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Matemática – Leitura e interpretação de tabelas

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC-GO Ampliado e está destinada a estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.


Leitura e interpretação de tabelas

A tabela é uma estrutura que utilizamos para organizar dados, que são informações sobre determinado assunto. Esses dados podem ser do tipo qualitativo (relacionados a características e atribuições) ou quantitativo (fazendo referência a valores numéricos). 

As tabelas que possuem dados qualitativos trabalham com informações como: cor de cabelo, animal que gosta, cor dor olhos, raça etc. 

Já as tabelas que possuem dados quantitativos informam: idade, número de alunos na sala de aula, notas do boletim etc.

Existem tabelas com característica mista, ou seja, com informações qualitativas e quantitativas.

Toda tabela é formada por linha e coluna, chamamos de célula a junção de linhas e colunas. É na célula que inserimos as informações, ou seja, os dados. 

Para ler uma tabela, siga estas etapas simples:

Título e Cabeçalhos: Primeiro, observe o título da tabela, se houver, para entender sobre o que se trata. Em seguida, observe os cabeçalhos das colunas e linhas, que explicam quais informações estão sendo apresentadas.

Linhas e Colunas: Leia as informações nas linhas e colunas. Cada linha representa um item ou categoria e cada coluna mostra um aspecto específico dos dados.

Células: Cada célula contém um valor ou informação. Ao seguir uma linha, você pode obter informações relacionadas a um determinado item. Ao seguir uma coluna, você pode comparar valores semelhantes em diferentes categorias.

A interpretação de tabelas envolve entender e tirar conclusões a partir dos dados apresentados. Aqui estão algumas dicas úteis:

Comparação: Observe os números em diferentes células para fazer comparações. Isso pode ajudá-lo a descobrir tendências ou diferenças nos dados.

Padrões: Procure por padrões ou relações nos dados. Você pode perceber coisas interessantes ao analisar as informações em diferentes linhas e colunas.

Conclusões: Com base nos números e padrões, tire conclusões sobre as informações apresentadas na tabela. Essas conclusões podem ajudar a responder perguntas ou entender melhor um tópico.

Lembre-se, a leitura de tabelas é uma habilidade poderosa que nos ajuda a entender informações de maneira organizada e inteligente. Divirta-se explorando o mundo das tabelas!

Questão 1

A escola Viver Bem incentiva seus alunos a praticar atletismo e ginástica. Observe o registro que a escola fez do número de alunos praticantes dessas duas modalidades esportivas nos últimos anos.

a) Em  2014, qual modalidade tinha mais praticantes?

b) Em que ano a ginástica e o atletismo tiveram o mesmo número de praticantes?

c) Qual modalidade teve maior aumento no número de praticantes de 2014 para 2017?

d) Complete as frases a seguir de modo que se tornem afirmações verdadeiras sobre os dados da tabela:

  • De 2014 para 2017, o número de praticantes de atletismo aumentou em _________ praticantes.
  • Tanto o número de praticantes de atletismo quanto o de praticantes de ginástica sempre ___________________ de um ano para o outro.
  • Somente em 2017 o número de praticantes de ginástica se __________ ao número de praticantes de atletismo.
  • Em 2014, o número de praticantes de atletismo era ________________ do número de praticantes de ginástica.

Questão 2

No centro médico é feito um controle semestral da quantidade de consultas médicas nas diferentes especialidades. As informações sobre os atendimentos de 2018, nas especialidades de ortopedia, cardiologia e oftalmologia, estão na tabela a seguir:

a) Que especialidade teve aumento de consultas entre o 1º e o 2º semestre? E teve diminuição?

b) Que especialidade se manteve estável no número de consultas nesse período?

c) Quantas consultas foram realizadas, nessas especialidades, no ano de 2018?

d) Em qual dessas especialidades o número de médicos especialistas deve ser maior? Por quê?

e) Na sua opinião, a quantidade de médicos especialistas em ortopedia deve ser maior ou menor que a quantidade de médicos especialistas em cardiologia? Por quê?

f) Escreva três informações que possam ser feitas em relação às informações contidas nesta tabela?


Questão 3

Observe a tabela a seguir:

Qual fruta foi a mais vendida, de acordo com a tabela?

(a) Maçã
(b) Banana
(c) Laranja
(d) Uva

Questão 4

Observe a tabela a seguir:

Qual programa é transmitido na TV às quartas-feiras, das 20:00 às 21:00?

(a) Desenhos
(b) Novela
(c) Noticiário
(d) Filmes


AutoriaLucyana Oliveira Borba
FormaçãoPedagogia
Componente CurricularMatemática
Habilidade(EF04MA27-A) Ler, interpretar, analisar e resolver problemas com dados apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada, em gráficos de colunas, barras, simples ou múltiplas, linhas e pictóricos e identificar alguns dos elementos constitutivos, como título, legendas e fontes, utilizando informações do cotidiano e/ou contidas em textos jornalísticos e/ou científicos.
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CADERNO APRENDER SEMPRE – 2º Bimestre 2022- 4ºAno/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação.
Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cutt.ly/MOsX7AS> acessado em 26, jan. 22.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR. Ministério da Educação. Disponível em: <https://cutt.ly/hOsCu2n> acessado em 26, jan. 22.