You are currently viewing Matemática – Grandezas e medidas

Matemática – Grandezas e medidas

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental.

Disponível em: <https://br.freepik.com/fotos-gratis/feche-o-construtor-em-roupas-de-trabalho-laranja-e-capacete-amarelo-segurando-fita-metrica-sobre-fundo-branco_23328307.htm > Acesso em 15 de agosto de 2022.

 As unidades de medida são essenciais para padronizar e quantificar diferentes aspectos da nossa realidade. Elas são utilizadas em diversas áreas, desde a ciência e a engenharia até o cotidiano, facilitando a comunicação e a compreensão de grandezas. Vamos explorar algumas das principais unidades de medida de comprimento, capacidade, tempo e volume.

Unidades de medida de comprimento:

No sistema internacional (SI), a unidade padrão é o metro (m). Ele é utilizado para medir distâncias lineares e é subdividido em unidades menores, como o centímetro (cm) e o milímetro (mm). Para medidas maiores, temos o quilômetro (km). Em alguns contextos, especialmente nos Estados Unidos, é comum utilizar o sistema imperial, onde polegadas (inches), pés (feet) e milhas (miles) são as unidades predominantes.

Unidades de medida de capacidade:

No que diz respeito à capacidade, o litro (L) é a unidade fundamental no SI. Ele é utilizado para medir volumes de líquidos e é comum em embalagens de produtos como refrigerantes e leite. Submúltiplos do litro incluem o mililitro (mL). Em algumas situações, especialmente nos Estados Unidos, as medidas de capacidade podem ser expressas em galões (gallons) e onças fluidas (fluid ounces).

Unidades de medida de tempo:

No contexto temporal, o segundo (s) é a unidade básica de medida no SI. É usado para quantificar intervalos de tempo, desde frações de segundo até períodos mais longos. Minutos (min) e horas (h) são unidades derivadas, sendo 1 minuto igual a 60 segundos e 1 hora igual a 60 minutos. Dias, semanas, meses e anos são utilizados para medir intervalos de tempo mais longos.

Unidades de medida de volume:

Quanto às unidades de medida de volume, estas são frequentemente confundidas com as de capacidade, mas têm aplicações diferentes. Enquanto a capacidade se refere à quantidade de líquido que um recipiente pode conter, o volume é uma medida tridimensional do espaço ocupado por um objeto. As unidades de volume no SI incluem o metro cúbico (m³) e o litro (L), sendo o mililitro (mL) um submúltiplo comum.

Em resumo, as unidades de medida de comprimento, capacidade, tempo e volume são ferramentas fundamentais para a compreensão e comunicação de diferentes grandezas. A padronização proporcionada pelo sistema internacional facilita a colaboração global em ciência, comércio e outros campos. É importante compreender essas unidades e saber convertê-las quando necessário, garantindo uma comunicação precisa e eficiente em diversas situações do dia a dia.

Assista a videoaula abaixo da professora Priscilla com essa temática.

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

Questão 1

Por que você acha que é importante padronizar as unidades de medida de cada grandeza?

Questão 2

Um curso profissionalizante começa às 19:00, tem quatro aulas com duração de 45 minutos e um intervalo de 15 minutos entre a segunda e a quarta aula. Qual é o horário final dessas aulas?

(A) O horário final das aulas é 22:15.

(B) O horário final das aulas é 21:30.

(C) O horário final das aulas é 22:00.

(D) O horário final das aulas é 21:45.

Questão 3

Uma caixa d’água com capacidade para 1000 dm3 estava com um quarto de água. Quantos litros faltam para que ela fique cheia novamente?

Questão 4

Janaína comprou duas garrafas de 1,5 ℓ de suco de uva e uma garrafa de 2 ℓ de suco de laranja para servir a alguns convidados. Quantos copos de 250 mℓ de suco ela poderá servir?

(A) Janaína poderá servir 12 copos de suco.

(B) Janaína poderá servir 15 copos de suco.

(C) Janaína poderá servir 10 copos de suco.

(D) Janaína poderá servir 14 copos de suco.

Autoria:Priscilla Nascimento Dias, licenciada em matemática e pedagoga.
Componente Curricular:Matemática
Habilidades:(EF06MA24) Resolver e elaborar situaçõesproblema que envolvam as grandezas
comprimento, massa, tempo, temperatura, área (triângulos e retângulos), capacidade e volume (sólidos formados por blocos retangulares), sem uso de fórmulas, inseridos, sempre que possível, em contextos oriundos de situações reais e/ou relacionadas às outras áreas do conhecimento.
(EF07MA30) Resolver e elaborar situaçõesproblemas de cálculo de medida do volume de
blocos retangulares, envolvendo as unidades usuais (metro cúbico, decímetro cúbico e
centímetro cúbico).