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Matemática – Grandezas e medidas

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental.

Medir é uma atividade essencial no cotidiano. Desde a antiguidade, o ser humano desenvolveu formas de mensurar diferentes grandezas para organizar a vida em sociedade, como distâncias, duração de eventos e quantidades de líquidos. Vamos explorar as medidas de comprimento, tempo, capacidade e volume, seus usos e sua importância.

Imagem canva.com/relôgio_calendário_trena

As medidas de comprimento permitem determinar o tamanho ou a distância entre duas cidades. 

Imagem do canva.com/cidade_estrada

A unidade padrão no Sistema Internacional (SI) é o metro (m), com múltiplos e submúltiplos, como quilômetros (km) e centímetros (cm).

As relações entre essas medidas:

  • 1 km equivale a 1000 m
  • 1 m equivale a 100 cm

Exemplo de Aplicação
Ao planejar a construção de uma casa, é preciso medir o terreno, as paredes e os espaços para garantir que tudo esteja nas proporções corretas. Por exemplo, uma sala de 5 metros de comprimento por 4 metros de largura terá uma área de 20 metros quadrados.

As medidas de tempo são utilizadas para organizar a sequência de eventos e definir a duração de atividades.

Imagem do canva.com/calendário

As unidades mais comuns são segundos (s), minutos (min), horas (h), dias, meses e anos.

Relações entre essas medidas:

  • 1 h equivale a 60 min.                       1 dia tem 24 h
  • 1 min equivale a 60 seg.                    1 mês têm 28, 29, 30 ou 31 dias.
  • 1 h equivale a 3600 seg.                    1 ano tem 365 ou 366 dias.

Exemplo de Aplicação
Um atleta que corre 5 km em 30 minutos tem seu desempenho calculado pela relação entre distância e tempo, o que ajuda a monitorar seu progresso e definir metas futuras.

A capacidade indica a quantidade de líquido que um recipiente pode conter. 

Imagem do canva.com/copo_água

A unidade padrão no SI é o litro (ℓ), com submúltiplos como mililitros (mℓ)

Relação entre essas medidas:

  • 1 litro possui 1000 ml.

Exemplo de Aplicação
Na cozinha, medir líquidos é fundamental para preparar receitas com precisão. Por exemplo, para fazer um bolo, pode ser necessário adicionar 200 mℓ de leite e 50 mℓ de óleo.

O volume mede o espaço ocupado por um objeto. 

Imagem do canva.com/caixas

No SI, a unidade padrão é o metro cúbico (m³), mas outras unidades como centímetros cúbicos (cm³) também são usadas, especialmente em recipientes menores.

Relação entre essas medidas:

  • 1 m3  possui 1000 litros
  • 1 litro possui 1000 mililitros.
  • 1 cm3 possui 1 mililitro.

Exemplo de Aplicação
Uma caixa d’água com volume de 1000 litros (1 m³) é suficiente para abastecer uma casa pequena por alguns dias, dependendo do consumo diário.

O domínio das diferentes medidas é essencial para resolver problemas práticos e realizar tarefas do dia a dia. Saber medir comprimentos, tempos, capacidades e volumes ajuda a planejar atividades, economizar recursos e tomar decisões informadas. Esse conhecimento não só facilita a vida cotidiana, mas também amplia a compreensão do mundo ao nosso redor.

Assista a vídeo aula sobre Grandezas e Medidas coma Professora Priscila Nascimento.

Por que você acha que é importante padronizar as unidades de medida de cada grandeza?

Um curso profissionalizante começa às 19:00, tem quatro aulas com duração de 45 minutos e um intervalo de 15 minutos entre a segunda e a quarta aula. Qual é o horário final dessas aulas?

Uma caixa d’água com capacidade para 1000 dm³ estava com um quarto de água. A quantidade de litros que faltam para que ela fique cheia novamente é

(A) 750 litros.

(B) 500 litros.

(C) 250 litros.

(D) 1000 litros.

Janaína comprou duas garrafas de 1,5 ℓ de suco de uva e uma garrafa de 2 ℓ de suco de laranja para servir a alguns convidados. O número de copos de 250 mℓ de suco que ela poderá servir é

(A) 20 copos.

(B) 24 copos.

(C) 28 copos.

(D) 30 copos.


Autoria:Priscilla Nascimento Dias, licenciada em matemática e pedagoga.
Componente Curricular:Matemática
Habilidades:(EF06MA24) Resolver e elaborar situaçõesproblema que envolvam as grandezas comprimento, massa, tempo, temperatura, área (triângulos e retângulos), capacidade e volume (sólidos formados por blocos retangulares), sem uso de fórmulas, inseridos, sempre que possível, em contextos oriundos de situações reais e/ou relacionadas às outras áreas do conhecimento.
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