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Matemática – Grandezas diretamente e inversamente proporcionais

Esta atividade de Matemática tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental.

Disponível em: <augmented-reality-4497342__340.jpg (509×340) (pixabay.com)> Acesso em 25 de agosto de 2022.

Chamamos de grandeza tudo o que podemos medir: comprimento, capacidade, tempo, massa, entre outros. As grandezas se relacionam entre si, e se existe proporcionalidade entre elas, podemos dizer que são diretamente proporcionais ou indiretamente proporcionais.

A capacidade de ler, interpretar e resolver problemas que envolvem variação de proporcionalidade direta entre duas grandezas é fundamental em diversas situações do cotidiano. Esse conceito matemático é amplamente aplicado em contextos como associar a quantidade de um produto ao valor a pagar, ajustar as quantidades de ingredientes em receitas, e até mesmo ampliar ou reduzir escalas em mapas.

No universo das compras, por exemplo, a compreensão da proporcionalidade direta é essencial. Ao analisarmos a relação entre a quantidade de um produto e seu preço, podemos tomar decisões informadas durante as compras. Isso implica entender que, mantendo-se a proporcionalidade direta, se dobrarmos a quantidade de um produto, o valor a ser pago também dobrará. Essa habilidade não apenas otimiza o processo de compra, mas também contribui para o desenvolvimento de uma consciência financeira mais sólida.

A aplicação desse conceito se estende para além do universo do consumo. Ao lidarmos com receitas culinárias, a variação de proporcionalidade direta se manifesta ao ajustarmos as quantidades de ingredientes. Se, por exemplo, desejamos preparar uma quantidade maior de um prato, é necessário compreender como os ingredientes interagem proporcionalmente. Isso garante que a qualidade do resultado final seja mantida.

Além disso, a variação de proporcionalidade direta é importante na interpretação e manipulação de dados geográficos, como mapas. Ampliar ou reduzir escalas em mapas exige uma compreensão profunda da relação direta entre as dimensões do mapa e a realidade representada. Ao alterar a escala, é possível visualizar detalhes mais minuciosos ou obter uma visão mais abrangente, dependendo do propósito da análise.

Essa habilidade matemática também se mostra valiosa em contextos educacionais e profissionais. Profissionais que lidam com gráficos e representações visuais de dados frequentemente usam a proporcionalidade direta para interpretar e comunicar informações de maneira eficaz. Em contextos acadêmicos, estudantes que dominam esse conceito têm uma base sólida para abordar problemas mais complexos em disciplinas como física, economia e estatística.

A resolução de problemas que envolvem variação de proporcionalidade direta requer não apenas habilidades matemáticas, mas também pensamento analítico e adaptabilidade. Cada situação pode apresentar nuances únicas, exigindo uma abordagem flexível para aplicar os princípios matemáticos de maneira eficaz.

Grandezas diretamente proporcionais:

Quando duas grandezas são diretamente proporcionais, significa que elas variam na mesma direção. Se uma aumenta, a outra também aumenta na mesma proporção, e se uma diminui, a outra também diminui na mesma proporção. É como se elas “caminhassem juntas”. Por exemplo, se você está comprando balas, e a quantidade de balas que você leva aumenta, o valor total que você paga também aumenta. Se a quantidade de balas diminui, o valor total diminui.

Grandezas Inversamente Proporcionais:

Quando duas grandezas são inversamente proporcionais, significa que elas variam em direções opostas. Se uma aumenta, a outra diminui, e vice-versa. É como se uma “compensasse” a outra. Por exemplo, imagine que você está enchendo um balde com água usando uma mangueira. Se você abre mais a mangueira, o tempo que leva para encher o balde diminui. Se você fecha um pouco a mangueira, o tempo aumenta.

Exemplo de Atividade: Suponha que você está fazendo pipoca e a receita pede 100 gramas de milho para 4 porções. Se a quantidade de milho e o número de porções são diretamente proporcionais, significa que se você quiser fazer 8 porções, precisará de mais milho, nesse caso, o dobro. Isso acontece porque, ao dobrar o número de porções, você também precisa dobrar a quantidade de milho.

Em suma, a capacidade de ler, interpretar e resolver problemas que envolvem variação de proporcionalidade direta é uma habilidade valiosa e versátil. Desde decisões financeiras até atividades culinárias e análise geográfica, essa competência é essencial para navegar eficientemente nas demandas do mundo contemporâneo, onde a matemática desempenha um papel fundamental em diversas esferas da vida.

Assista a videoaula da professora Priscilla com essa temática

Vamos responder algumas questões

Questão 1

Uma planta baixa foi construída na escala de 1:50. Um cômodo foi desenhado com 4 cm de largura por 5 cm de comprimento. Quais são as medidas reais desse cômodo? Outro cômodo nessa planta mede 4 cm de largura por 4 cm de comprimento. Quais são as medidas reais desse cômodo?

(A) O cômodo com 4 cm de largura por 5 cm de comprimento possui medidas reais de 200 cm de largura por 250 cm de comprimento.

(B) O cômodo com 4 cm de largura por 5 cm de comprimento possui medidas reais de 8 cm de largura por 10 cm de comprimento.

(C) O cômodo com 4 cm de largura por 5 cm de comprimento possui medidas reais de 200 cm de largura por 200 cm de comprimento.

(D) O cômodo com 4 cm de largura por 5 cm de comprimento possui medidas reais de 2 cm de largura por 2,5 cm de comprimento.

Questão 2

O rótulo de um produto de limpeza recomenda a diluição de 30 mL em 1 litro de água. Qual a razão entre essas grandezas?

(A) 3:100

(B) 1:30

(C) 1:3

(D) 3:1

Questão 3

Imagine que um carro faz um percurso em 40 minutos numa velocidade de 100 km/h. Responda:

  1. Quais são as grandezas envolvidas nessa situação?
  2. Essas grandezas são diretamente ou inversamente proporcionais? Justifique sua resposta.
  3. Se a velocidade fosse de apenas 50 km/h, o mesmo percurso seria feito em quantos minutos?

Questão 4

Uma fábrica com 10 operários trabalhando produz 300 produtos por dia. Responda:

  1. Quais são as grandezas envolvidas nessa situação?
  2. Essas grandezas são diretamente ou inversamente proporcionais? Justifique sua resposta.
  3. Se nessa fábrica estiverem 20 operários trabalhando, quantos produtos seriam produzidos?

Autoria:Priscilla Nascimento Dias, licenciada em matemática e pedagoga.
Componente Curricular:Matemática
Habilidades:(EF05MA12-A) Ler, interpretar e resolver problemas que envolvam variação de proporcionalidade direta entre duas grandezas, para associar a quantidade de um produto ao valor a pagar, alterar as quantidades de ingredientes de receitas, ampliar ou reduzir escala em mapas, entre outros.
(EF05MA12-B) Elaborar problemas em contextos familiares que envolvam variação de proporcionalidade direta entre duas grandezas, para associar a quantidade de um produto ao valor a pagar, alterar as quantidades de ingredientes de receitas, ampliar ou reduzir escala em mapas, entre outros.