You are currently viewing Matemática – Identificando perímetro e área de figuras

Matemática – Identificando perímetro e área de figuras

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC-GO Ampliado e está destinada a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental.

Disponível em: https://cutt.ly/mF3IlcB adaptada, acesso em 15, abr. 22.

Perímetro e área de figuras

Perímetro: A Corrida Pelo Contorno

Imaginem que uma figura geométrica é como uma trilha que precisamos percorrer. O perímetro é como a cerca que nos mantém dentro dessa trilha. Para calcular o perímetro, basta somar todos os lados da figura. Vamos usar um exemplo: o quadrado.

Suponhamos que temos um quadrado com lados de 4 unidades cada. Para encontrar o perímetro, basta somar os quatro lados: 4 + 4 + 4 + 4 = 16 unidades. Isso significa que precisaríamos de uma cerca de 16 unidades para cercar o quadrado.

Imagem criada no Canva

Área: Preenchendo Espaços

Agora, vamos pensar na área como o espaço que a figura ocupa. Imagine que estamos pintando o interior da figura. Se tivermos um retângulo com uma base de 5 unidades e uma altura de 3 unidades, isso significa que precisaríamos de 15 quadrados unitários para preencher completamente o retângulo.

Veja que interessante:

Imagem criada no Canva

Para calcular a área de um retângulo, sem precisar contar os espaços pintados, podemos fazer a seguinte operação: base x altura = 5 x 3 = 15.

Lembrem-se, explorar a matemática pode ser como resolver um quebra-cabeça divertido! Compreender o perímetro e a área das figuras vai nos ajudar a entender melhor o mundo ao nosso redor, desde plantas e casas até prédios incríveis.

Os perímetros de figuras planas indicam o valor da medida do contorno da figura. A área é a medida da superfície de uma figura plana.

Assista a videoaula a seguir:

Canal Portal Conexão Escola “Aprender Sempre – Matemática – 5º Ano – 2ºBimestre – Vídeoaula3 – Identificando Perímetro e Área de Figuras”, disponível em <https://youtu.be/4daHl6DOQII>

Questão 1

Imagine que você está construindo um jardim retangular em sua casa. O jardim precisa ser cercado por uma linda cerca para proteger suas flores e plantas. Aqui estão as dimensões do seu jardim:

• Comprimento: 8 metros
  • Largura: 5 metros

Agora, sua tarefa é calcular o perímetro da área do jardim e descobrir quanto material será necessário para construir a cerca ao redor dele. Lembre-se, o perímetro é a soma dos lados de uma figura.

Depois de calcular o perímetro, escreva um pequeno parágrafo explicando como chegou à resposta e qual é o significado prático do perímetro nesse contexto do jardim.

Questão 2

Agora imagine que você é um designer de azulejos e precisa cobrir o chão de uma sala. A sala tem a forma de um quadrado com 6 metros de lado.

Aqui está sua missão:

• Calcule a área da sala, ou seja, quantos metros quadrados de azulejos você precisa para cobrir todo o chão.
  • Pense em como a área mudaria se a sala fosse um retângulo com 6 metros de comprimento e 4 metros de largura. Calcule a nova área.
  • Escreva um pequeno parágrafo comparando as duas áreas e explicando como você encontrou as respostas.

Lembre-se, a área é como o espaço dentro de uma figura.

Questão 3

Qual é o perímetro de um quadrado com lados medindo 10 metros cada?
(A) 20 metros
(B) 30 metros