You are currently viewing Matemática – Grandezas e medidas

Matemática – Grandezas e medidas

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC-GO Ampliado e está destinada a estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental.


GRANDEZAS E MEDIDAS

VOCÊS JÁ PARARAM PARA PENSAR EM COMO MEDIMOS O TEMPO, A DISTÂNCIA, O PESO E MUITAS OUTRAS COISAS NO NOSSO DIA A DIA? VAMOS DESCOBRIR JUNTOS!

O QUE SÃO GRANDEZAS?

GRANDEZAS SÃO CARACTERÍSTICAS MENSURÁVEIS DE OBJETOS, SERES OU FENÔMENOS. OU SEJA, SÃO COISAS QUE PODEMOS MEDIR. POR EXEMPLO, O COMPRIMENTO DE UMA RÉGUA, A ALTURA DE UMA PESSOA, A TEMPERATURA DE UM DIA OU A QUANTIDADE DE ÁGUA EM UM COPO SÃO TODAS GRANDEZAS.

PARA MEDIR GRANDEZAS, UTILIZAMOS UNIDADES DE MEDIDA. ELAS SÃO AS “RÉGUAS” DO NOSSO MUNDO, NOS AJUDANDO A ENTENDER E COMPARAR DIFERENTES QUANTIDADES. VAMOS VER ALGUNS EXEMPLOS?

COMPRIMENTO: QUANDO QUEREMOS MEDIR ALGO LONGO, COMO A SALA DE AULA, USAMOS METROS (M) OU CENTÍMETROS (CM).

IMAGEM CRIADA NO CANVA

PESO: PARA MEDIR O QUANTO ALGO PESA, USAMOS UNIDADES COMO GRAMAS (G) OU QUILOGRAMAS (KG). O INSTRUMENTO QUE USAMOS PARA ENCONTRAR O PESO É A BALANÇA.

IMAGEM CRIADA NO CANVA

TEMPO: MEDIMOS O TEMPO EM HORAS, MINUTOS E SEGUNDOS. POR EXEMPLO, A AULA DE MATEMÁTICA PODE DURAR UMA HORA, QUE É DIVIDIDA EM 60 MINUTOS, E CADA MINUTO TEM 60 SEGUNDOS.

IMAGEM CRIADA NO CANVA

CAPACIDADE: QUANDO FALAMOS DA QUANTIDADE DE LÍQUIDO QUE CABE EM UM COPO, UTILIZAMOS UNIDADES COMO LITROS (L) OU MILILITROS (ML). O SUCO DE FRUTA PODE SER MEDIDO EM MILILITROS.

IMAGEM CRIADA NO CANVA

VOCÊS JÁ PENSARAM COMO SERIA DIFÍCIL SE NÃO TIVÉSSEMOS MEDIDAS? IMAGINEM TENTAR COZINHAR SEM SABER AS QUANTIDADES DOS INGREDIENTES, OU CONSTRUIR UMA CASA SEM MEDIR OS MATERIAIS. AS MEDIDAS SÃO UMA LINGUAGEM QUE NOS AJUDA A ENTENDER E COMUNICAR AS QUANTIDADES DE TUDO AO NOSSO REDOR.

GRANDEZAS E MEDIDAS ESTÃO POR TODA PARTE, E AGORA VOCÊS QUAIS FERRAMENTAS USAR PARA EXPLORAR E COMPREENDER ESSE UNIVERSO FASCINANTE. DIVIRTAM-SE EXPLORANDO O MUNDO DAS QUANTIDADES!


Questão 1

OBSERVE A IMAGEM A SEGUIR:

Disponível em: https://cutt.ly/w0zTAVD adaptado, acesso em 14, abr. 22.

O RELÓGIO NA PAREDE DO SUPERMERCADO MARCA

(A) 11 HORAS

(B) 09 HORAS E 55 MINUTOS

(C) 11 HORAS E 45 MINUTOS

(D) 09 HORAS

Questão 2

VEJA OS VALORES DO SUCO DE VARIADOS SABORES DESCRITOS NA TABELA ABAIXO. JÚLIA QUER COMPRAR 5 LITROS DE SUCO. ESCOLHENDO A FORMA MAIS BARATA, ELA VAI GASTAR

(A) 31 REAIS

(B) 51 REAIS

(C) 49 REAIS

(D) 55 REAIS

Questão 3

OBSERVE OS RELÓGIOS:

Disponível em: https://cutt.ly/d0zYkiE adaptado, acesso em 14, abr. 22.

O PONTEIRO MENOR APONTA PARA O 9 E O PONTEIRO MAIOR APONTA PARA O 2. SÃO 9 HORAS E 10 MINUTOS.

Disponível em: https://cutt.ly/C0zUEQ5 adaptado, acesso em 14, abr. 22.

O PONTEIRO MENOR APONTA PARA O 1 E O PONTEIRO MAIOR APONTA PARA O 12. ESSE RELÓGIO ESTÁ MARCANDO 1 HORA.

ESCREVA A HORA QUE CADA RELÓGIO MARCA:

Imagens disponíveis no site: https://br.freepik.com/

Questão 4

DANIEL ANALISOU A VAZÃO DE UMA TORNEIRA E DESCOBRIU QUE ELA ABERTA DESPEJA, EM UM BALDE, 1 LITRO DE ÁGUA A CADA 15 SEGUNDOS. AO SE PASSAR 1 MINUTO, O BALDE TERÁ QUE QUANTIDADE DE ÁGUA? EFETUE OS CÁLCULOS E EXPLIQUE SUA RESPOSTA.


Autoria:Lucyana Oliveira Borba
Formação:Pedagogia
Componente Curricular:Matemática
Habilidade:(EF03MA22-A) Identificar semelhanças e diferenças entre relógios digital e analógico.
(EF03MA22-C) Reconhecer as relações entre os intervalos de tempo e as frações. Exemplo: intervalo de 30 minutos = metade de uma hora; intervalo de 20 minutos = um terço de uma hora; intervalo de 15 minutos = um quarto de uma hora.
(EF03MA23-B) Reconhecer a relação entre hora e minutos e entre minuto e segundos: 1h = 60 min, 1min = 60s, um dia = 24h. Exemplo: confecção de relógio analógico.
(EF03MA19-A) Estimar, medir o comprimento de objetos diversos e identificar quantas vezes a unidade de medida cabe no que está sendo medido, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas mais usuais, como metro, centímetro e milímetro, e diversos instrumentos de medida.
(EF03MA19-B) Comparar comprimentos diversos, escolhendo uma unidade e expressando a medição numericamente com a identificação da unidade, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas mais usuais, como metro, centímetro e milímetro, e diversos instrumentos de medida.
Referências:CADERNO APRENDER SEMPRE- 2º Bimestre 2022- 3ºAno/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação. BURITI MAIS MATEMÁTICA, 3º ano, Editora Moderna, 2021.