You are currently viewing Matemática- Função de 1º e de 2º grau

Matemática- Função de 1º e de 2º grau

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.

A função é uma relação entre dois conjuntos na qual há uma correspondência entre elementos de um conjunto A com elementos de um conjunto B. Para que essa relação entre o conjunto A e B seja uma função, cada elemento do conjunto A precisa ter um único correspondente no conjunto B.

Assista a videoaula da professora Priscilla com essa temática.


VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

Disponível em: <Escola Estudo Aprender – Foto gratuita no Pixabay > Acesso em 30 de agosto de 2022

Questão 1

Um estacionamento cobra R$5,00 pela hora inicial e 3 reais por cada hora adicional.

  1. Qual o valor a ser pago por alguém que deixou o carro por 2 horas?
  2. E por alguém que deixou o carro por 3 horas?
  3. Represente o valor a ser pago usando uma função.
  4. Faça a representação gráfica dessa função.

Questão 2

Seja a função y = f(x) = x² – 4x + 3 complete a tabela e depois faça a representação gráfica.

xy = x² – 4x + 3 y

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-matematica-9o-ano/

Componente Curricular:Matemática
Habilidades:((EF07MA17-A) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas que envolvam variação de proporcionalidade direta e de proporcionalidade inversa entre duas grandezas, para calcular a quantidade de um produto ao valor a pagar, alterar as quantidades de ingredientes de receitas, ampliar ou reduzir escala em mapas, entre outros.
(EF07MA17-B) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas que envolvam variação de proporcionalidade direta e de proporcionalidade inversa entre duas grandezas, utilizando sentença algébrica para expressar a relação entre elas.
(EF08MA13) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas que envolvam grandezas diretamente ou inversamente proporcionais, por meio de estratégias variadas