Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental.
Introdução
Medir é uma atividade essencial no cotidiano. Desde a antiguidade, o ser humano desenvolveu formas de mensurar diferentes grandezas para organizar a vida em sociedade, como distâncias, duração de eventos e quantidades de líquidos. Vamos explorar as medidas de comprimento, tempo, capacidade e volume, seus usos e sua importância.
Medidas de Comprimento
As medidas de comprimento permitem determinar o tamanho ou a distância entre duas cidades.
Imagem do canva.com/cidade_estrada
A unidade padrão no Sistema Internacional (SI) é o metro (m), com múltiplos e submúltiplos, como quilômetros (km) e centímetros (cm).
As relações entre essas medidas:
- 1 km equivale a 1000 m
- 1 m equivale a 100 cm
Exemplo de Aplicação
Ao planejar a construção de uma casa, é preciso medir o terreno, as paredes e os espaços para garantir que tudo esteja nas proporções corretas. Por exemplo, uma sala de 5 metros de comprimento por 4 metros de largura terá uma área de 20 metros quadrados.
Medidas de Tempo
As medidas de tempo são utilizadas para organizar a sequência de eventos e definir a duração de atividades.
Imagem do canva.com/calendário
As unidades mais comuns são segundos (s), minutos (min), horas (h), dias, meses e anos.
Relações entre essas medidas:
- 1 h equivale a 60 min. 1 dia tem 24 h
- 1 min equivale a 60 seg. 1 mês têm 28, 29, 30 ou 31 dias.
- 1 h equivale a 3600 seg. 1 ano tem 365 ou 366 dias.
Exemplo de Aplicação
Um atleta que corre 5 km em 30 minutos tem seu desempenho calculado pela relação entre distância e tempo, o que ajuda a monitorar seu progresso e definir metas futuras.
Medidas de Capacidade
A capacidade indica a quantidade de líquido que um recipiente pode conter.
Imagem do canva.com/copo_água
A unidade padrão no SI é o litro (ℓ), com submúltiplos como mililitros (mℓ)
Relação entre essas medidas:
- 1 litro possui 1000 ml.
Exemplo de Aplicação
Na cozinha, medir líquidos é fundamental para preparar receitas com precisão. Por exemplo, para fazer um bolo, pode ser necessário adicionar 200 mℓ de leite e 50 mℓ de óleo.
Medidas de Volume
O volume mede o espaço ocupado por um objeto.
Imagem do canva.com/caixas
No SI, a unidade padrão é o metro cúbico (m³), mas outras unidades como centímetros cúbicos (cm³) também são usadas, especialmente em recipientes menores.
Relação entre essas medidas:
- 1 m3 possui 1000 litros
- 1 litro possui 1000 mililitros.
- 1 cm3 possui 1 mililitro.
Exemplo de Aplicação
Uma caixa d’água com volume de 1000 litros (1 m³) é suficiente para abastecer uma casa pequena por alguns dias, dependendo do consumo diário.
Conclusão
O domínio das diferentes medidas é essencial para resolver problemas práticos e realizar tarefas do dia a dia. Saber medir comprimentos, tempos, capacidades e volumes ajuda a planejar atividades, economizar recursos e tomar decisões informadas. Esse conhecimento não só facilita a vida cotidiana, mas também amplia a compreensão do mundo ao nosso redor.
Assista a vídeo aula sobre Grandezas e Medidas coma Professora Priscila Nascimento.
QUESTÃO 01
Por que você acha que é importante padronizar as unidades de medida de cada grandeza?
QUESTÃO 02
Um curso profissionalizante começa às 19:00, tem quatro aulas com duração de 45 minutos e um intervalo de 15 minutos entre a segunda e a quarta aula. Qual é o horário final dessas aulas?
QUESTÃO O3
Uma caixa d’água com capacidade para 1000 dm³ estava com um quarto de água. A quantidade de litros que faltam para que ela fique cheia novamente é
(A) 750 litros.
(B) 500 litros.
(C) 250 litros.
(D) 1000 litros.
QUESTÃO 04
Janaína comprou duas garrafas de 1,5 ℓ de suco de uva e uma garrafa de 2 ℓ de suco de laranja para servir a alguns convidados. O número de copos de 250 mℓ de suco que ela poderá servir é
(A) 20 copos.
(B) 24 copos.
(C) 28 copos.
(D) 30 copos.
Autoria: | Priscilla Nascimento Dias, licenciada em matemática e pedagoga. |
Componente Curricular: | Matemática |
Habilidades: | (EF06MA24) Resolver e elaborar situaçõesproblema que envolvam as grandezas comprimento, massa, tempo, temperatura, área (triângulos e retângulos), capacidade e volume (sólidos formados por blocos retangulares), sem uso de fórmulas, inseridos, sempre que possível, em contextos oriundos de situações reais e/ou relacionadas às outras áreas do conhecimento. . |