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Matemática – Leitura, escrita e ordenação de números racionais em sua representação decimal

Esta proposta de atividade de Matemática com base no DC/GO – Ampliado e é destinada aos estudantes do 6° Ano do Ensino Fundamental – Anos Finais.


Disponível em: <Pagar Dígito Número – Imagens grátis no Pixabay – Pixabay> último acesso em 12 de março de 2023.

A leitura de números racionais na forma decimal é uma habilidade essencial no contexto matemático e no dia a dia. Ao compreender e dominar essa habilidade, somos capazes de interpretar e expressar quantidades racionais com precisão.

Ao ler um número racional na forma decimal, é importante compreender a relação entre as posições ocupadas pelos algarismos e os valores que eles representam. O sistema de numeração decimal é baseado em potências de 10, e cada posição à direita da vírgula possui um valor 10 vezes menor que a anterior.

Para iniciar a leitura de um número racional na forma decimal, primeiramente identificamos a parte inteira, que compreende os algarismos à esquerda da vírgula. Por exemplo, no número 123,45, a parte inteira é “123“. Em seguida, é necessário interpretar a parte decimal, que se encontra à direita da vírgula. No exemplo citado, a parte decimal é “45“.

Para ler a parte decimal, consideramos a relação entre as posições ocupadas pelos algarismos e seu valor. A primeira casa decimal representa décimos, a segunda casa representa centésimos, a terceira casa representa milésimos e assim por diante. No caso de 123,45, o “4” representa quatro décimos e o “5” representa cinco centésimos.

Ao fazer a leitura completa, combinamos a parte inteira e a parte decimal, utilizando a palavra “e” para representar a separação entre ambas. No exemplo mencionado, o número 123,45 pode ser lido como “cento e vinte e três inteiros e quarenta e cinco centésimos”.

Vejamos outro exemplo:

Vamos considerar o número racional 0,0076 e realizar sua leitura na forma decimal.

Para iniciar a leitura, identificamos a parte inteira, que neste caso é zero, pois não há algarismos à esquerda da vírgula. Em seguida, passamos para a parte decimal.

A primeira casa decimal à direita da vírgula representa décimos, a segunda casa representa centésimos e a terceira casa representa milésimos.

No número 0,0076, o “7” representa sete milésimos e o “6” representa seis décimos de milésimos.

Ao fazer a leitura completa, combinamos a parte inteira e a parte decimal, utilizando a palavra “e” para representar a separação entre ambas. Nesse caso, o número 0,0076 pode ser lido como “zero inteiros e sete milésimos e seis décimos de milésimos”.

Dominar a leitura de números racionais na forma decimal é fundamental para interpretar informações quantitativas em diferentes contextos, como nas ciências, economia, estatística e até mesmo em situações cotidianas, como lidar com dinheiro, medidas e porcentagens.

Reta numérica:

Marcar um número racional na forma decimal na reta numérica pode ser feito de forma simples e visual. Vamos considerar o número racional 0,5 como exemplo.

  1. Comece desenhando uma linha reta horizontal, que será a sua reta numérica.
  2. Marque um ponto inicial na linha e atribua a ele o valor zero.
  3. Identifique uma unidade de medida adequada para a sua reta numérica, por exemplo, 1 centímetro representa 0,1 na reta numérica.
  4. A partir do ponto zero, avance 5 unidades de medida na direção positiva da reta numérica.
  5. Marque um ponto nessa posição correspondente a 0,5.

Agora você tem o número 0,5 representado na reta numérica. Visualmente, você pode observar que ele está localizado entre o zero e o número 1, e é exatamente no meio do caminho entre esses dois pontos.

