCENDO DENTRO DOS OVOS É CHAMADO INCUBAÇÃO. OUTROS ANIMAIS CRESCEM DENTRO DA BARRIGA DA MÃE E ESSE PERÍODO É DENOMINADO GESTAÇÃO. OS PERÍODOS DE GESTAÇÃO VARIAM DE ESPÉCIE PARA ESPÉCIE. VAMOS CONHECER O PERÍODO DE GESTAÇÃO DE ALGUNS ANIMAIS.


Questão 1

GESTAÇÃO É O PERÍODO QUE OS ANIMAIS CRESCEM DENTRO DA BARRIGA DA MÃE. OBSERVE O TEMPO DE GESTAÇÃO DA LEOA E DO GATO. EXPLIQUE QUAL DELES TEM A MAIOR DURAÇÃO.

QUESTÃO 2

IDENTIFIQUE QUAL ANIMAL TEM O TEMPO DE GESTAÇÃO IGUAL A APROXIMADAMENTE DUAS VEZES O TEMPO DE GESTAÇÃO DO COELHO.

QUESTÃO 3

A DIFERENÇA ENTRE O TEMPO DE GESTAÇÃO DO ELEFANTE E DA ÉGUA É

(A) 224 DIAS.
(B) 204 DIAS.
(C) 304 DIAS.
(D) 54 DIAS.

QUESTÃO 4

O TEMPO DE GESTAÇÃO DO SER HUMANO É DE APROXIMADAMENTE 270 DIAS. ESSE TEMPO É MAIS PRÓXIMO DO TEMPO DE GESTAÇÃO DO(A)

(A) TIGRE.
(B) LOBO.
(C) ELEFANTE.
(D) VACA.


Autoria:Lucyana Oliveira Borba
Formação:Pedagogia
Componente Curricular:MATEMÁTICA
Habilidade:(EF02MA03-A) Explorar diferentes estratégias para quantificar elementos de uma coleção de objetos: contagem um a um, formação de pares, agrupamentos e estimativas.
(EF02MA03-C) Comparar quantidades de objetos de dois conjuntos, por estimativa e/ou por correspondência, um a um, dois a dois, para indicar “tem mais”, “tem menos” ou “tem a mesma quantidade”, indicando, quando for o caso, quantos a mais e quantos a menos para tomada de decisões em situações do cotidiano.
(GO-EF01MA23) Comparar números naturais até 20 unidades em situações cotidianas, com e sem suporte da reta numérica, ordem crescente e decrescente.
(EF01MA06-C) Utilizar fatos básicos da adição e subtração para a constituição de um repertório a ser utilizado na solução de problemas.
(EF02MA06-A) Ler e interpretar problemas de adição e subtração, envolvendo números de até três ordens.
(EF02MA06-B) Resolver problemas de adição e de subtração, em situações cotidianas, envolvendo números de até três ordens, com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, utilizando estratégias pessoais ou convencionais, validando os resultados utilizando recursos tecnológicos digitais. Exemplo: um grupo de 3 objetos e outro de 8 objetos, ao se juntarem, formam outro com 11 objetos; a um grupo com 8 objetos acrescentar mais 3 objetos, assim, o grupo passa a ter 11 objetos; em um grupo com 11 objetos, separar um grupo de 8 objetos, logo, o outro grupo terá 3 objetos; de um grupo de 11 objetos, retirar 3 objetos, logo, sobra um grupo com 8 objetos.
Referências:CADERNO APRENDER SEMPRE- 2º Bimestre 2022- 2ºAno/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação. BURITI MAIS MATEMÁTICA, 2º ano, Editora Moderna, 2021.