You are currently viewing Matemática – Localização, comparação e ordenação de números

Matemática – Localização, comparação e ordenação de números

Olá, educando (a)! Esta videoaula de Matemática foi veiculada na TV no dia 01/04/2021 (Quinta-feira).
Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

A videoaula hoje abordará outras formas de decomposição de números. Também iremos descobrir os números a partir do raciocínio lógico.

Pixabay

Assista a videoaula a seguir:

Matemática | Agrupamento D | 4º Ano | Ciclo da Infância

Olá Crianças! Vimos na nossa videoaula que é possível formar diferentes números a partir de 10 algarismos. Chamamos esse processo de composição.
Além da composição, é possível decompor esses números entendendo o valor que cada algarismo tem, a depender da sua posição. 
Além dessas informações aprendemos também que em uma reta há uma sequência numérica em que é possível localizar números com base nas informações que a mesma apresenta. Além disso é possível comparar e ordenar números a partir das informações de quantidade de ordens e valor de cada algarismo posicionado.
Vamos fazer algumas atividades para praticar?

Veja os vídeos abaixo:

Comparar e ordenar números naturais:

Sistemas de numeração – Comparar e ordenar números naturais

Reta numérica:

RETA NUMÉRICA

Atividade 1

Compare os eventos históricos abaixo e diga qual aconteceu primeiro (utilize uma justificativa matemática). Em seguida responda, como você chegou a essa conclusão?

Pixabay

Atividade 2

  • Componha usando uma calculadora multiplicando pelo valor de cada ordem:

a) 4×1000 + 3×100 + 2×10 + 1×1 = 
b) 2×10000 + 5×1000+ 7×100 + 3×10 + 5×1 = 
c) 9×10000 + 1×1000 +8×100 +5×10 + 2×1 = 

  • Agora ordene esses números na ordem crescente (do menor para o maior):

Atividade 3

Uma linha do tempo é usada em história para organizar os acontecimentos históricos numa sequência crescente de acordo com o ano em que aconteceu. Uma sequência crescente é do menor número para o maior número. Aprendemos a comparar os números a partir do seu valor posicional. 

Utilizando as estratégias aprendidas em matemática, organize em uma  linha do tempo (em seu caderno ou folha) os valores abaixo e, descubra a data dos eventos históricos:

Qual evento histórico você não encontrou a data? (Indique uma data para esse evento e depois pesquise para ver se você acertou).


Habilidade estruturante 
(EF04MA01-C) Localizar, na reta numérica, números naturais do sistema de numeração decimal até 10000, explorando contagens com intervalos diferentes, em especial usando múltiplos de 100, que são úteis no desenvolvimento de procedimentos de cálculo.

(EF04MA02-B) Compor e decompor números naturais do sistema de numeração decimal até 10000, utilizando as propriedades multiplicativa e aditiva, como 15234 = 1 x 10000 + 5 x 1000 + 2 x 100 + 3 x 10 + 4, por meio de estratégias diversas, como calculadoras e materiais didáticos como o ábaco e as fichas sobrepostas.