Imagem do arquivo pessoal

Ordenação de números racionais na forma decimal:

Para ordenar números racionais na forma decimal, siga os seguintes passos:

  1. Comece comparando as partes inteiras dos números. Coloque os números em ordem crescente ou decrescente com base em suas partes inteiras. Se as partes inteiras forem iguais, passe para a próxima etapa.
  2. Em seguida, compare as partes decimais dos números. Comece comparando a casa decimal mais à esquerda. Coloque os números em ordem crescente ou decrescente com base nessa casa decimal. Se as casas decimais forem iguais, passe para a próxima casa decimal. Continue comparando e ordenando as casas decimais até que todos os números estejam em ordem.
  3. Se alguns dos números tiverem casas decimais adicionais, mas outros não, considere que os números sem casas decimais são equivalentes a ter casas decimais zero. Por exemplo, 2,5 é o mesmo que 2,500.
  4. Continue comparando e ordenando as casas decimais até que todos os números estejam em ordem completa, levando em conta todas as casas decimais.
  5. Utilize os símbolos de maior que (>), menor que (<) ou igual a (=) para indicar a relação de ordem entre os números. Por exemplo, se tivermos os números 2,35; 2,56 e 2,14, podemos compará-los da seguinte forma: 2,14 < 2,35 < 2,56.
  6. Se alguns dos números tiverem casas decimais adicionais, mas outros não, considere que os números sem casas decimais são equivalentes a ter casas decimais zero. Por exemplo, 2,5 é o mesmo que 2,500.
  7. Continue comparando e ordenando as casas decimais até que todos os números estejam em ordem completa, levando em conta todas as casas decimais.
  8. Utilize os símbolos de maior que (>), menor que (<) ou igual a (=) para indicar a relação de ordem entre os números. Por exemplo, se tivermos os números 2,35; 2,56 e 2,14, podemos compará-los da seguinte forma: 2,14 < 2,35 < 2,56.

Ao ordenar números racionais na forma decimal, é importante observar tanto as partes inteiras quanto as partes decimais dos números. Essa análise cuidadosa permite que você estabeleça uma sequência precisa e correta dos números em relação às suas magnitudes decimais. Lembre-se de realizar as comparações em cada casa decimal, levando em consideração os valores numéricos presentes.

Agora que você estudou sobre leitura, escrita e ordenação de números racionais em sua representação decimal, que tal fazer uma atividade para testar seus conhecimentos?


QUESTÃO 1

Lucas está medindo a temperatura em diferentes momentos do dia e registrou as seguintes leituras: 17,3°C, 12,45°C, 18,02°C e 9,8°C. Escreva os números em ordem crescente, do menor para o maior e os represente em uma reta numérica.

QUESTÃO 2

Na fábrica de brinquedos, foram produzidos pacotes de figurinhas com as medidas de 5,25 por 7,4. A leitura correta desses números é

(A) cinco inteiros e vinte e cinco centésimos; sete inteiros e quatro décimos.

(B) cinco inteiros e vinte e cinco centésimos; sete inteiros e quarenta centésimos.

(C) cinco inteiros e vinte e cinco milésimos; sete inteiros e quatro décimos.

(D) cinco inteiros e vinte e cinco milésimos; sete inteiros e quarenta centésimos.

QUESTÃO 3

Ana está fazendo compras em uma papelaria e registrou os preços de alguns produtos: R$ 5,35; R$ 7,99; R$ 3,15 e R$ 6,50. Escreva os preços em ordem crescente, do menor para o maior, e represente-os em uma reta numérica

QUESTÃO 4

Um corredor está treinando para uma competição de corrida e cronometrou seus tempos em diferentes trechos da pista. Os tempos registrados foram: 12,75 segundos; 12,32 segundos; 12,5 segundos e 12,7 segundos. Desses tempos o menor é

(A) 12,75.

(B) 12,32.

(C) 12,5.

(D) 12,7.

Autoria:Priscilla Nascimento Dias, licenciada em matemática e pedagoga.
Componente Curricular:Matemática
Habilidades:(EF06MA02-G) Ler, escrever e ordenar números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.
ReferênciasGOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Matemática; 1° Bimestre; Goiânia, 2023. 
GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais&gt>. Acesso em 23/03/2023.