You are currently viewing Matemática- Linguagem algébrica (produtos notáveis)

Matemática- Linguagem algébrica (produtos notáveis)

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.

Disponível em: <Matemática Fórmula Física – Imagens grátis no Pixabay> Acesso em 15 de agosto de 2022.

As equações do 2º grau e produtos notáveis são conceitos da matemática aplicados em diversas áreas do conhecimento, como física, engenharia e ciências sociais. Neste texto, abordaremos de forma detalhada esses dois temas importantes.

Equações do 2º Grau: Uma equação do 2º grau é uma equação polinomial da forma ax² + bx + c = 0, onde “a”, “b” e “c” são constantes conhecidas, e “x” é a incógnita que desejamos encontrar. O coeficiente “a” não pode ser igual a zero, pois isso resultaria em uma equação do 1º grau. A solução de uma equação do 2º grau pode ser obtida através da fórmula quadrática, que é dada por:

x = (-b ± √(b² – 4ac)) / 2a

Essa fórmula é conhecida como a fórmula de Bhaskara, em homenagem ao matemático indiano do século XII, Bhaskara Akaria. A raiz da expressão dentro da raiz quadrada, conhecida como discriminante (Δ), determina a natureza das soluções da equação.

Se Δ > 0, a equação possui duas raízes reais e distintas;

Se Δ = 0, ela possui duas raízes reais e iguais;

Se Δ < 0, não possui raízes reais, mas sim raízes complexas.

As equações do 2º grau estão presentes em problemas do cotidiano, como calcular trajetórias de objetos em lançamentos ou prever a quantidade de produtos vendidos em uma empresa.

Produtos Notáveis: Produtos notáveis são expressões algébricas que surgem com frequência em diversas situações, e são úteis para facilitar cálculos e resolver equações mais complexas. Os produtos notáveis mais comuns são:

1. Quadrado de um binômio: (a + b)² = a² + 2ab + b². Esse produto é aplicado quando precisamos elevar a soma de dois termos ao quadrado.
  2. Quadrado da diferença de dois termos: (a – b)² = a² – 2ab + b². Esse produto é útil para simplificar expressões onde a diferença de dois termos é elevada ao quadrado.
  3. Produto da soma pela diferença de dois termos: (a + b)(a – b) = a² – b². Esse produto é aplicado para simplificar expressões que possuam a diferença de dois termos multiplicada pela sua soma correspondente.
  4. Cubo de um binômio: (a + b)³ = a³ + 3a²b + 3ab² + b³. Esse produto é utilizado quando precisamos elevar a soma de dois termos ao cubo.
  5. Cubo da diferença de dois termos: (a – b)³ = a³ – 3a²b + 3ab² – b³. Esse produto é aplicado quando a diferença de dois termos é elevada ao cubo.

Esses produtos notáveis facilitam a simplificação de expressões algébricas, tornando a resolução de problemas mais ágil e eficiente. Além disso, eles também são fundamentais para o estudo de limites e derivação em cálculo, desempenhando um papel crucial na matemática avançada.

Em conclusão, as equações do 2º grau e os produtos notáveis são conceitos matemáticos essenciais que desempenham um papel significativo na resolução de problemas e na compreensão de fenômenos do mundo real. Dominar esses conceitos possibilita a aplicação eficaz da matemática em diversas áreas do conhecimento.

Assista a videoaula da professora Priscilla com essa temática.

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

Questão 1

Copie no seu caderno a tabela a seguir e complete-a com os produtos notáveis:

Imagem do arquivo pessoal.

Questão 2

Bernardo estava resolvendo uma atividade de Matemática com a seguinte sentença: (2x + 3y) 2 . O resultado que ele obteve ao resolver de forma correta foi:

(A) 2x2 + 6y + 3y2

(B) 4x2 + 12y + 6y2