You are currently viewing Matemática – Informações e dados em tabelas

Matemática – Informações e dados em tabelas

Esta atividade tem como base as Sequências Didáticas propostas pelo Programa Minha Escola é Nota 10 (MEN 10) – Goiânia, com base no DC-GO Ampliado e está destinada a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental.

Descritor 27 – Ler informações e dados apresentados em tabelas.

Informações e dados em tabelas

Criado no Canva.

O que são tabelas?

Uma tabela é uma forma organizada de apresentar informações. Ela é composta por linhas e colunas, onde cada linha representa um conjunto de dados e cada coluna representa um tipo de informação. As tabelas são úteis para comparar dados e encontrar padrões.

Elementos de uma tabela:

Título: Identifica o assunto da tabela.

Linhas: Representam conjuntos de dados ou observações.

Colunas: Mostram os diferentes tipos de informações.

Células: São os espaços onde os dados são inseridos.

Como ler uma tabela:

Identifique o título: O título geralmente fica no topo da tabela e nos dá uma ideia do que está sendo mostrado.

Leia as colunas: Cada coluna tem um cabeçalho que indica o tipo de informação que está sendo apresentada.

Examine as linhas: Cada linha contém um conjunto de dados relacionados às informações nas colunas.

Interprete as células: Dentro de cada célula, você encontrará um número ou um dado específico.

Exemplo de tabela:

Notas de Matemática e Língua Portuguesa
AlunoMatemáticaLíngua Portuguesa
Ana9,58,0
Pedro7,09,0
Sofia8,59,5
Lucas6,07,5

As tabelas são ferramentas incríveis que nos ajudam a organizar e entender informações de forma mais clara. Elas são usadas em muitos lugares, desde escolas até empresas, para tornar a leitura e interpretação de dados mais fácil e eficiente.

Lembre-se, a prática é essencial. Você pode começar criando suas próprias tabelas sobre coisas interessantes que descobrir por aí.

Assista a videoaula a seguir:

Disponível em : Youtube, Canal: Portal Conexão Escola – Videoaula 1 – Matemática – D27 Ler Informações e Dados Apresentados em Tabelas – 5º Ano

Questão 1

Considere a seguinte tabela com informações sobre alguns animais:

AnimalNúmero de pernasTipo de alimentação
Cachorro4Carnívoro
Vaca4Herbívoro
Pato2Onívoro
Cobra0Carnívoro

De acordo com a tabela, assinale a alternativa correta sobre o tipo de alimentação do pato:

a) Herbívoro

b) Onívoro

c) Carnívoro

d) Insetívoro

Questão 2

A turma do quinto ano está organizando um evento para arrecadar fundos para uma instituição de caridade. Eles decidiram vender cupcakes de diferentes sabores. Cada aluno escolheu um sabor para fazer.

Aqui estão os sabores escolhidos por quatro alunos:

AlunoSabor do cupcake
Enzochocolate
Maria Alicebaunilha
Lismorango
Davilimão

Segundo a tabela, a criança que escolheu o sabor morango foi:

a) Davi

b) Lis

c) Maria Alice

d) Enzo

Questão 3

Imagine que você é o responsável por organizar uma tabela para registrar as alturas dos alunos da sua sala. Como você nomearia as colunas e o que colocaria nas linhas para representar essa informação de forma organizada? Explique o motivo das suas escolhas.

Questão 4

Suponha que você está organizando um campeonato de jogos de tabuleiro na sua escola. Você precisa fazer uma tabela para registrar os resultados dos jogos de quatro equipes: Azul, Vermelha, Verde e Amarela. Como você estruturaria a tabela? O que você colocaria nas colunas e linhas? Faça a tabela para facilitar sua visualização:

Autoria:Lucyana Oliveira Borba
Formação:Pedagogia
Componente Curricular:Matemática
DescritorD27 – Ler informações e dados apresentados em tabelas.
Habilidades(EF05MA25) Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas, organizar dados coletados por meio de tabelas, gráficos de colunas, pictóricos e de linhas, com e em uso de tecnologias digitais, e apresentar texto escrito sobre a finalidade da pesquisa e a síntese dos resultados. (EF05MA24) Interpretar dados estatísticos apresentados em textos, tabelas e gráficos (colunas ou linhas), referentes a outras áreas do conhecimento ou a outros contextos, como saúde e trânsito, e produzir textos com o objetivo de sintetizar conclusões.
Referências:BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CADERNO APRENDER SEMPRE – 3º Bimestre 2023- 5ºAno/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação.
Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cutt.ly/MOsX7AS> acessado em 26, jan. 22.