You are currently viewing Matemática – Frações e medidas de massa

Matemática – Frações e medidas de massa

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC-GO ampliado e está destinada a estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.

Frações e medidas de massa

Fração é a representação matemática das partes de determinada quantidade que foi dividida em pedaços ou fragmentos iguais. As frações são úteis em várias situações, principalmente para representar algo que não conseguimos apresentar através de números naturais.

Imagem criada no Canva

Imagine que temos um bolo delicioso para compartilhar com nossos amigos. Às vezes, não queremos comer o bolo inteiro de uma vez, certo? Então, dividimos o bolo em pedaços, chamados de frações. Frações nos ajudam a compartilhar coisas de forma justa e entender partes menores de algo inteiro.

Vamos pegar um bolo e dividir em seis partes iguais. Cada parte é uma fração chamada de um sexto (1/6) do bolo. Se pegarmos três dessas partes, teremos metade (½ ou 3/6) do bolo. E se pegarmos todas as seis partes, teremos o bolo inteiro.

Agora, vamos falar sobre medir massas. As medidas de massa surgem para auxiliar a pesagem de objetos no dia a dia. Massa é o quanto algo pesa. Usamos uma ferramenta chamada balança para medir massas. A unidade mais comum que usamos é o “grama” (g).

Imagem criada no Canva

Quando você coloca um objeto na balança, ela mostra quantos gramas o objeto pesa. Por exemplo, uma maçã pode pesar cerca de 150 gramas. Isso significa que a maçã tem massa igual a 150 gramas.

Imagem criada no Canva

Às vezes, quando temos coisas mais pesadas, usamos uma unidade maior chamada “quilograma” (kg). Um quilograma é igual a mil gramas. Por exemplo, uma melancia pode pesar 5 quilogramas, o que é o mesmo que 5000 gramas.

Imagem criada no Canva

Então, quando medimos as massas, usamos gramas para coisas mais leves, como frutas, e quilogramas para coisas mais pesadas, como sacos de farinha.

Agora vocês sabem como dividir coisas em frações e como medir massas usando gramas e quilogramas. Isso será muito útil quando vocês crescerem e começarem a cozinhar ou fazer atividades que envolvam compartilhar coisas e medir peso. Divirtam-se aprendendo e explorando o mundo das frações e das massas!

Assista a videoaula abaixo:

Canal Portal Conexão Escola “Aprender Sempre – Matemática – 4º Ano – 2ºBim – Videoaula 2 – Dividindo Em Frações e Medindo a Massa.” Disponível em: <https://youtu.be/QM1bFl0LnPY>. Acesso em: 26 Abr. 2022.

Questão 01

Observe as imagens abaixo e escreva as frações representadas pela parte colorida:

Questão 02

Para fazer uma receita mamãe comprou 3 kg de carne, 4 kg de batata e 6 kg de arroz. Qual o total de massa dos alimentos desta receita?

Questão 03

João cortou uma laranja em 6 pedaços e comeu 4 deles. Que fração da laranja João comeu?
(a) 2/6
(b) 4/6