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Matemática – Identificando perímetro e área de figuras

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC-GO Ampliado e está destinada a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental.

Disponível em: https://cutt.ly/mF3IlcB adaptada, acesso em 15, abr. 22.

Perímetro e área de figuras

Perímetro: A Corrida Pelo Contorno

Imaginem que uma figura geométrica é como uma trilha que precisamos percorrer. O perímetro é como a cerca que nos mantém dentro dessa trilha. Para calcular o perímetro, basta somar todos os lados da figura. Vamos usar um exemplo: o quadrado.

Suponhamos que temos um quadrado com lados de 4 unidades cada. Para encontrar o perímetro, basta somar os quatro lados: 4 + 4 + 4 + 4 = 16 unidades. Isso significa que precisaríamos de uma cerca de 16 unidades para cercar o quadrado.

Imagem criada no Canva

Área: Preenchendo Espaços

Agora, vamos pensar na área como o espaço que a figura ocupa. Imagine que estamos pintando o interior da figura. Se tivermos um retângulo com uma base de 5 unidades e uma altura de 3 unidades, isso significa que precisaríamos de 15 quadrados unitários para preencher completamente o retângulo.

Veja que interessante:

Imagem criada no Canva

Para calcular a área de um retângulo, sem precisar contar os espaços pintados, podemos fazer a seguinte operação: base x altura = 5 x 3 = 15.

Lembrem-se, explorar a matemática pode ser como resolver um quebra-cabeça divertido! Compreender o perímetro e a área das figuras vai nos ajudar a entender melhor o mundo ao nosso redor, desde plantas e casas até prédios incríveis.

Os perímetros de figuras planas indicam o valor da medida do contorno da figura. A área é a medida da superfície de uma figura plana.

Assista a videoaula a seguir:

Canal Portal Conexão Escola “Aprender Sempre – Matemática – 5º Ano – 2ºBimestre – Vídeoaula3 – Identificando Perímetro e Área de Figuras”, disponível em <https://youtu.be/4daHl6DOQII>

Questão 1

Imagine que você está construindo um jardim retangular em sua casa. O jardim precisa ser cercado por uma linda cerca para proteger suas flores e plantas. Aqui estão as dimensões do seu jardim:

  • Comprimento: 8 metros
  • Largura: 5 metros

Agora, sua tarefa é calcular o perímetro da área do jardim e descobrir quanto material será necessário para construir a cerca ao redor dele. Lembre-se, o perímetro é a soma dos lados de uma figura.

Depois de calcular o perímetro, escreva um pequeno parágrafo explicando como chegou à resposta e qual é o significado prático do perímetro nesse contexto do jardim.

Questão 2

Agora imagine que você é um designer de azulejos e precisa cobrir o chão de uma sala. A sala tem a forma de um quadrado com 6 metros de lado.

Aqui está sua missão:

  • Calcule a área da sala, ou seja, quantos metros quadrados de azulejos você precisa para cobrir todo o chão.
  • Pense em como a área mudaria se a sala fosse um retângulo com 6 metros de comprimento e 4 metros de largura. Calcule a nova área.
  • Escreva um pequeno parágrafo comparando as duas áreas e explicando como você encontrou as respostas.

Lembre-se, a área é como o espaço dentro de uma figura.

Questão 3

Qual é o perímetro de um quadrado com lados medindo 10 metros cada?
(A) 20 metros
(B) 30 metros
(C) 40 metros
(D) 50 metros

Questão 4

Qual é a área de um retângulo com comprimento de 6 metros e largura de 8 metros?
(A) 12 metros quadrados
(B) 24 metros quadrados
(C) 30 metros quadrados
(D) 48 metros quadrados


AutoriaLucyana Oliveira Borba
FormaçãoPedagogia
Componente CurricularMatemática
Habilidades(EF05MA20) Concluir, por meio de investigações, que figuras de perímetros iguais podem ter áreas diferentes e que, também, figuras que têm a mesma área podem ter perímetros diferentes.
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 5°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 2°. Bimestre; Goiânia, 2022.
Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cutt.ly/MOsX7AS> acessado em 29, jan. 22.